TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de metodologia cientifica

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO: HISTÓRIA

DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA - 2014.2 - NOITE

PROFESSOR: SAM THIAGO BORGES

ALUNO: MÁRCIO FERREIRA DE ARAÚJO

FICHAMENTO

Referência Bibliográfica

LAKATOS, Eva M. & MARCONI, Marina A. Métodos Específicos das Ciências Sociais. In, Metodologia Científica. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1992, pag. 81 - 85.

Há diversos métodos científicos, que são determinados pelo tipo de objeto a investigar e pela classe de propósitos a descobrir. Assim teríamos, em primeiro lugar, o método de abordagem, que são os que proporcionam as bases logicas das investigações científicas. Esses métodos referem-se ao plano geral do trabalho, ao processo de raciocínio adotado, baseando em princípios lógicos. Classificam-se em:

Método Dedutivo – É aquele que parte de teorias e leis gerais para a determinação ou previsão de fenômenos naturais;

Método Indutivo – É um raciocínio que parte do efeito para as causas, exigindo verificação, observação e experimentação. Para que esse método ocorra é necessário que sejam repetidas varias vezes sob ampla variedade de situações;

Método Hipotético-dedutivo – É aquele que parte da percepção de uma lacuna nos conhecimentos acerca da qual se formulam hipóteses e, pelo processo de inferência dedutiva, testa a predição da ocorrência de fenômenos abrangidos pela hipótese;

Método Dialético – Nesse método tudo é visto em constante mudança, pois sempre há algo que nasce e se desenvolve e algo que se reuni e se transforma.

O Método Histórico se preocupa em estudar o passado das atuais formas de vida social, as instituições e os costumes para compreender o passado, entender o presente e orientar o futuro, verificando, não apenas a influência do fato e do fenômeno, como também sua formação, modificação e transformação durante determinada espaço de tempo. Consiste em investigar os acontecimentos, processos do passado para verificar sua influência na sociedade de hoje.

O Método Comparativo é responsável para identificar as semelhanças e explicar diferenças entre grupos, pessoas, sociedades, sistemas, padrões de comportamento familiar ou religioso, etc. Seu objetivo é entender o comportamento humano, não só no presente, como também no passado.

O Método Monográfico tem como preocupação realizar um estudo aprofundado sobre determinado assunto buscando seu desenvolvimento.

O Método Estatístico permite que os resultados quantitativos, além de representações que demostram a constatação de relações entre os fenômenos, ele tem o objetivo de obter generalizações sobre suas naturezas, suas ocorrências e principalmente sobre os seus significados.

No Método Tipológico o pesquisador confronta fenômenos sociais complexos e cria modelos ideais, com base na analise de seus aspectos essenciais. Como não existem na realidade, esses modelos estabelecem características que determinam o tipo ideal para um caso concreto.

O Método Funcionalista estuda a sociedade do ponto de vista de um sistema organizado, reunindo uma trama de ações, de relações sociais e de instituições relacionadas, que agem e reagem umas em relações às outras, de forma dependente e equilibrada. Enquanto isso o Método Estruturalista serve para analise do fenômeno sob seus diversos aspectos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com