TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNÇÃO: TÉCNICO DE ENFERMÁGEM ORGANIZAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO

Por:   •  18/4/2016  •  Artigo  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  1.016 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO

POSTO DE TRABALHO

Data:

ÁREA: CENTRO CIRURGICO

FUNÇÃO: TÉCNICO DE ENFERMÁGEM

ORGANIZAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO

com área total construída de aproximadamente 5.000 m2.

Edifício possui subsolo, térreo e 04 andares. O solariun é destinado ao descanso dos pacientes locali-zado na cobertura do prédio. Garagem está situada no subsolo, com 200 m2 de área; forro em laje de concreto; pé-direito de 3 metros; piso de concreto usinado desempenado.

O sistema de ar condicionado dos centros cirúrgicos, possue fluxo chamado laminar, que permite a troca e filtragem do ar em tempo integral. O revestimento usado como piso na UTI e na Unidade de Internação, uma manta vinílica lavável e totalmente impermeável, é bactéreo-estática, e no piso do centro cirúrgico, granilite condutivo, com malha de aterramento de cobre, que não deixa acumular energia.

Centro Cirúrgico:

Salas cirúrgicas: Contem 04 salas com 48 m2 de área; forro de concreto; com acabamento em gesso; pé-direito de 03 metros; piso revestido com material vinílico. Ambiente climatizado.

Área de recuperação: permanência de pacientes em fase de pós-anestésico. Conta com 02 leitos.

ANÁLISE ERGONÔMICA

• Trabalho com 36 horas semanais, de segunda a sábado, com 1 hora de almoço, sendo que no

• Ciclo de trabalho: pode variar acordo com tipo de cirurgia e sua carga horária (média 3h cada cirurgia – sendo no mínimo 1 por dia. Lembrando que a atividade de empapelamento é dinâmica e com movimentos variados. O empapelamento de cada carro leva em média vinte minutos sendo realizado por quatro pessoas, é feito em média quinze carros por dia, alternando de acordo com a demanda de produção.

• Análise visual da atividade observa ritmo de trabalho razoável e ditado pelo colaborador, a intensidade do esforço caracteriza-se leve, não há carregamento de peso e os movimentos são variados.

METODOLOGIA UTILIZADA:

O método de Hudson Couto é composto por Checklist, esses questionários abordam as análises das condições dos trabalhadores e dos postos de trabalho, e tem como objetivo combater e corrigir as possíveis ocorrências de LER/DORT (Lesões por esforço repetitivo/ Distúrbios Osteo Musculares Re-lacionados ao Trabalho).

Checklist de Couto é uma avaliação simplificada do fator biomecânico, no risco para os dis-túrbios musculoesqueléticos de membros superiores relacionados ao trabalho.

São abordados com perguntas que tem a resposta negativa ou positiva, gerando uma variação de “0” e “1” respectivamente, podendo esses valores se inverterem de acordo com a abordagem do questionamento.

• Fotos:

PPRA – Programa de Riscos Ambientais

3 CENTRO CIRURGICO

Funções: Código CBO 2002 (Código Brasileiro de Ocupações)

Técnicos de enfermagem 3222-05

Atividades Desenvolvidas

Técnico de enfermagem (instrumentador): Responsabilizar pela montagem de materiais necessários para a realização da cirurgia, desenvolver as atividades devidamente paramentadas, fornecer os instrumentais ao cirurgião conforme ordem ou necessidade, realizar a conferência de gazes e compressas, fazer o curativo. Retirar os materiais da mesa de instrumentação, preparar e protoco-lar de anatomo patológico, revisar e repor diariamente o material da sala operatório.

Técnica de enfermagem – centro de materiais: Realizar a pré-limpeza dos instrumentais, secagem e conferência dos materiais, relacionar na requisição específica da Sterliab, auto-clave, óxido de eti-leno, encaminhar os materiais para serem separados conforme meio de esterilização, receber, con-ferir e guardar os materiais proveniente da Sterilab, deixar o setor organizado e limpo e obede-cendo o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com