TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A influência dos fatores culturais na hora da compra

Por:   •  10/7/2015  •  Monografia  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

A influência dos fatores culturais na hora da compra

O Brasil é um país continental e exatamente por conta da dimensão de seu território, cada região possui uma cultura, uma influência e os seus próprios costumes. O estudo dos fatores culturais é muito importante, pois eles influenciam diretamente as atitudes de compra dos consumidores.

Conheça o seu cliente

conhecer o cliente

Saber quem é o seu público alvo é muito importante, mas tão importante quanto é conhecer as características sobre ele. Na hora de entender o seu consumidor, se aprofundar sobre a cultura da região é vital. É preciso saber sobre os costumes, as crenças e hábitos, pois estas informações lhe ajudarão a converter vendas e atingir diretamente o seu público.

Estude a região

estudar o público alvo

Cada cidade brasileira tem uma influência e com isso, há uma variação enorme sobre a sua cultura. O “pacote” cultural que cada indivíduo carrega é como se fosse uma lente pela qual o cliente em potencial enxerga o seu produto.

Para entender a importância da perfeita comunicação entre produto e a cultura de uma determinada região, visualize da seguinte forma: imagine uma pessoa com óculos e com as lentes com o grau errado. O que vai acontecer? A pessoa não enxergará com clareza. É basicamente isso que acontece quando não há uma identificação cultural, você não conseguirá fazer com o que seu consumidor visualize perfeitamente o seu produto, ou seja, ele não se interessará em comprá-lo. Agora visualize outra situação, uma pessoa com óculos e as lentes calibradas para o sua visão. O que vai acontecer? Ela irá enxergar com perfeição. Neste caso é o que acontece quando há uma identificação cultural entre o seu produto/loja, com os fatores culturais do seu consumidor.

Atualize-se

atualização de mercado

Além de conhecer os detalhes culturais do seu público, é importante se atualizar. A sociedade é uma massa em constante movimento e com o advento da internet há uma mescla cultural muito rápida, já é possível ter acesso a informações do mundo todo a um clique.

Estabeleça uma periodicidade de pesquisa, pois saber o que o seu cliente quer consumir em cada época é de tremenda ajuda. Veja sempre se a sua loja e produtos estão em perfeita comunicação com o cliente, pois isto faz toda a diferença nas vendas.

Conheça os fatores culturais do seu consumidor e do seu público alvo! Estude, conheça, pesquise, pois a cada detalhe que você consegue e se preocupa é um reforço na estrutura do sucesso do seu negócio.

Leia também:

Fatores psicológicos que influenciam a compra

Fatores sociais que influenciam a compra

(Imagens: Reprodução)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com