TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que a observação é a ferramenta de trabalho de um psicólogo?

Ensaio: Por que a observação é a ferramenta de trabalho de um psicólogo?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  Ensaio  •  231 Palavras (1 Páginas)  •  573 Visualizações

1. Por que a observação é considerada um instrumento de trabalho do psicólogo?

 Porque a observação é utilizada para coletar dados a cerca do comportamento e as situação do ambiente, se tornou um instrumento de trabalho do psicólogo, pois ele pode ser usado em áreas de pesquisas cientificas ou utilizada pelo psicólogo em diferentes aplicações da psicologia como exemplo: clínica, escolar e organizacional.

2. Explique a importância do relato das observações.

 O relato das observações é importante porque os outros possam repetir o que ele está fazendo. Assim, seus procedimentos e conclusões podem ser criticados, aperfeiçoados e aplicados por outras pessoas.

3. Identifique quatro situações em que o psicólogo utiliza a observação. Exemplifique..

 No individuo em relação com o ambiente como, por exemplo: observando como o individuo se comporta no seu ambiente com ele esta inserido. Na clinica o psicólogo recorre à observação ao investigar, por exemplo: a apresentada pelo cliente, isto é, para identificar o que vem a ser "agressividade", ''dificuldades na aprendizagem", ''timidez", "ciúmes" etc.;

Na escola os psicólogos escolares recorrem à observação para identificar dificuldades de socialização, deficiências na assim como deficiências no ensino ministrado ou mesmo no currículo da escola.

O psicólogo organizacional recorre à observação para identificar as necessidades de treinamento, a dinâmica dos grupos de trabalho, para análise de função etc.

4. Para que servem os dados coletados por observação?

 Para estudar as relações existentes entre o comportamento e as circunstâncias ambientais.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com