TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme: Tempos Modernos

Ensaios: Filme: Tempos Modernos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

A Revolução Industrial e a Grande Depressão (1929-1941) causaram grandes modificações na sociedade, e são essas modificações que o filme Tempos Modernos (Modern Times) tenta retratar. A modernização industrial, a pressão e opressão dos patrões sobre os empregados, a execução de tarefas repetitivas e aceleradas, a repressão policial, crises financeiras – fechamento de fábricas, desemprego, fome, greves- e a desvalorização do ser humano, são algumas das modificações tratadas no filme, que além de reproduzir questões trabalhistas, reproduz também a tentativa do ser humano de ser feliz. A frase no inicio do filme mostra quais são os assuntos abordados na obra: “Tempos Modernos. Uma história sobre a indústria, a iniciativa privada e a cruzada da humanidade em busca da felicidade.” (CHAPLIN, 1936).

2. DESENVOLVIMENTO

Tempos Modernos (Modern Times, 1936), reproduz os diversos problemas sofridos pela sociedade durante a Revolução Industrial e a Grande Depressão (1929-1941). A modernização industrial, trouxe um grande contingente de pessoas do campo para as cidades, iniciando o processo de urbanização, muitos iam em busca de empregos já que a industrialização provocou a ruína de grande parte dos camponeses, artesãos e outros profissionais em diversas áreas. O trabalho nas fábricas era repetitivo e acelerado- linha de montagem fordista- pois na sociedade capitalista o lucro era sempre mais importante, muito dos operários trabalhavam de forma desumana, o horário de descanso era considerado perda de tempo, um exemplo é a tentativa de implantação da Máquina Alimentadora Bellows, que é apresentada como “um artefato prático para alimentar seus empregados enquanto trabalham” (CHAPLIN, 1936). Assim procura-se reduzir o tempo perdido e aumentar a produtividade tal como a teoria taylorista. Os patrões pressionavam e oprimiam seus funcionários, no filme os operários eram vigiados por câmeras e alertados por meio de telões, não existindo privacidade e mostrando que eles eram apenas “objetos” do mundo capitalista. Por outro lado, a Grande Depressão teve repercussões desastrosas, os capitalistas perderam grandes quantidades de dinheiro e muitos tiveram que fechar as portas, ocorrendo assim demissões em massa, fazendo com que muitos desses operários e outros trabalhadores perdessem seu único meio de sobrevivência, já que foram eles os mais prejudicados pela crise financeira. Além disso, Charles Chaplin tenta mostrar que é constante a busca da humanidade pela felicidade, apesar de todos os problemas, a sociedade precisa ser feliz para conseguir se realizar seja na vida pessoal ou no âmbito profissional, a felicidade encontrada por Carlitos e a jovem está nas coisas simples da vida, nas aventuras e não nos produtos capitalistas. 

3. CONCLUSÃO

Os assuntos tratados no filme são atuais, muitos dos problemas enfrentados pelo personagem de Charles Chaplin acontecem até hoje. Apesar de o filme ser de 1936, ele apresenta temas bastante atuais, um deles é o fato de muitos trabalhadores desenvolverem problemas psiquiátricos não só pelo fato de executarem atividades repetitivas, mas também pela pressão com que alguns administradores exercessem sobre seus funcionários. Teorias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com