TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme: As Missoes

Artigo: Filme: As Missoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 3

01. POR QUE O PROJETO DAS MISSÕES JESUITAS FRACASSARAM?

O projeto tinha como objetivo a missão de propagar a fé cristã, catequizando os índios. O ambiente pouco desbravado no início do século XVIII, precisamente na América do Sul, era onde os espanhóis e portugueses se rebelam contra os jesuítas que catequizavam os índios. Eles queriam o domínio das terras habitadas pelos nativos e isso acarretará em uma tragédia, a ponto de quase extermínio de uma cultura, um povo, uma tradição. A Igreja Católica comparece no meio dessa disputa, através de um representante vindo da Europa. Uma autoridade da Igreja que vem incumbido de dar uma solução para o conflito. O personagem mostra certa dualidade. Ele vê a importância das Missões para o povo indígena, mas ao mesmo tempo vê que devido aos vários interesses em jogo não conseguiria evitar o conflito, e acaba por “lavar as mãos”. Assim o massacre dos índios começa. Com a crueldade dos portugueses e espanhóis destinados a obterem as terras, iniciou-se uma verdadeira batalha de canhões versus flechas. O resultado foi um verdadeiro massacre aos guaranis, onde adultos, jovens e crianças incluindo os jesuítas são assassinados sem remorsos.

Enfim, o projeto fracassou porque foi executado em um ambiente que existia conflitos de interesse político e religioso, que aproveitaram a fragilidade do povo indígena e os representantes religiosos enviados para solucionar os conflitos, sabia que a igreja não conseguiria evitar o conflito, mesmo sabendo a importância das missões que estavam sendo executadas com aquele povo.

Do mesmo jeito acontece em empresas que existem muitos conflitos de interesse entre sócios, familiares ou concorrentes. O objetivo do negocio perde o sentido e o foco da organização passa a ser o conflito gerado. Como no filme, o melhor nem sempre é o que é feito, mas sim os objetivos dos mais fortes é que são feitos, independentes dos resultados esperados pelo objeto de conflito, sempre quem tem mais poder é quem domina qualquer situação.

02. QUAL A INFLUENCIA DA LOCALIZAÇÃO DO PROJETO DAS MISSOES EM SEU FRACASSO?

O filme conta à história da disputa entre espanhóis e portugueses pelo território onde se localizam as missões jesuítas. O final do século XV e início do XVI é o período em que a Europa começa a se questionar sobre quem habita o outro lado do mundo. É a época das grandes navegações, das grandes "descobertas". As missões religiosas provenientes do Velho Mundo fazem parte deste contexto histórico e de uma visão européia ainda bastante etnocêntrica. Essas características para uma melhor compreensão do papel dos jesuítas na disputa econômica que estava em jogo, embora fundamentalmente sua função principal fosse a evangelização. Tudo se inicia com o desbravamento de uma região virgem e inabitável, onde as densas florestas e os animais selvagens constituíam obstáculos de difícil superação. O objetivo de domínio de povos e terras dos espanhóis e portugueses era totalmente o objetivo contrario de Catequizar os povos daquela região.

A influencia de a localização ter fracassado foi justamente que o projeto foi implantando em uma localização que existiam outros interesses em vista por critérios de maior recurso do que o objetivo das missões. Isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com