TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento De Artigo

Artigo: Fichamento De Artigo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  893 Visualizações

Página 1 de 4

Fichamento do Artigo: A Utilização da Logística Reversa como Instrumento de Melhoria na Competitividade das Empresas.

Aluno: José Ricardo de Macedo RA: 7423635374

Curso: Tecnologia em Logística

Profª Oriana Martins

Ficha Bibliográfica

A Utilização da Logística Reversa como Instrumento de Melhoria na Competitividade das Empresas.

Autor: Luiz Cláudio Gonçalves

Simpósio de Engenharia de produção – 2007

http://www.simpep.feb.unesp.br/ Acesso em 20 de abril de 2014.

Desde as últimas décadas até os dias atuais, podemos observar uma relevância aos problemas ambientais e uma grande preocupação do homem com questões que envolvem reciclagem, sustentabilidade, bem como meio ambiente. Diante desse contexto podemos observar que as empresas buscam cada vez mais se adequar as mudanças decorrentes do processo de globalização e conscientização ambiental, aprimorando as estratégias de logística.

Assim, observamos a importância da logística reversa, já que o fabricante assume uma responsabilidade na condução apropriada do descarte e reaproveitamento dos produtos, favorecendo uma interação mais pacífica com o meio ambiente. Existem algumas empresas que já promovem projetos de logística reversa, e reciclando, promovem soluções novas e eficientes para a movimentação dos produtos.

Tópico 2

A logística reversa de pós-consumo

Citações

Neste tópico é tratada a logística reversa de pós-consumo, dando ênfase a sete principais destinos dados aos produtos que alcançam o fim da vida útil.

• Mercado de segunda-mão

• Canibalização

• Reciclagem

• Remanufatura

• Aterros Sanitários públicos

• Aterros Clandestinos

• Ação Inconstitucional

Observa-se que os produtos de pós consumo podem ser de três tipos: “condições de uso”, “fim de vida útil” e “resíduos industriais”. ARIMA E BATAGLIA (MAIO/2007)

“ Mercado de Segunda-mão – direcionamento de produtos “ em condição de uso” a mercados mais carentes. Nesse caso, existe um risco de imagem do fabricante, por não existir controle do seu destino.”

“Canibalização – extração de partes perfeitas de um produto para a fabricação de um novo ou recondicionamento de um usado.”

“Reciclagem- Reaproveitamento de materiais de produtos como novo ou em utilização menos nobre.”

“Aterros Sanitários Públicos – descarte dos produtos em locais administrados pelo poder público que seguem normas rígidas de segurança e meio ambiente. ‘

“Aterros Clandestinos – Descarte dos produtos em locais impróprios, sem fiscalização e que podem trazer danos ao meio ambiente.”

“Ação institucional – Doações.”Pág.4

Leite (2003) “Os produtos duráveis ou semiduráveis em condição de uso adentram ao canal logístico reverso de “reuso” em mercados de segunda-mão até completarem seu “fim de vida útil”. Os itens em seu “fim de vida útil” devem ser divididos em duráveis e descartáveis. Os duráveis entram no canal reverso de desmontagem e reciclagem industrial podendo ser aproveitados por mercados secundários ou pela própria indústria.” Pág. 4.

Tópico 3

Logística reversa pós-consumo e o meio ambiente

Citações

Aborda de que maneira o pós-consumo está relacionado com as questões ambientais, e como essas relações influenciam nas decisões logísticas, observando que o descarte tem sido uma atividade cada vez mais monitorada. Podemos notar algumas preocupações das políticas empresariais nos EUA.

Aparece o conceito de logística verde e a diferenciação entre está e logística reversa, sabendo que são atividades muito parecidas mais apresentam pequenas diferenças. ROGERS E TIBBEN-LEMBKE (1998)

“O aumento dos custos dos aterros sanitários nos últimos anos aliado a uma perspectiva de constante elevação.”

“Questões econômicas e ambientais estão forçando as empresas a utilizarem embalagens reutilizáveis.”

“Restrições ambientais forçam empresas a se responsabilizarem pela volta das embalagens.”

“Alguns fabricantes são obrigados a se responsabilizar pela volta e descarte apropriado de seus produtos ao seu final de vida útil.” Pág.4

ARIMA e BATAGLIA (maio/2007)

“... Logística Verde busca particularmente a minimização dos impactos ambientais ocasionados pelos processos logísticos. Essas ações podem ser exemplificadas por meio de certas ações, tais como, Utilização de instrumentos para medição dos danos ambientais de alguns modais de transporte, a implementação da certificação ISSO 14.000, a redução de energia e materiais nas atividades logísticas, sendo que algumas atividades da logística verde também podem ser classificadas como logística reversa, como, o reuso de embalagens.” Pág. 5.

Tópico 4

Logística Reversa e a competitividade das empresas Citações

São ressaltados princípios básicos e vantagens para a implementação da logística reversa nas empresas levando em conta o sucesso do projeto e o valor econômico financeiro gerado pelo mesmo.

Aborda-se o valor agregado com a logística reversa. LACERDA ( Junho/2007)

“ Diferenciação por serviço: acredita-se que os consumidores valorizam empresas que aplicam politicas mais liberais de devoluções de seus produtos. Essa postura é reforçada por uma legislação de defesa do consumidor.

Redução de custos : a implementação dos 3 Rs (processos de reutilização, reaproveitamento e reciclagem), acarreta uma tendência de ganhos que incentivam a manutenção do processo.

Impacto ambiental: o comprometimento do fabricante nos impactos que seus produtos possam causar ao meio ambiente.” Pág. 6

“O objetivo estratégico econômico, ou de agregação de valor monetário, é o mais evidente na implementação da logística reversa nas empresas. Porém, observa-se que mais recentemente dois novos fatores incentivam decisões empresariais em sua adoção: o fator competitividade e o ecológico” Leite (2003, p. 36)

Tópico 5

Considerações Finais

Citações

Atualmente as empresas tem buscado criar e aprimorar estratégias que venham de encontro ao discurso e as práticas de responsabilidade socioambientais tão fortes em nossa sociedade. Essas práticas favorecem a redução de custos, a imagem da empresa e o desenvolvimento econômico da mesma, sendo assim é cada vez maior o número de empresas que aderem a logística reversa.

“A implementação da Logística Reversa, além de agregar valor econômico pelo aproveitamento e reciclagem de produtos, oriundos de pós-venda ou pós-consumo, as empresas, tendem a melhorar sensivelmente sua imagem corporativa, por meio de sua demonstração de preocupação com o meio ambiente e a satisfação do cliente.” Gonçalves (2007, p. 8)

Bibliografia Pág. 9

...

Baixar como  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »