TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Histórico do Biogás e Ciclos do Biogás no Brasil.

Por:   •  29/8/2018  •  Resenha  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

Ficha de Leitura – 1

Aluno: Luiz Walker Amaro Rodrigues

Área de Pesquisa: Biodigestão

Pontos de abordagem: Histórico do Biogás e Ciclos do Biogás no Brasil.


1-HISTÓRIA DO BIOGÁS

O biogás é formado por um processo de decomposição anaeróbica (sem a presença de oxigênio) de qualquer matéria orgânica, recebeu a alcunha de “gás dos pântanos” pois foi descoberto em regiões pantanosas e foi alvo dos primeiros estudos no século XVIII onde foi descoberto gás metano em sua composição por Alessando Volta,  já no século XIX por meio de Louis Pasteur e seu aluno  Ulysse Graynon foi descoberto o potencial  energético do biogás para ser utilizado na iluminação pública e como fonte de aquecimento. Apesar dos estudos a seu respeito a utilização desse gás como fonte de energia foi deixada de lado até meados do século XX.

Nesse meio tempo as reservas de petróleo e carvão eram vistas como infinitas, e o biogás era apenas um subproduto do tratamento de outras matérias orgânicas, como por exemplo no tratamento do lodo de esgoto, um processo que produzia biogás , todavia o mesmo era desperdiçado como fonte energética.

Por volta das décadas de 1950 e 1960 iniciou-se um novo ciclo, geograficamente restrito, da utilização do biogás  na China e na Índia, esse países foram pioneiros na produção e utilização do biogás em escala considerável desenvolvendo os próprios modelos de biodigestores, esses biodigestores eram alimentados com resíduos orgânicos como restos de comidas e dejetos e o biogás produzido era utilizado para iluminação e cozinhar.

Apenas com as crises do petróleo no século XX se viu a necessidade do aproveitamento do biogás, realização de estudos/pesquisas e o desenvolvimento de técnicas com o objetivo de melhorar o processo de digestão anaeróbico da matéria orgânica. Hoje impulsionado pela busca por fontes renováveis o biogás tornou-se uma fonte de energia viável tanto no meio rural como no meio urbano.

No século XXI na produção de biogás no meio rural é concentrada em propriedades rurais onde geralmente o biogás substitui o tradicional gás de cozinha, enquanto no meio urbano as unidades de produção de biogás atuam em conjunto com estações de tratamento de esgoto ou em conjunto com usinas de geração de energia elétrica.

[pic 1]

                         Figura 1- composição média do biogás

2-CICLOS DO BIOGÁS NO BRASIL

O interesse pelo biogás chegou no Brasil por volta dos anos 70-80, impulsionado sobretudo pela crise do petróleo.

2.1- Primeiro ciclo do biogás

Iniciou-se no fim da década de 70, o biogás ainda era uma fonte de energia pouco conhecida no Brasil e o país não tinha um modelo próprio de biodigestor.

Esse ciclo foi marcado pela instalação de milhares de biodigestores nas regiões centro-oeste, sudeste e sul, cerca de 7 mil biodigestores foram instalados, todavia os proprietários não tinham quase nenhuma instrução para manuseá-los ou realizar algum tipo de manutenção, o resultado foi um abandono massivo dos biodigestores pelo proprietários rurais. Outros motivos para esse fracasso foram: a falta de equipamentos desenvolvidos exclusivamente para o uso de biogás, baixa durabilidade dos equipamentos adaptados para a conversão do biogás em energia e custo elevado de instalação e manutenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (143.9 Kb)   docx (69 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com