TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento De Artigo

Casos: Fichamento De Artigo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  744 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO

Fichamento de Artigo

A logística reversa e a responsabilidade social corporativa: influência

no desempenho empresarial

Aluno: José Ricardo de Macedo

Profª Oriana Martins

Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem I

Fichamento do Artigo: A logística reversa e a responsabilidade social corporativa: influência no desempenho empresarial.

Aluno: José Ricardo de Macedo RA: 7423635374

Curso: Tecnologia em Logística

Profª Oriana Martins

Ficha Bibliográfica

A logística reversa e a responsabilidade social corporativa: influência no desempenho empresarial.

Autores: Cecilia Toledo Hernández, Fernando Augusto Silva Marins, Roberto Cespón Castro

Simpósio de Engenharia de produção – 2007

http://www.simpep.feb.unesp.br/ Acesso em 25 de abril de 2014.

No mundo globalizado é muito grande a competitividade entre as empresas, e estas pesquisam, e buscam ideias e mecanismos capazes de possibilitarem que estas tornem-se cada vez mais fortes nesse mercado competitivo. Observa-se atualmente uma grande ênfase as questões ambientais, e este se tornou um viés importante para que, atrelado às ações de logística reversa amplie o sucesso de algumas empresas.

Para favorecer a imagem da empresa junto à sociedade, é preciso investir em políticas de responsabilidade social, como também em práticas corretas de logística reversa, possibilitando a sua inserção em indicadores do sucesso empresarial.

Tópico 2

A logística reversa como estratégia competitiva

Citações

Observa-se que vários autores apontam que as práticas de logística reversa funcionam como diferencial no mercado empresarial competitivo.

Existem vantagens obtidas pelas empresas com a utilização da Logística reversa, podemos observar em alguns autores que realizam estudos práticos no Brasil.

Sabe-se que competitividade e sustentabilidade são conceitos diferentes, mas é uma tendência buscar diferenciais de competitividade incluindo ações econômicas, sociais e ambientais. “De fato, a vantagem competitiva da logística reversa se origina em atividades segmentadas como produção, projeto, marketing e logística, dentre outras. Cada uma destas atividades é fonte de vantagens competitivas e a logística reversa, por perpassar várias destas funções, pode ser responsável por vantagens competitivas ligadas mais

ou menos profundamente a cada uma delas” (CHAVES; BATALHA, 2006).

Braga Junior; Costa, Merlo (2005)

“A logística reversa no setor supermercadista pode ser uma fonte alternativa de renda contribuindo para a sustentabilidade do negócio, reduzindo os desperdícios e os impactos social e ambiental.”

Souza; Vasconcelos, Pereira (2006)

“ O sistema de logística reversa da Novelis na reciclagem das latas de alumínio, onde, além de alcançar resultados econômicos com padrões sustentáveis de desenvolvimento reduzindo desperdícios e resíduos para obter ganho através da prevenção da poluição, desenvolve projetos de caráter social voltados para a educação ambiental que geram emprego e renda para um setor da sociedade.”

Aqui, o conceito de responsabilidade social das empresas vem ganhando espaço como forma de alcançar um desempenho sustentável, sendo este indicador estudado, avaliado e medido pelas empresas mais pró-ativas (AMARAL,2003).

Tópico 3

Impacto da Logística Reversa sobre os Indicadores de Sucesso Empresarial

Citações

Alguns autores abordam de que maneira a Logística Reversa está relacionada as indicadores de sucesso empresarial alcançando resultados que influenciam na organização como um todo.

Área financeira – Neste contexto estão liquidez, atividade, endividamento e lucratividade com são utilizados de forma tradicional pelas empresas.

Área de marketing/vendas

Existe uma preocupação com a imagem estabelecendo associações positivas aos produtos. Fidelização cliente.

Área de operações

A eficiência operacional é considerada a competência para se produzir resultados com uso mínimo de recursos e esforços.

Área de desenvolvimento

A inovação é uma vantagem de fundamental importância frente aos concorrentes.

As empresas precisam de investimentos e manutenção do capital intelectual e humano para sobrevivência e renovação em todos os seus níveis de atividades. Freires; Nunes (2006) “a lucratividade da organização é fundamental para sua continuidade, para consegui-la é preciso diminuir os custos ou aumentar a receita pela agregação de valor aos produtos”

LACERDA (2002) “Os processos de logística reversa têm trazido consideráveis retornos para as empresas. O reaproveitamento de materiais tem trazido ganhos que estimulam cada vez mais novas iniciativas e esforços em desenvolvimento e melhoria nos processos de logística reversa.

“O adequado gerenciamento dos canais reversos pode servir para melhorar a imagem corporativa a partir do tratamento dado às “sobras”, contribuindo para o bem-estar social comas doações e para a preservação ambiental com o aproveitamento de materiais” (LANGMAN,

2001; DAUGHERTY, 2001; TIBBEN-LEMBKE, 2000)

“Práticas de logística reversa manifestam ganhos por competitividade de custos pelas economias na confecção do produto ao utilizarem componentes e materiais recuperados mediante a reciclagem” (LEITE, 2005b).

AMARAL (2003)

“ A inclusão da dimensão tecnológica

no conceito de sustentabilidade, avaliando os esforços que fazem as empresas para criar novas tecnologias que sejam capazes de desenvolver processos mais limpos e com menos gastos de recursos materiais.”

Norton; Kaplan, (2000) citam que em um estudo realizado com diferentes empresas, o valor contábil dos ativos tangíveis não era maior do que 15% do seu valor de mercado, o restante valor era atribuído aos ativos intangíveis, associados com o conhecimento, capital intelectual e humano.

Considerações Finais

Citações

Observamos que as práticas de responsabilidade social e a Logística Reversa estão atreladas e que são utilizadas pelas empresas para desenvolver ações e estratégias para manter-se no mercado competitivo. As questões ambientais e o fluxo reverso contribuem de forma eficaz e positiva nos indicadores de sucesso, que estão diretamente relacionados ao conceito de sustentabilidade empresarial sob o ponto de vista econômico, social e ambiental.

”...será preciso desenvolver estudos com maior grau de profundidade envolvendo

gestores e outros especialistas com experiência na temática e que permitam elaborar uma ferramenta de avaliação para medir a influência destas práticas no sucesso empresarial.” HERNANDEZ, MARINS, CASTRO (2007) Pág.10.

Bibliografia Pág. 10,11 e 12.

...

Baixar como  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »