TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme E Video Sobre Um Olhar Critico

Casos: Filme E Video Sobre Um Olhar Critico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 2

-pedagógicos do Departamento de Educação Básica da SEED:

 Sugestões de filmes de ficção para uso em aulas de Sociologia.

 Possibilidades de recortes teórico/temáticos.

1) Filme: Daens – um grito de justiça

Especificações Técnicas: Mídia: DVD, Ano de produção: 1992, Duração: 138 min.

Possibilidades de trabalho: O filme DAENS, que se passa no final do Século XIX, em Aalst – Bélgica, permite trabalhar muitos aspectos da teoria Marxista, prevista nos conteúdos estruturantes “O Surgimento da Sociologia e as Teorias Sociológicas” e “Trabalho, produção e classes sociais”. Por retratar as primeiras rebeliões dos trabalhadores das indústrias no século XIX, possibilita discussões sobre: desigualdades da sociedade capitalista; exploração do proletariado pela burguesia; exploração das mulheres e crianças nas fábricas; a insalubridade das condições de trabalho do proletariado no século XIX; as extensas jornadas de trabalho; a extração da mais-valia; Socialismo e Movimento Socialista; Movimento Operário; o papel da Igreja frente a “ameaça” do Socialismo e partidos políticos de orientação socialista.

2) Filme: O sorriso de Monalisa

Especificações Técnicas: Mídia: DVD, Ano de produção: 2003, Duração: 117 min., Estúdio: Columbia Pictures

Possibilidades de trabalho: Ambientado nos anos 50, O Sorriso de Monalisa suscita um leque de possibilidades, dentre os quais se destaca o trabalho com os temas ligados às questões de gênero, e às questões educacionais. Nesse sentido, pode ser articulado, de maneira mais íntima, aos conteúdos estruturantes “O processo de socialização e as instituições sociais” (visando a possibilidade de ser trabalhado na instituição escolar) e “Cultura e Indústria Cultural” (analisando a formação cultural dos papéis masculino e feminino na sociedade capitalista moderna). Permite trabalhar: os aspectos culturais do gênero; cultura patriarcal; escola como instituição patriarcal; desigualdade de gênero; movimento social feminista; escola como reprodutora das desigualdades sociais e de gênero; teorias sociológicas sobre a educação escolar tradicionalista; a escola como instituição de socialização.

3) Filme: Edukators

Especificações Técnicas: Mídia: DVD, Ano de produção: 2004, Duração: 126 min., Estúdio: Y3 Films/arte/Coop 99/Sudwestdeutscher Rundfunk.

Possibilidades de trabalho: Filme alemão que se situa na contemporaneidade, possibilita discussões atreladas principalmente aos conteúdos estruturantes “Poder, Política e Ideologia” e “Direitos, Cidadania e Movimentos Sociais”, dentre as quais: protagonismo juvenil; a juventude

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com