TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do artigo Serviços Educacionais - Custos e Benefícios de sua Implementação

Por:   •  15/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ADMINISTRAÇÃO

Fichamento
A Gestão da Qualidade e a Excelência dos Serviços Educacionais: Custos e Benefícios de sua Implantação

Ana Júlia Mião Beraldo
C80IDG-3

São José do Rio Pardo – SP

2019

Fichamento do artigo: A Gestão da Qualidade e a Excelência dos Serviços Educacionais: Custos e Benefícios de sua Implantação.

XAVIER, A. C. da R. IPEA Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília, 1996.

No Brasil, o interesse em estudar um modelo de gestão que tornasse o sistema educacional no país mais eficaz e com mais qualidade, ganhou força somente por volta dos anos 90.  A partir da aplicação desse experimento, foi possível compreender que a qualidade na educação não é atingida através de sistemas muito burocráticos e centralizados.

Então, busca-se por meio do novo padrão de gestão, desenvolver e aplicar um modelo que tornará todo o sistema de ensino mais eficaz, criando características que aumentaram a qualidade nas escolas. Essas características são baseadas, por exemplo, em um sistema que conte com forte liderança, objetivos definidos, eficiência, envolvimento dos agentes educacionais, etc.

Para que se possa alcançar a qualidade educacional, deve-se aplicar à gestão, o conceito das seis dimensões que visam justamente desenvolver esse atributo em sua totalidade, são elas, qualidade intrínseca, custo, atendimento, moral, segurança e ética. É por meio dessa perspectiva que será possível obter a qualidade total na educação.

Nesse sentido, as escolas podem ser vistas e administradas como qualquer organização moderna, o qual precisa contar com uma estratégia, que assim como em empresas, irá estimular o envolvimento de todos os colaboradores, que iram receber as devidas capacitações para exercer suas funções. Então, seguindo os mesmos objetivos, que precisam ser compartilhados com todos, os envolvidos devem estar constantemente buscando a inovação para melhorar a qualidade da organização e assim conseguir atender as expectativas e necessidades de seus clientes. Também precisam estabelecer um padrão de atendimento adequado, que deve estar sempre sendo aperfeiçoado, para acompanhar as exigências dos clientes e superar suas expectativas.

Será baseado nessas características em conjunto que a gestão da qualidade deverá se desenvolver.

O QUE FOI APRENDIDO COM A IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE

Algumas lições puderam ser aprendidas por meio da experiência obtida durante a implantação dos programas de gestão da qualidade educacional, são as seguintes:

  • Os lideres devem estar profundamente comprometidos com as estratégias definidas para a implantação do programa;
  • Existem muitos fatores que podem dificultar o sucesso do programa;
  • As mudanças demoram a acontecer, por isso deve-se buscar manter a motivação de todos durante a execução;
  • É necessário que os professores sejam envolvidos no processo desde o início;
  • A gestão da qualidade não pode se limitar apenas a projetos de melhoria da qualidade;
  • É importante colocar em prática todo o conhecimento obtido durante os treinamentos;
  • Os dados coletados deveram ser utilizados para medir o desempenho em busca da melhoria dos processos;
  • A implantação do programa de gestão da qualidade irá gerar uma considerável economia para a organização;
  • É de extrema importância manter sempre o foco no cliente.

ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO

A gestão da qualidade responde ao como fazer em uma organização, sendo a forma como o programa irá atuar na busca pela melhoria dos processos gerenciais no ensino do Brasil. Para isso é importante que exista o compromisso por parte de todos os envolvidos, principalmente se tratando das lideranças educacionais.
É necessário também, que sejam desenvolvidas as habilidades gerenciais necessárias nos docentes e diretores por meio de treinamento e capacitação, sendo esses treinamentos específicos para cada área de atuação.
Em relação aos custos para a realização do programa, eles se resumem aos custos de treinamento para a capacitação e custos de implementação das melhorias definidas. Porém, esses são investimentos de alto retorno, pois com o aumento da produtividade será gerado um excelente ganho econômico para a organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com