TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Política e Planejamento da Educação Básica no Brasil Docente

Por:   •  23/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Universidade Federal do Maranhão – UFMA Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS

Disciplina: Política e Planejamento da Educação Básica no Brasil Docente: Alexsander Ferreira Carneiro

Discentes: Eduardo Neves, Igor Rychardsonn, July Ana Ferreira, Rayssa Lopes, Marianna Serejo e Sabrina Sá.

Fichamento - Ética e Política (Marilena Chauí)

Tópico:

Ética e Política 1/4

O Poder nos Impérios Antigos.

Os Impérios Antigos (Gregos e Romanos) compartilhavam características semelhantes em relação ao poder, onde um indivíduo que detinha autoridade sobre o povo podia sobrepor seus desejos e vontades próprias a todos, sendo este a lei máxima. A política então é criada, uma vez que, submetem seu poderio acima de todos. Posteriormente, vem o advento do período medieval com a representação cristã persistente. Nesse sentido, a política e religião se complementaram, mas tal fator se tornou um problema para sociedade. Pois, de acordo com Marilena Chauí, quando o poder é cristão, a política torna-se privada. De acordo com ela, "A autoridade e a ética no mundo cristão são pensadas de maneira privada." Assim, dessa forma, a política era centrada apenas nos virtuosos. Se o indivíduo não era virtuoso e cristão, esse indivíduo não é cidadão.

Tópico:

Ética e Política 2/4 República

Nova ideia do poder, cria-se a “República” (espaço público). A ideia de ética, sociedade e politítica estão munidas entre sí. Com o surgimento de ideias que estão dentro dos parametros desses pensamentos nasce a necessidade de criar-se as instituições, que irão servir de alicerce para manter a ordem. A priori, o poder estava marcado na mão de uma única pessoa com uma ideia absolutista dentro da ética privada, dentro desss viés, surgiu um novo pensamento reinventado por novos

pensadores que tratava de uma nova ideia do que viria a ser "política". Novas ideias viriam a dizer que o espaço público também se configura como política, sendo o espaço público diferente do espaço privado assim se deu uma divisão clara por Maquiavel: o privado sendo o campo da ética, e o público o campo da política(note que isso incitava que a política em geral não havia mais entrelaços com a ética). O campo da política, nesse contexto é regido pela relações de força e pela lógica, e para que o campo da política não seja uma anarquia surge uma forma de organizar isso pacificamente, e daí surgem as instituições como forma de organização social para regular os comportamentos dos grupoa de indivíduos, em suma, surgem as leis.

Tópico:

Ética e Política 3/4

O novo campo político e a ética burguesa.

As dificuldades no mundo contemporâneo relacionadas à separação do público e privado visam colocar a ética e a política em diferentes esferas, onde a ética se aplica à esfera privada e a política à esfera pública. Acontece que a esfera pública que insere os indivíduos da sociedade também envolve meios presentes na esfera privada, uma vez que a ética e a política tenham a mesma base que é a liberdade. Portanto, ao ter a liberdade como principal base, tem-se que todos os homens na sociedade são iguais. Apesar desta afirmação, a realidade é bem diferente e pode-se perceber que há uma segmentação na sociedade, ou seja, existem as desigualdades e estas influenciam diretamente na não autenticidade da ética que tem a liberdade como fundamental, assim como a política não poderá utilizar a liberdade, desta forma, a desigualdade afetará a principal base da política e ética gerando a "violência" citada por Marilena Chauí que reflete na falta de exercício da humanidade.

Tópico:

Ética e Política 4/4

Os 3 critérios para que a ética e política se relacionem:

A fim de que a ética e a política se relacionem existem 3 critérios:

  1. Subsídio da ética para política, onde não há exercício da violência (tratar o ser humano como objeto), e caso a política na esfera pública não for capaz de tratar os fins políticos através de meios não violentos, não se tem uma política ética.
  2. Já no critério 2, a política deve auxiliar a ética na luta contra as formas arbitrárias no interior da vida privada. Dessa forma, isso significa, por exemplo, que a posição de pai, mãe ou chefe não é tão simples e não basta apenas a vontade deles para que a autoridade deles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (206.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com