TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos de metodologia científica

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.666 Palavras (7 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 7
  1. INTRODUÇÃO

1.1 Conceito

De acordo com Cory Janssen (2010), um database manager (DB manager) é um programa de computador ou um conjunto de programas que fornecem funcionalidades básicas de gerenciamento de banco de dados, incluindo criação e manutenção de bancos. DB managers tem múltiplas capacidades, incluindo a habilidade de fazer cópia de segurança do banco (backup) e restaura-la, anexar e desanexar, criar, clonar, deletar e renomear os bancos. São usados para gerenciar bancos de dados locais e remotos. Encontram, por exemplo, bancos hospedados em servidores web e fornecem a habilidade de conectar a qualquer banco existente numa rede. Fornecem poderosas funcionalidades administrativas tais como: gerência de tabelas, procedimentos de visualização, leitura e gravação, bem como executam consultas nas tabelas (query).

Ainda sobre o mesmo autor, Cory Janssen (2010), afirma que os DB managers conectam-se ao banco e mostram informações de catálogos que são parte de um banco de dados. Podem ter uma serie de linhas de comando com parâmetros que permitem consultas e as mostram através de uma interface gráfica com o usuário (GUI). Permitem aos administradores de banco de dados aplicar novos patchs de correção para manter o banco de dados com melhorias e segurança.

Sobre a ferramenta phpMyAdmin, o site oficial diz:

phpMyAdmin é um aplicativo web desenvolvido em PHP para administração do MySQL pela Internet. A partir deste sistema é possível criar e remover bases de dados, criar, remover e alterar tabelas, inserir, remover e editar campos, executar códigos SQL e manipular campos chaves. O phpMyAdmin é muito utilizado por programadores web que muitas vezes necessitam manipular bases de dados. Normalmente, o phpMyAdmin é tratado como uma ferramenta obrigatória em quase todas as hospedagens da web, além de pacotes off-line, como o WAMPServer, XAMPP, EasyPHP e PHP Triad (www.phpmyadmin.net, 2015). 

1.2 Histórico

De acordo com o site oficial (www.phpmyadmin.net, 2015), Tobias Ratschiller, um consultor de TI e mais tarde fundador da empresa de software Maguma, começou a trabalhar em uma web baseada em PHP front-end para o MySQL criado, em 1998, inspirado por Peter Kuppelwieser Webadmin do MySQL. Ele desistiu do projeto (e phpAdsNew, do qual ele também foi o autor original) em 2000, devido à falta de tempo.

Por esse tempo, phpMyAdmin já tinha se tornado uma das aplicações mais populares do PHP e de ferramentas de administração do MySQL, com uma grande comunidade de usuários e colaboradores. A fim de coordenar o crescente número de caminhos, um grupo de três promotores, Olivier Müller, Marc Delisle e Loïc Chapeaux, registaram o projeto phpMyAdmin na SourceForge e assumiu o desenvolvimento em 2001 (www.phpmyadmin.net, 2015).

1.3 Motivação

Dentre as várias opções de sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBD) existentes, escolhemos o MySQL por vários motivos, entre eles estão: um dos banco de dados mais populares do mundo, é multiplataforma, é open-source (código livre com licença de livre uso GPL), é usado por grandes empresas, por exemplo, o Google, é altamente portável, excelente desempenho e estabilidade, além da integração às linguagens de programação populares através de drives de conexão e módulos para interfaces para estas linguagens, tais como: módulo ODBC (Open database connectivity) para linguagens Visual Basic Visual C++, no Java temos o módulo JDBC (Java Database Connectivity), além de outras linguagens que também utilizam estes módulos.

Para esse SGDB, escolhemos o gerenciador de banco de dados (BD manager) phpMyAdmin, que faz o gerenciamento via interface web, local ou remoto e conta com várias características que o faz um dos mais populares gerenciadores de banco de dados mysql no mundo, entre eles: gestão de dados mysql, administra vários servidores, facilidade em criar, copiar, arrastar, renomear e alterar tabelas, suporte em várias línguas, inclusive Português do Brasil, facilidade de exportação dos dados, entre outras características.

1.4 Metodologia

Este artigo utilizou como metodologia a pesquisa bibliográfica e exploratória. Segundo Marconi e Lakatos (2003, p.188), “as pesquisas exploratórias são compreendidas como investigações de pesquisa empírica cujo objetivo é a formulação de questões ou de um problema, com tripla finalidade: desenvolver hipóteses, aumentar a familiaridade do pesquisador com um ambiente, fato ou fenômeno para a realização de uma pesquisa futura mais precisa ou modificar e clarificar conceitos”.

Quanto aos procedimentos de coleta de dados, foram realizados com base em pesquisas bibliográficas, acessos a artigos elaborados para a Internet, sites, disponíveis ao público em geral.

Na parte de estudo de caso foi usado como SGBD o MySQL rodando no sistema operacional GNU/Linux na distribuição Ubuntu 14.04 LTS através de um servidor LAMP (Linux, Apache, MySQL, PHP), e como gerenciador de banco de banco de dados (DB Manager), a ferramenta open-source phpMyAdmin.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Arquitetura

Segundo Muto (2004), O MySQL é o mais popular sistema de gerenciamento de banco de dados SQL, além de ser Open Source, é desenvolvido, distribuído e tem suporte da MySQL AB, uma empresa comercial, fundada pelos desenvolvedores do MySQL, cujos negócios é fornecer serviços relacionados ao sistema de gerenciamento de banco de dados MySQL.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (232.1 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com