TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Germinal

Dissertações: Filme Germinal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  1.196 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

SOCIOLOGIA APLICADA Á ADMINISTRAÇÃO

ANÁLISE DO FILME GERMINAL

Vitória da Conquista

Dezembro de 2012

Discentes

Aline Marinho Santos

Fernando Martins Gois

Lilian Amorim Oliveira

ANÁLISE DO FILME GERMINAL

Trabalho apresentado ao Professor Francisco Carlos Cardoso da Silva como avaliação parcial da disciplina Sociologia aplicada á administração. Curso de Administração UESB.

“Uma ideia torna-se uma força material quando ganha as massas organizadas”

Karl Marx

Vitória da Conquista

Dezembro de 2012

INTRODUÇÃO

O filme que iremos analisar refere-se à situação de trabalho dos operários franceses em uma mina de carvão, relatando fome, miséria, falta de higienização e baixa remuneração por parte dos donos do capital, enquanto estes viviam no luxo não lhe faltava nada, porem só pensavam em si.

Apresentaremos relação do mesmo com os intelectuais Karl Marx e Durkheim, segundo suas teorias relacionadas ao trabalho e egoísmo e ao fato social e solidariedade respectivamente.

Faremos uma analogia do nome do filme Germinal com o presente em que se passa o filme o passado e ate mesmo com a contemporaneidade.

GERMINAL

A priori o filme germinal é uma critica a situação de trabalho vivenciada pelos operários da mina de carvão, apresentando condições de trabalho de risco, precária e com baixa remuneração. A mulher era vista como uma mercadoria que poderia ser trocada por alimento.

Os operários ganhavam cada vez menos e trabalhava mais, a partir daí surgem pensamentos de revolta e greve, porém não são todos que aderem enquanto a maioria passa fome reivindicando salários melhores que possam comprar ao menos o pão, outros preferem trabalhar traindo seus companheiros para não passarem fome enquanto os donos do capital usufruíam do luxo, boas comidas mostrando claramente as desigualdades sociais.

O nome do filme germinal esta diretamente relacionado ao trabalho, um germe implantado na sociedade a própria prole funciona em função da sobrevivência, germinal as constantes transformações vividas desde os primórdios e que continua um germe na contemporaneidade um mundo liquido de constantes transformações.

Não se pode fazer uma analise ampla do filme sem relaciona-lo com Marx.

“um trabalhador é tanto mais pobre quanto mais riqueza produz, quanto mais cresce sua produção em riqueza e em volume. O trabalhador converte-se numa mercadoria mais barata quanto mais mercadoria produz. A desvalorização do mundo humano cresce na razão direta da valorização do mundo das coisas. O trabalho não apenas produz mercadorias, produz também a si mesmo e ao operário como mercadoria, e justamente na proporção que produz mercadoria em geral.”

Karl Marx

Relacionando a obra de Karl Marx à citação acima e o filme percebemos que o trabalhador ao saber que ele estava sendo explorado e se permitia ser ele era mais barato quanto à mercadoria que produz, pois a mercadoria que estes estavam produzindo dava uma condição de fartura aos donos do capital enquanto eles passavam fome, viviam na miséria e sofriam.

Outro fator vigente no filme a divisão de classes o capital na mão da minoria, o egoísmo e individualismo do mesmo mostra também que um operário que é citado por um ator critico que causou a enchente na mina, ao operário ganhar cem mil francos ele não ajuda os outros e sim investe no capital, passa a pensar como um burguês.

O manifesto comunista é necessário que os operários se unam para que aconteça alguma coisa, porém este manifesto na prática só seria valido se todos os operários se unissem enquanto tivesse ainda um trabalhando não defendendo os ideais estes seriam inválidos.

Como ocorreu no filme nem todos aderiram a manifestação, alguns voltaram a trabalhar o que resultou que eles não chegaram a lugar nenhum, só a destruição mas não conseguiram alcançar seus objetivos.

Uma das ideias central do filme em relação ao pensamento de Max é representada pelo personagem Etienne que tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com