TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do Livro do Laraia

Por:   •  10/7/2019  •  Seminário  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

O Conceito de Renascença (p.273-280) quinta parte: Renascença, Maneirismo, Barroco.

HAUSER, Arnold. História Social da Arte e da Literatura. São Paulo: Martins Fontes. E.d 1998

Neste item, Hauser começa pontuando o que há de tendencioso na frequente distinção entre a Idade Média e a Idade Moderna, questionando, assim, até aonde o conceito de ‘’Renascença’’ é válido. Como um exemplo desta arbitrariedade, apresenta o desencaixe de personalidades ao período, como: Petrarca e Boccaccio, Gentile da Fabriano e Pisanello, Jean Fouquet e Jan van Eyck, considerando até Dante e Giotto pertencentes à época, e denominando Shakespeare e Molière à Idade Média.

Baseado nessa interessante atribuição, o autor trabalha o conceito de que a mutação, com a ideia de progresso e industrialização, provém de uma era moderna começada no Iluminismo. Logo, limita a ‘’ linha divisória crucial’’ entre as duas metades da Idade Média, exemplificando e usufruindo da economia monetária, juntamente da moderna classe média, como fatores divergentes entre as épocas. Conclui-se, então, que o pensamento de concepção do mundo, o qual, habitualmente, se caracteriza como uma criação da Renascença, é, na verdade, o resultado de uma inspiração vinda do nominalismo medieval.

As ideias sobre a origem de conceitos antigamente ditos como originais renascentistas, se quebram quando o autor traz Burckhardt e Walter Pater para sua obra Perante a tal, observa-se

        

A Cultura Condiciona a Visão de Mundo do Homem (p.67-74) segunda parte: Como Opera a Cultura

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. E.d 2001

‘’ (...) a cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e, portanto, têm visões desencontradas das coisas’’ (p.67)

‘’ (...) todos os homens são dotados do mesmo equipamento anatômico, mas a utilização do mesmo, ao invés de ser determinada geneticamente (...) depende de um aprendizado e este consiste na cópia de padrões que fazem parte da herança cultural do grupo.’’ (p.70)

‘’ O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural.’’ (p.72)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (31.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com