TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme Germinal

Artigo: Resenha Do Filme Germinal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  1.841 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha

O filme relata a situação da classe operária nas minas de carvão da França no Estado Liberal.

Depardieu interpreta um encarregado e respeitado mineiro de carvão, cujo pai trabalha desde os 8 anos de idade na mesma mina. Um homem aparece pedindo trabalho, entretanto, não há vaga. Esta surge com o falecimento de uma das mulheres que também trabalham como mineradoras. Após algum tempo o novo trabalhador incita a paralisação do trabalho, ficando conhecido como rebele e posteriormente perseguido pela guarda, pois a paralisação torna-se uma desordem. Os trabalhadores primeiro tentam negociar melhores condições de trabalho e aumento salarial, com a negativa do burguês responsável pela administração das minas e pagamentos salariais, aqueles revoltam-se e começam a praticar crimes, como assassinatos, invasões às minas e destruição dos instrumentos e locais de trabalho. É nítida a pobreza da época, mulheres têm relações sexuais para obterem alimentos e crianças e idosos morrem aviltados por patologias sem o mínimo de condição financeira para comprarem medicamentos, o roteiro deixa bem marcado o período calamitoso no qual se encontrava a classe operária.

Ao dirigir Germinal, Claude Berri conseguiu transmitir toda a carga emocional vivida por Zola _ um dos responsáveis pela liberdade política na França e criador de “Germinal”. O escritor francês, para elaborar a obra, viveu por dois meses junto com operários, trabalhando nas minas de carvão. Não há como se surpreender então, com as cenas apresentadas de forma tão real e nítida acerca da situação social, política e econômica vivida pela França naquele momento.

O fatos ocorrem no contexto histórico liberalista, cujos ideais eram: impedir a intervenção do Estado e conquistar os direitos de liberdade, mais especificamente com a chegada da Revolução Industrial na França, quando foi descoberto o carvão como fonte de energia, servindo para que as máquinas implementadas no país funcionassem. Houve então, um grande êxodo rural, os indivíduos do campo migraram para as cidades em busca de emprego, e como mostra o filme, trabalhavam em condições precárias dentro das minas de carvão, sujeitando-se ao calor e humidade destas, baixíssimos salários, muitas horas de trabalho e pouquíssimo descanso. Percebemos isso claramente quando personagens do longa-metragem aparecem exaustos, sujos ou doentes, como no início de Germinal, que devido à intoxicação, o mais antigo dos mineiros, tosse expelindo carvão. As famílias passavam fome, pois o dinheiro que recebiam não era suficiente para suprir suas necessidades, muito bem demonstrada tal situação quando a nora do mineiro mais antigo sai em busca de ajuda, recorrendo aos burgueses e a um comerciante inescrupuloso que negocia favores sexuais em troca de alimentos. Por não possuir mais crédito, cede e negocia a prática sexual da sua filha com o comerciante para receber pão.

As mulheres acreditavam que quanto mais gerassem filhos, mais dinheiro teriam, mas não percebiam o erro que cometiam, pois eram mais pessoas para alimentar. A exemplo, temos as crianças famintas da casa do mineiro que tinha mais tempo de trabalho nas minas de carvão, inclusive tendo uma delas entrado em óbito por ter adoecido, pois a família não tinha recursos para comprar medicamentos.

Germinal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com