TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Artigo Imperador está de Cueca?

Por:   •  6/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 5

O IMPERADOR ESTÁ DE CUECA? UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS DA REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA

Christopher Pollitt

O objetivo do trabalho é fazer uma avaliação sobre os resultados da reforma da gestão pública em diversas partes do mundo que começou nos últimos quinze anos até os dias atuais.

Para abortar a questão principal do trabalho o autor, levantar três questões fundamentais: “em primeiro lugar, que tipo de provas materiais está disponível, em segundo lugar, que tipo de reforma que estamos falando, e, em terceiro lugar, o que queremos dizer com 'resultados'?” (p.182).

Características dos Materiais Disponíveis

“Uma grande parte do material disponível sobre a reforma da gestão pública é promocional, é um guia para tentam convencer legisladores, a mídia, os funcionários públicos e o público em geral, que as suas reformas são significantes, bem-intencionada e com probabilidade de produzir uma variedade de melhorias”. (p.182).

O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO MUNDO DAS REFORMAS DA GESTÃO PÚBLICA?

A primeira resposta, que é simples, mas errado

“Governos estão redesenhando as instituições e os procedimentos de forma a obedecer ao novo modelo descrito acima. Todo mundo está fazendo mais ou menos a mesma coisa, porque eles têm poucas escolhas. Forças poderosas no ambiente obrigam os governos a mudar. Alguns estão mais adiante do que outras”. (p.184).

Segunda resposta, a mais complicada, porém mais preciso

“A comunidade de estudiosos que realizou análises comparativas de reformas de gestão pública  não é grande, mas, na última década, produziu uma série de estudos significativos que cobrem a Europa Ocidental, América do Norte e da Australásia (por exemplo, Pierre, 1995; Trosa, 1995; Flynn e Strehl 1996; capa de 1996; Olsen e Peters 1996; Kickert 1997; Lane, 1997; Pollitt e Summa 1997; Peters e Savoie 1998; Pollitt e Bouckaert 2000)”. (p.184)

“Além disso, nem todos os governos possuíam as mesmas capacidades para implementar reformas. Em alguns países, como Alemanha, mudar o centro de estruturas administrativas é politicamente e juridicamente muito difícil. Em outros países, como Nova Zelândia e Reino Unido, tem sido relativamente fácil”. (p.185)

“Assim, nem todos os países estão tomando o mesmo percurso, e, em particular, as reformas radicais implementadas durante os anos 1980 e início de 1990 na Nova Zelândia e Reino Unido certamente não são universalmente considerado como um modelo desejável para se imitar”. (p. 185).

Definir resultados

“Antes que se possam avaliar as evidências sobre os impactos, é preciso decidir que tipo de coisa é vai contar como um resultado”. (p.185) 

Avaliações que tenham sido feito?

“Não têm sido surpreendentemente  as avaliações das  reforma da gestão publica tem sido poucos independentes” (p.186) .

“Aquelas que foram realizados tendem para sofrem de algumas limitações fundamentais conceituais e metodológicos (que tem sido por vezes reconhecido, e em outras ocasiões não)”. (p.186).

“Austrália realizou um estudo muito grande (Grupo de Trabalho sobre Gestão de Melhoria 1992) e a Nova Zelândia realizou pelo menos duas avaliações importantes”. (p.186).

“No Reino Unido, as avaliações de amplo escopo  foram notáveis ​​por sua ausência durante a administração Thatcher. O governo Blair parece estar mais comprometido com idéia que a avaliação deve ser uma parte normal do processo de reforma”. (p.186).

“Alguns países têm feito um esforço deliberado para rever sistematicamente suas experiências de reforma, utilizando avaliadores independentes (Holkeri e Summa 1996), mas estas iniciativas têm sido muitas a exceção e não a regra”.(p.187)

Que resultados foram encontrados?

“As limitações - ou ausência - de avaliações francamente discutido na seção anterior significa que muitas questões importantes não podem ser respondidas, ou só podem ser respondidas timidamente ou informalmente,  com muitas qualificações e  reservas” (p.188).

Redução de Despesas ou Custos

“Confrontando os nossos o achado com a hipótese formulada pela OCDE quanto à relação entre desempenho macroeconômico (crescimento econômico, a produtividade, e desemprego), por um lado, e a regulação de regime (governança burocrática por regra e suas alternativas), por outro, a hipótese da OCDE tem a ser notavelmente refutada: todos os países com governança burocrática pela exposição regra com relação a quase todas as dimensões tiveram uma melhor desempenho macroeconômica do que os outros países”. (Naschold 1995: 39) (p.188)

Melhoria de Eficiência

“Por duas décadas, o critério de eficiência tem permanecido no centro da gestão de muitas iniciativas de reforma. Reorganização de modo a alcançar mais saídas por entrada ou o mesmo saídas para entradas reduzidas é uma das habilidades fundamentais de bons gestores. Conseguir "ganhar eficiência"  de uma certa porcentagem tornou-se uma rotina anual para o governo do Reino Unido, departamentos e agências, e para os hospitais do SNS durante os anos 1980 e início de 1990” (p.192).

Assim, a questão inicial de que os resultados estão sendo destinadas pode ser difícil de responder em termos operacionais. Depois, há o problema de escalas de tempo: os resultados finais de alguns programas de saúde, educacional e ambiental, por exemplo, pode estar um longo caminho pela estrada, mais do que muitos políticos e os cidadãos estão dispostos a esperar antes de julgar. Uma terceira dificuldade comum é o de atribuir  com segurança os efeitos observados para o programa em questão. Se o desemprego cai, quanto que é devido ao programa de reciclagem enquanto a uma melhoria geral das condições econômicas? Se o estado de saúde de uma  comunidade melhora é o programa de promoção da saúde,ou melhora habitação, ou elevação da renda que levam a dietas melhores,ou alguma combinação de todas estas coisas?” (p.193)

Mais espaçoso / flexível / Resilient Sistemas Administrativos

“Melhorias de sistemas argumentam-se, não estão a ser julgado com base do sucesso ou falha de um único projeto, programa ou política, mas sim de uma forma mais holística.

Por exemplo, a transformação de uma superfície rígida, voltada para dentro, lento burocrática hierarquia em um 'a' resposta, a agência multi-disciplinar pode ser dito ter aumento da capacidade desse sistema para lidar com os novos desenvolvimentos em seu ambiente”.(p 194) 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (143.1 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com