TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - Custos e Operações Logísticas

Por:   •  19/2/2018  •  Resenha  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Fichamento do Estudo de Caso

Wal-Mart

Luisa Valle da Costa

Trabalho da disciplina Custos e Operações Logísticas

                                                 Tutor: Prof. Acacio Callim

Macaé-RJ

2017

Estudo de Caso: Wal-Mart 

REFERÊNCIA: YOFFIE, David B.; SLIND, Michael. Wal-Mart. Harvard Business School, 2007. 

A Walmart é uma das maiores empresas do mundo, e em 2007 era a segunda maior. O autor destaca os elevados números da companhia como vendas liquidas de aproximadamente 345 bilhões de dólares, mais de 6700 lojas em 14 países e mais de 1,8 milhão empregados no mundo naquela época.

A Walmart oferece vários tipos de mercadorias de desconto em geral e alimento. Além de se aventurar no serviço de foto digital, planejamento de férias, acesso à internet, entrega de flores, locação de DVD e serviços financeiros.  

A companhia tem como alvo todos os segmentos de mercado que são de classe média baixa e pobre. No entanto, com a retração da economia e suas receitas, a Walmart trabalha para chegar às pessoas de classe média e média alta.

A empresa chegou à conclusão de que se oferecesse o mesmo mix de produtos a todos os clientes, nem todos os clientes ficariam “bem-servidos”. Logo a empresa criou um propósito de servir às necessidades e gostos de diferentes grupos demográficos: Afro-Americanos, Hispânicos, Consumidores ricos, Suburbanos, Rurais e pais cujos filhos já saíram de casa.

O principal objetivo estratégico da Walmart é a expansão e olhando para os fatos e números podemos dizer que até agora a empresa tem sido bem-sucedida. De acordo com o quadro 5: Operações Internacionais em 2007, possui um total de lojas superior a 2700, fora as localizadas nos EUA.

Internacionalmente a Walmart opera no México, Canadá, Argentina, Brasil, China, Coreia, Alemanha e Inglaterra. A sua estratégia de expansão tem sido muito agressiva e tem-se revelado muito poderosa. Esta passa por comprar uma empresa do país e, após a

aquisição, todas as lojas dessa são convertidas em lojas Walmart. Com esta estratégia, a Walmart possui uma vantagem cada vez que entra num novo mercado, pois elimina um concorrente direto e ao mesmo tempo tem imóveis e funcionários e uma grande presença no seu alvo local.

A Walmart continua com o crescimento acelerado, porém vem causando alguns problemas, segundo os investidores. De acordo com eles, algumas novas lojas estavam canibalizando as vendas das lojas mais antigas, devendo ser repensada a expansão de novas lojas, uma vez que depreciava antigas lojas e com tradição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (147.4 Kb)   docx (46.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com