TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - Fundamentos de metodologia cientifica

Por:   •  6/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  1.176 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BARUERI

ALUNO (A):

CURSO: Gestão de Tecnologia da Informação

DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa Científico-tecnológica

PROFESSOR: Dr. Nailton Santos de Matos

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 5º Ed. - 2003.

Metodologia Científica

Fundamentos de metodologia Científica

1

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 5º Ed. - 2003.

LEITURA

19-21. Informa que a leitura propicia a ampliação de conhecimentos, a obtenção de informações, a uma abertura de novos horitzontes, a enriquecer o vocabulário. E que se deve ler de forma gradativa, pois a maior parte dos conhecimentos é obtida através da leitura.

E por haver tantas fontes disponíveis, é necessario ter critérios para validar a relevancia da fonte, sendo elas: O titulo; a data da publicação; a contracapa; o índice; a introdução e a bibliografia.

E que para que a leitura seja proveitosa, é necessário possuir algumas atitudes, tais como: Atenção; Inteção; Reflexão; Espírito crítico; Análise e Síntese.

ANÁLISE DE TEXTO

27-29. Informa que a análise é o desmembramento do todo, para que possa ser analisado cada parte a fim de ter um estudo mais completo, que é através de uma análise que poderemos observar componentes de um conjunto e perceber as possíveis relações.

Classificando a análise em 3 fases:

- Decompor os elementos essenciais e sua classificação, verificar os componentes de um conjunto e suas relações, para se ter uma idéia-chave geral para um conjunto de idéias.

-Generalização, após classificada e fundamentada em traços comuns, pode-se formular afirmações aplicáveis ao conjunto todo.

-Análise crítica, utilizando metodos e processos sistemáticos e controláveis, tais como: objetividade, explicação e justificativa.

30. Em suma, a análise do texto tem como objetivo levar o leitor a escolher o mais importante do texto, reconhecer a organização e a estrutura de uma obra ou texto, chegar a niveis mais elevados de compreensão, desenvolver a capacidade de distinguir fatos, hipóteses e problemas.

Se tornando necessário alguns procedimentos para que tais habilidades sejam adquiridas sendo elas, ter objetivo de obter uma visão do todo, reler o texto, marcar frases ou palavras desconhecidas para posteriormente pesquisá-las e esclarecer seus significados, interpretar idéias, tentando descobrir conclusões a que o autor chegou.

SEMINÁRIO

35. É uma técnica que inclui pesquisa, discussão e debate, que tem como objetivo principal, pesquisar e ensinar os outros a pesquisarem, permitindo ao pesquisador, desenvolver o habito do raciocínio, da reflexão, possibilitando a ele uma elaboração clara e objetiva de trabalhos científicos.

A estrutura do seminário se faz necessário dos seguintes componentes:

- Coordenador

- Organizador

- Relator

- Secretário

- Comentador

- Debatedores

No qual é atribuido uma etapa para cada componente, onde são:

  1. O coordenador propõe algum estudo, forma os grupos, escolhe o comentador e o secretário;
  2. O grupo escolhe o organizador, decide se haverá um ou mais relatores, divide as tarefas e começa a pesquisa;
  3. Feito a pesquisa, concluído os estudos e organizado o seminário, a turma se reúne sob orientação do coordenador;
  4. Os relatores em classe, apresentam os resultados de todas as pesquisas e estudos que fizeram;
  5. O comentador, após apresentado, faz objeções e críticas;
  6. A classe por sua vez, participa das discussões e debates, indagando, reforçando ou até mesmo refutando afirmações ali apresentadas, que por sua vez contribui com o tema discutido.
  7. Por fim, o coordenador do seminário faz uma síntese e encaminha para as conclusões finais, que podem ficar tanto com ele quanto com o grupo que apresentou.

(Biblioteca Faculdade de Tecnologia de Barueri – São Paulo)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com