TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores Que Influencia A Reação

Trabalho Universitário: Fatores Que Influencia A Reação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  233 Visualizações

Como vimos na teoria da cinética dos gases, quando aumentamos a temperatura, aumentamos o movimento (agitação) das moléculas, logo aumentamos o numero de colisões entre elas.

Mas, e se diminuímos a temperatura, o que acontece? Quando diminuímos a temperatura diminuímos a energia cinética das moléculas, uma vez que esta é intrinsecamente relacionada com a temperatura, logo haverá uma diminuição moléculas e consequentemente, ocorrerá um número menor de colisões do que num sistema que tenha a sua temperatura mais elevada. Com isso, entendemos que a rapidez de uma reação é proporcional a temperatura. Por exemplo, porque será que colocamos muitos alimentos na geladeira? Por que simplesmente a baixa temperatura diminui a rapidez das reações químicas que contribuem para a deterioração dos alimentos, por isso temos o hábito de guardar carnes, legumes, verdura e algumas sobras de comida na geladeira .

O efeito do aumento da temperatura só é válido para reações que ocorrem em apenas uma etapa, pois se a reação possuir mais de uma etapa, á possível que a temperatura afete a formação do intermediário (complexo ativado), influenciando na rapidez da reação como um todo.

FIGURA 3: Temperatura da reação

Fonte: www.google.com.br

1.7.2 Superfície de contato

Outro fator que também modifica a rapidez de uma reação é a chamada superfície de contato. Por exemplo, temos dois frascos com álcool, e pegamos um deles e

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com