TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas Segurança No Trabalho

Artigos Científicos: Ferramentas Segurança No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  2.140 Palavras (9 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 9

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL DE MATO GROSSO

ADRIANO NEVES PEREIRA

A IMPORTÂNCIA DO USO CONSERVAÇÃO E INSPEÇÃO DE FERRAMENTAS

RONDONÓPOLIS-MT

2012

ADRIANO NEVES PEREIRA

A IMPORTÂNCIA DO USO CONSERVAÇÃO E INSPEÇÃO DE FERRAMENTAS

TRABALHO SOLICITADO PELA CORDENADORA DO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO, VALÉRIA ADELAIDE, PARA OBTENÇÃO DE NOTA REFERENTE À DISCIPLINA DE PRINCÍPIOS DE TECNOLOGIA INDUSTRIAL.

RONDONÓPOLIS-MT

2012

Sumário

INTRODUÇÃO 4

PORQUE INSPECIONAR FERRAMENTAS 5

PESQUISA 6

ALGUNS NÚMEROS DA AGRICULTURA 6

PRINCIPAIS CAUSAS DOS ACIDENTES 6

ATOS INSEGUROS 7

MEDIDAS PREVENCIONISTAS 7

USO DE FERRAMENTAS ELÉTRICAS 8

USO DE FERRAMENTAS A GASOLINA 8

CONCLUSÃO 9

BIBLIOGRAFIA 10

INTRODUÇÃO

Você já parou para pensar como uma ferramenta é importante, e que todos nós devemos ter sempre em casa. Você tem noção de que quantas pessoas que trabalham com ferramentas tornam-se até bem sucedidas. Veja a história verídica de um homem que com pouca ferramenta de trabalho tornou-se um homem próspero:

Um homem honesto e trabalhador, que com muitas dificuldades procurou vencer na vida. Seu nome: Waldemar. Um homem digno e honrado. Seu Waldemar teve uma loja de sapato, na época a sapataria era uma das mais badaladas de sua cidade, estava tudo indo às mil maravilhas, seu Waldemar tinha 13 filhos, e com muitas dificuldades encaminhou seus filhos a se formar, tudo com um martelo, prego e sola, e uma faca, para fazer os seus sapatos, até que estava dando muito lucros, pois seu Waldemar além da loja recebia encomenda de uns portugueses amigos. E com isso ele começava a ser um homem próspero, até que um dia, seus próprios funcionários lhe roubaram, e toda a mercadoria contida na loja. Com o susto e o desespero, o Sr, Waldemar adoeceu e teve um enfarto, seu Waldemar só pensava como educar e alimentar tantos filhos e a mulher, o desespero e o desgosto foram grandes, mais ele acreditava que tinha um DEUS e que ele ia poder dar a volta por cima.

Ao ficar bom, o Sr. Waldemar voltou a trabalhar agora sem praticamente nada e tudo voltou ao começo só com um martelo, prego e sola, e uma faca, e assim o Sr. Waldemar educou seus 13 filhos o qual todos são doutores, abriu nova loja só que com mais experiência na vida.

Veja como uma ferramenta faz a diferença. Em uma casa quando é preciso mudar um interruptor, precisamos de uma ferramenta, em uma casa, ou no carro, ou em qualquer lugar é preciso ter chave de fenda, chave de grife, martelo e etc. Ferramenta muitas vezes é a alma de um grande negocio, é saber usar, criar. Quantas fábricas e oficinas precisam de ferramentas? Todas. A durabilidade e a importância de ferramentas são grandes, e vale apena se ter em casa. Uma furadeira é tão útil que muita gente infelizmente não percebeu mais você não precisa pedir uma ao vizinho ou ficar sem furar a sua parede para por um quadro só porque não tem. Hoje ter uma ferramenta é fácil de comprar e de usar.

As ferramentas foram inventadas para facilitar a vida das pessoas. Não apenas daquelas que dependem delas para o seu sustento diário, mas de toda a gente. Estes preciosos utensílios auxiliam até nas pequenas tarefas domésticas do cotidiano. Não é que não se fizessem as coisas na mesma, mas seria necessário despender de um tempo e de um esforço bastante superior. Pode tratar-se de um alicate de pontas para trabalhos delicados, moldes para a máquina de corte, uma tesoura em ziguezague, uma pistola de cola, enfim, uma infinidade de instrumentos que comportam funções distintas.

Sejam elas manuais, modernas, automáticas, elétricas, digitais, são todas ferramentas. E hoje pouco se faz sem elas, pois seria impossível um marceneiro fabricar um móvel sem alguma ferramenta.

Mas para este mesmo marceneiro fabricar o móvel é essencial que ele conheça suas ferramentas de trabalho, pois qualquer defeito pode parar sua produção, pode afetar sua arte, e o mais interessante podem causar sérios danos. Como assim danos? No uso de máquinas (serra - circular ou de fita, tupia, formão, desempenadeira, etc.) a cautela é primordial, pois qualquer acidente pode ser irreversível.

As ferramentas são utensílios que capacitam o homem para a realização de tarefas que, de outra maneira, ele não conseguiria levar a cabo com tanta segurança e eficiência. Antes de iniciar o uso de qualquer ferramenta, é preciso conhecer o trabalho a executar, bem como ter uma idéia geral dos tipos de ferramentas mais adequados à realização dos seus objetivos, evitando ou amenizando possíveis riscos de acidentes decorrentes do manuseio.

PORQUE INSPECIONAR FERRAMENTAS

Os pequenos e grandes acidentes geralmente acontecem da mesma maneira. Os eventos que acabam em acidentes são os mesmos, porém os resultados são bastante diferentes.

Suponhamos, por exemplo, que um martelo esteja frouxo no cabo. Um dia um trabalhador tenta usá-lo, batendo em um objeto em cima da bancada. A cabeça do martelo salta longe, batendo em uma parede de concreto, caindo ao chão, não ferindo ninguém e não causando qualquer dano à propriedade. Porém, em outra ocasião, quando a cabeça do martelo sai do cabo, ela vai de encontro à outra pessoa que estava passando por perto, ferindo-a seriamente. As circunstâncias foram às mesmas em ambos os casos, mas os resultados foram diferentes.

O que é desagradável nesta história é que nunca sabemos quando a cabeça frouxa vai sair do cabo e ferir alguém. Assim, a importância da inspeção regular de ferramentas e equipamentos se toma evidente. Uma inspeção regular significa que você verificou uma ferramenta ou um equipamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com