TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento De 1 Periodo De Enfermagem - Ages

Casos: Fichamento De 1 Periodo De Enfermagem - Ages. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  1.317 Visualizações

Página 1 de 6

Referência Bibliográfica

WALDOW, Vera Regina. Cuidar expressão humanizadora da enfermagem. 3ed.

Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, 189 p.

Resumo da obra

A autora desta obra Vera Regina Waldow é enfermeira com mestrado e doutorado em educação no Teachers College, Columbia University {EUA}. Docente na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é reconhecida nacionalmente como uma das pioneiras a introduzir na literatura científica da enfermagem a categoria do cuidar.

O livro refere-se as diversas formas de cuidado, juntamente com a enfermagem. Enfatizando que o cuidar existe desde a época do inicio do mundo, tanto na ênfase da história, como na ênfase que deus criou o mundo.

O cuidado exposto nessa obra se generaliza em um sentido amplificado incluindo tanto o cuidado com se próprio, como o cuidado com o paciente e com a equipe de trabalho.O cuidado é para Vera Regina Waldow a forma humanizadora de compaixão, de respeito, e de amor.

Capitulo I – Cuidado: o domínio unificado da enfermagem.

“O que se espera é que, agora, profissionais de enfermagem sintam-se fortalecidos para reivindicar o lugar do cuidado como fenômeno responsável pela humanização.” {p.13}

Compreende-se que cuidamos de quem amamos, e que o ato de cuidar nós ensina a sermos mais afetuosos {WALDOW, 2010, p.14}.

PARECER: Conforme observamos neste capitulo a autora relata uma crise de fragmentação que envolve o ser humano, incluindo o descaso, e a política de humanização que foi aplicada no SUS e na saúde da mulher.

Mas percebe-se que a verdadeira mensagem apresentada é sobre o amor, o cuidado, o respeito e o carinho, nós fazendo ver que a enfermagem é constituída através desses sentimentos incluindo a ética.

Capitulo II – Visão histórica: Evolução humana e o cuidado.

“Antes da palavra e da escrita, o ser humano imprime seu conhecimento acerca do mundo através da argila, da cerâmica, das pinturas, da arquitetura, da dança e da música.” {p. 43}

Com base em alguns trechos da bíblia, compreende-se um código moral em alguns momentos muito rígido em relação a questões disciplinais e comportamentais {WALDOW, 2010, p.45}.

PARECER: Este capitulo nos faz observar que o ato de cuidar, vem desde o inicio da espécie, e foi evoluindo juntamente com o seu desenvolvimento.Compreende-se que cada civilização tem sua diferente forma de cuida, visando que até os animais expressão forma de cuidado.

Contudo segundo Waldow as mulheres demonstravam mais que os homens seu ato de cuidar, elas também foram as primeiras a praticarem a medicina, não só porque cuidavam de sua família e faziam partos, mas porque realizavam a arte da medicina utilizando folhas e frutos e usavam magia com fins de cura.

Capitulo III – Enfermagem e o cuidado: Uma revelação.

“Em 1860, Florence Nightingale abriu sua escola de enfermagem, uma instituição independente mantida pela Fundação Nightingale.” {p. 66}

Observa-se que no Brasil a enfermagem é parecida com a prática de outros países, pois passaram a dar mais importância a métodos de tecnologias sofisticadas utilizadas para a cura, deixando o ato do cuidar como possível opção {WALDOW, 2010, p.69}

PARECER: Esse capitulo reforça a tese que o cuidado sempre esteve presente nós seres humanos, inclusive na enfermagem, existe comparações que as enfermeiras são, mãe, nutridora, e educadora, pois fazem de tudo para o bem estar do seu paciente.

Florence Nightingale foi uma dessas mulheres que persistiu e se tornou enfermeira, renomeada, um dos seus grandes sucessos foi a redução de mortalidade de 42% para 2% em 6 meses. Com o passar do tempo foram introduzidas tecnologias nas técnicas de enfermagem que facilitou o trabalho da equipe.

Capitulo IV – Ressignificando o cuidado: Atualização e integralização.

“Os planos de cuidado e prescrição de enfermagem descrevem o tipo de ação a ser executada, a freqüência e, às vezes, o local e a forma como deve ser executada.” {p. 88}

Os profissionais de saúde, principalmente os enfermeiros {a} utilizam o cuidado como uma forma de fazer o bem ao próximo, e se solidarizar com o estado do seu paciente mantendo sempre a integridade e, e bem estar {WALDOW, 2010, p. 98}.

PARECER: Este capitulo relata que o cuidado é foco principal da enfermagem, nós fazendo crer que o cuidado constituiu a essência do ser humano.

Observa-se que existe varias contradições em relação ao cuidado e a enfermagem levando a definição e a redefinição na prática desses profissionais, dando também devida importância as questões éticas.

Capitulo V – O processo de cuidar.

“O crescimento é considerado, por parte do ser cuidado, como uma atitude mais positiva e serena frente às experiências de doenças, perda, incapacidade ou morte.” {p. 121}

A família é uma forte aliada para evolução do paciente, demonstrando seu carinho, em conjunto com as informações passadas pela equipe que estará sempre dando o apoio devido {WALDOW, 2010, p. 123}.

PARECER: Observamos nesse capitulo o processo do cuidar, que vem desde o primeiro momento que o paciente chega a unidade, fazendo ele sentir-se mais seguro e confiante.

Notamos que a enfermeira tem que se autoconhecer, pois só assim poderá conhecer o ser cuidado.

Capitulo VI – Dimensão ética

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com