TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento de Metodologia Cientifica

Por:   •  11/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 5

Seguindo o estudo sobre a Metodologia do Trabalho Cientifico, a aula do dia 21 de Julho, teve como tema central as Características da Pesquisa Cientifica.

Nesta aula foram tratados os princípios e métodos que constituem a Pesquisa Cientifica, entre elas a essência da pesquisa como uma obra da criatividade, que vem da intuição do pesquisador, sua criticidade e vontade de produzir conhecimento cientifico.

Tratou-se ainda sobre as fases da pesquisa que são os indicadores do caminho a ser seguido durante o trabalho, construído assim modo de empreende-la ante o objeto a ser observado e a oportunidade, o meio e modo próprios  de manifestar expressar suas descobertas .Embora o valor da criatividade seja um marco norteador da pesquisa, é preciso lembrar que a pesquisa científica não pode ser fruto da intuição do indivíduo somente, mas do comprometimento total com os procedimentos do método e como aos recursos da técnica escolhida. A pesquisa deve ter um método a ser percorrido, demarcado, do inicio ao fim, por fases ou etapas.

Quanto aos tipos de pesquisa na referida aula tratou-se da natureza da pesquisa e o tipo de conhecimentos para a ciência ou problemas que ela procura resolver. A pesquisa tem como objetivo um problema a ser resolvido, e o método é o guia para o estudo sistemático do objeto proposto, e a compreensão e solução do referido problema.

O método da pesquisa científica é a elaboração, organizada, de diversos procedimentos que podem envolver o levantamento bibliográfico e documental ou ser orientado pela realização do ato reflexivo, isto é, a operação discursiva de nossa mente sobre a realidade analisada.

A concretização da pesquisa cientifica vem das diversas etapas que estabelecidos para solucionar um problema. Essas etapas são as técnicas ou processos escolhidos para a observação do objeto estudado.

A investigação é determinada a partir dos objetivos, o que também sinaliza o tipo de método a ser empregado, o que leva a reunião de um volume de documentos, rascunhos, notas de observação, transcrições, estatísticas, etc., reunidos em campo, que devem ser reduzidos e expostos, segundo critérios definidos, em dados que atestem as descrições e as análises do objeto da pesquisa em um relatório que poderá ter um estilo narrativo, descritivo, analítico, ser ilustrado ou não, filmado, fotografado onde seu objetivo é apresentar o conhecimento reunido em seu múltiplos aspectos, mostrar sua relevância, e posiciona-lo no contexto em que ocorre e sugerir as possibilidades de ação para modificá-lo.

Na aula do dia 22 de Julho, retomamos o assunto sobre o Metodo Cientifico agora sobre o prisma do Projeto de Pesquisa e Artigo Científico. Nesta aula foi abordada a realização de um projeto de pesquisa como uma preparação para a execução da busca pela resposta de uma indagação inicial.

O projeto de pesquisa funciona como uma bussola para nortear o caminho do pesquisador, é o resultado obtido ao se projetar no papel tudo o que é necessário para o desenvolvimento de um conjunto de ações a serem executadas para a resolução da pergunta levantada. A pesquisa para obter uma conclusão positiva deve ser planejada, detalhada e analisada em todas as suas possibilidades.

Foi abordado ainda o papel do professor-orientador como um guia pelo decorrer da elaboração do trabalho, mas salienta-se que ele não é responsável pela pesquisa. É o orientador que auxiliara o pesquisador a definir qual a área em que haja maior afinidade, para que através de discussões delimite-se o problema exato e os objetivos a serem alcançados.

Sobre a elaboração do projeto de pesquisa, é necessária a organização em passos seguindo uma estrutura determinada pelo objeto pesquisado, começando pelo problema que é o inicio de todo o trabalho de pesquisa, depois o tema, para levantar uma questão que deve se resolvida através de uma hipótese, que será confirmada ou negada por meio do trabalho de pesquisa. O Problema é estabelecido pelo autor e ligado ao tema escolhido, e será o autor a formular a pergunta que delimitara a abrangência da pesquisa, definindo seus objetivos, justificando sua relevância, apresentando a metodologia a ser utilizada para a realização do trabalho, definindo o tempo que levara a pesquisa para ser realizada e apontando os autores que já abordaram o mesmo problema que estão presentes na pesquisa como refências. Nesta estrutura é ainda permitido a inclusão de elementos pós-textuais como, apêndices e anexos que são complementos para a pesquisa, glossário para a maior compreensão do leitor de termos técnicos presentes no estudo, e índice remissivo com termos e os nomes de autores importantes para o desenvolvimento da pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com