TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Etica

Pesquisas Acadêmicas: Fichamento Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  6.879 Palavras (28 Páginas)  •  1.340 Visualizações

Página 1 de 28

Fichamento da obra ÉTICA E COMPETÊNCIA 20ª edição da autora:TEREZINHA AZERÊDO RIOS;

Capítulo 1

A filosofia e a compreensão da realidade: ética – política – filosofia no contexto profissional.

“Este pretende ser um trabalho de filosofia(...) tenho a intenção de debruçar-me sobre algumas questões que têm lugar no terreno da prática profissional, mas que pretendo fazê-lo ‘ à moda da filosofia ’ .” (p.25)

“ Para introduzir os leitores no território da filosofia, devo convidá-los a ir á Grécia do século VI a. C, quando Pitágoras cunha o termo philosophia, unindo philia, cujo significado é ‘amizade’ , a sophia, que significa ‘sabedoria’, para indicar a ‘procura amorosa da sabedoria’.” (p.25-26)

“(...) Como todo saber a filosofia é histórica - transforma- se e explica- se a partir de problemas bem específicos de cada contexto histórico. Não será, entretanto, propriamente a paritr dos problemas que descobriremos a especificidade do conhecimento filosófico, mas a partir do modo peculiar com que ele se volta para os problemas para considera-los. (...)” (p.26)

“(...) é preciso verificar a significação que tem o termo ‘sabedoria’ na Grécia dos pré-socráticos. Nesse contexto, ele significa saber total, saber da totalidade.(...)é considerado um atributo dos deuses. Só deuses são sábios. Para os homens, seres imperfeitos, limitados, fica o desejo de se aproximar desse saber(...) o filósofo se define, portanto, como o amigo da sabedoria(..).” (p.26-27)

“Apesar das múltiplas direções que a investigação filosófica tomou desde quele tempo, até hoje a filosofia guarda esse sentido de busca do saber inteiro(...)” (p.27)

“(...) essas são características de qualquer reflexão critica(...) Entretanto, há uma característica que distingue o saber filosófico (...) a compreensão.(...) A filosofia procurará apropriar-se da realidade para ir além da explicação, da descrição, para o sentido ( na dupla acepção de direção e de significado) dessa realidade.(...)”(p.27)

“A philo-sophia caracteriza-se então como uma reflexão que busca compreender o sentido da realidade(...)É enquanto re-flexão que descobrimos a filosofia(...)não é pelo objeto que a filosofia se define. Ela tem sempre como objeto os problemas que a realidade apresenta, sejam quais forem esses problemas e o lugar que se situam.” (p.27-28)

“ Isso demonstra a estreita relação entre a filosofia e os outros campos do saber(...) pois a filosofia não é um tipo de conhecimento reservado a alguns privilegiados(...) Todo homem, seja qual for o seu espaço de pensamento e de ação, torna-se filósofo quando interroga o mundo de uma maneira específica buscando compreendê-lo a fim de transformá-lo.” (p.28)

“A filosofia é sempre filosofia de . neste livro ela pretende ser filosofia de prática profissional. As questões aqui abordadas encontram-se no contexto profissional(...)no sentido de responder ás questões que nos desafiam.”(p.28)

“O próprio modo de apresentar a pergunta já indica, na filosofia, um modo diverso de caminhar para encontrar sua resposta(...)”(p.28-29)

“(...)Já me dirijo ,portanto, ao terreno da ética, espaço da reflexão filosófica que se define como a reflexão filosófica que se define como a reflexão crítica, sistemática, sobre a presença dos valores na ação humana(...)” (p.29)

“A filosofia não deve ser considerada como um saber que paira sobre as sociedades, assim como os valores não devem ser vistos como significações estáticas, relacionados a algo absoluto, imutável.(...)Numa mesma cultura constatamos a mudança de valores no decorrer do tempo(...) o que vale registrar, neste momento, é que nunca deixamos de constatar, qualquer que seja a cultura, a presença de valores” (p.29)

“Não é apenas no campo da moralidade que se encontram valores. Dizemos que há valoração na medida em que qualquer interferência do homem na realidade se dá na perspectiva de conferir um significado a esta realidade.(...) Quando se qualifica um comportamento como bom ou mau, tem-se em vista um critério que é definido no espaço da moralidade. E isso interessa à filosofia, no plano da ética – buscar o fundamento dos valores que sustentam esse comportamento (...)” (p.29-30)

“Não é sem razão que afirmamos que o homem é um ser simbólico. Sua relação com o mundo é sempre revestida de uma significação, de uma valorização(...)” (p.30)

“ O comportamento é o arranjo dos diversos papéis que desempenhamos em sociedade(...)” (p.30)

“Quando falo em desempenho, faço referência ao que é preciso fazer na representação de cada papel(...) Como seres sociais, o que somos está sempre ligado ao que devemos ser, que é indicado pelas regras do coletivo de que fazemos parte.” (p.30-31)

“O conteúdo dos papéis não tem sido o mesmo em toda as sociedades(...)Em cada sociedade, em função da organização específica da vida de seus membros(...)organiza-se também o comportamento ‘desejável’ para cada um daqueles membros(...)”(p.31)

“Cada sociedade possui seu ethos, ou se compõe de um conjunto de ethos, jeitos de ser, que conferem um caráter àquela organização social” (p.31)

“Os papéis sociais têm seu fundamento no ethos de uma sociedade(...) é importante distinguir ethos e ética, ética e moral” (p.31)

“No cotidiano, vemos que o conceitos de ética e de moral se confundem ou se identificam(...) Se recorrermos à origem etimológica das palavras, vamos encontrar, os vocábulos ethos (grego) e mores(latino), que significam, ambos, costume, jeito de ser.(p.31-32)

“(...)O costume é um jeito inventado de viver em sociedade, resulta no estabelecimento de um valor para a ação humana(...)”(p.32)

“ O ethos é a casa do homem [...] o espaço do ethos, enquanto espaço humano, não é dado ao homem, mas por ele construído ou incessantemente reconstruído.”(Vaz, 1988, p. 12) (p.32)

“ O domínio do ethos é o da moralidade, do estabelecimento de deveres, a partir da reiteração das ações e da significação a elas atribuída[...]”(p. 32)

“A moral pode ser definida como ‘um conjunto de normas e regras destinadas a regular as relações dos indivíduos em uma comunidade social dada’.” (Vázquez, 1975, p.25) (p.32)

“Em que se sustentam essas normas e regras? Nos valores criados pelos sujeitos em suas relações entre si e com a natureza[...]” (p.32)

“É no espaço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.7 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com