TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O OLHAR CRÍTICO DO ADMINISTRADOR

Por:   •  11/11/2017  •  Ensaio  •  1.624 Palavras (7 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

ATIVIDADE ESTRUTURADA – ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO

TEMA – O OLHAR CRÍTICO DO ADMINISTRADOR

O papel do Administrador não é apenas de gerenciar determinada área de uma organização ou toda uma organização, seja ela pública ou privada, de pequeno, médio ou grande porte, mas, também, contribuir para o desenvolvimento da sociedade, pois a sua função política e social o torna um dos profissionais mais demandados pelo mercado de trabalho. Observei que o Administrador deve, primeiramente, entender o funcionamento da empresa como um todo, deve compreender a que cada setor / unidade se destina. Porque e para que certo departamento da empresa existe. A Habilidade Conceitual envolve essas aptidões. Além de estar aprofundado no conjunto da organização, o administrador deve lidar de maneira hábil com as pessoas que compartilham o trabalho, seja seu subordinado ou sua chefia . A Psicologia é o ponto de apoio para o desenrolar de bom relacionamento no ambiente de trabalho. Cabe ao administrador saber motivar de maneira racional seus funcionários sem exercer pressão, mas delegando cada função de maneira objetiva visando resultados satisfatórios. Lidar com pessoas é a mais complexa e delicada tarefa, é preciso saber motivar os funcionários, fazer com que sintam-se felizes por estarem na empresa exercendo suas atividades. Para atingir estas metas, o administrador deve exercer uma liderança, porém, uma liderança branda, sem exercer pressão, motivando os seus funcionários a desenvolver seus trabalhos, suas atividades satisfatoriamente. É um erro o exercício da liderança de maneira ditatorial, arrogante, orgulhosa humilhando os subordinados. O administrador deve buscar ser uma figura SIMPÁTICA aos olhos daqueles a quem ele dirige. Segundo Katz (1955), “o sucesso do administrador depende mais do seu desempenho e da maneira como lida com pessoas e situações do que de seus traços particulares de personalidade. Depende daquilo que ele consegue fazer e não daquilo que ele é”. O administrador deve pensar globalmente (ver o mundo) e agir localmente (atuar na empresa), se manter informado e anteceder os fatos que ocorrem fora da sua empresa, pois é lá que as determinantes iram ditar a ações intra-organizacionais. Somente assim o administrador pode conduzir sua empresa a uma situação melhor. A responsabilidade da administração em nossa sociedade, segundo Drucker (1998), “é decisiva não só para a própria empresa, mas também para o prestígio, sucesso e posição do administrador, para o futuro do sistema econômico e social, e para a sobrevivência da empresa como uma instituição autônoma”.

Por que Administração?

 Comecei a escolha da profissão logo após o ensino fundamental onde escolhi cursar o técnico de administração e me identifiquei decidindo dar seguimento a escolha na faculdade. Meu sonho sempre foi ter um negócio próprio e isso influenciou muito a minha escolha pela Administração onde adquiri conhecimento e habilidades para ter um negocio bem sucedido. As matérias escolhidas foram as quais me identifiquei e levo para a vida profissional e pessoal:

  1. INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO:

Nessa disciplina aprendi a desenvolver conceito, funções, perfil e habilidades de um administrador. As teorias da administração, abordagens tradicionais e contemporâneas, além de proporcionar a traçar planos de negócios como instrumento dos empreendimentos. Criando responsabilidade social e ética nas organizações, adquirindo conhecimento de gestão ambiental e as tendências atuais da Administração como: Globalização, terceirização, fusões, incorporações e alianças estratégicas no mercado global. E  assim consigo identificar no meu dia a dia desenvolvendo uma visão ampla da Administração.  

 

  1. TGA:

Em especial essa disciplina me impulsionou a estudar com mais animo ate o final do curso hoje. Estudando essa disciplina pude formar uma visão crítica sobre a evolução do pensamento administrativo, suas principais teorias e suas principais contribuições na formação dos conceitos da administração e entender para atuar profissionalmente o ambiente econômico e de responsabilidade ética, social e ambiental com o qual interagem as organizações na atual na fase “da globalização e de competitividade de mercados”.

3- GESTÃO DE PROCESSOS:

Em uma organização existem muitos processos que muitas vezes são desnecessários, se transformam em trabalhos duplicados e por isso todo processo necessita de uma melhoria contínua para alcançar uma boa qualidade e sendo eficiente e eficaz para o resultado final esperado pela organização. Após o estudo dessa disciplina tento colocar em prática o que aprendi sendo mais atenta aos processos da empresa onde trabalho, de forma que, havendo oportunidade dou minha opinião para melhorias, me interesso em saber quais são os setores, e quem são as pessoas envolvidas no mesmo processo que eu, e o que podemos fazer juntos para atingir o objetivo final.

4. ANÁLISE ORGANIZACIONAL:

  Proporcionou noções sobre a amplitude de uma empresa, e sua complexidade de forma que inicialmente não entendia. Criei minha própria opinião sobre tal amplitude ao pensar em plano de carreira, no ambiente de trabalho, seus processos, o clima organizacional, a cultura da empresa, de forma que, me identifiquei com a missão, a visão e os processos da organização em que atuo. Hoje consigo entender uma estrutura organizacional e saber minha posição e importância dentro desta estrutura.

5. CONTABILIDADE GERENCIAL:

Ao estudar essa disciplina pude aprender que sua funcionalidade dentro de uma empresa é fundamental e deve ser bem exercida e não confundida com a contabilidade de custos pois seus objetos são diferenciados para agregar uma a outra e com mais clareza entender o que se passa dentro da contabilidade da organização pois as empresas estão em constantes mudanças e cada vez mais necessitam de controles precisos e de informações claras  sobre seu negócio para adequar as suas operações, às novas situações evitando que ocorra um déficit prejudicando o objetivo que é lucrar com o negócio e ainda se colocando a frente para obter resultados e permanecer na concorrência.

6. MACROECONOMIA:

Uma das matérias mais importantes. Como não tenho papel de investidora dentro de uma empresa, levo para vida pessoal o aprendizado em Macroeconomia, pois conheci sobre o mercado econômico desde a primeira relação de troca e definição de moeda. Aprendi sobre as demandas de salários, empregos e preços. Quando investir e quando comprar de acordo com a taxa de juros. Através da teoria da inflação, do consumo, e política monetária sei quando é o momento certo para economizar, investir na poupança ou na compra de bens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (197.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com