TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Wall Street - O Dinheiro Nunca Dorme (2010) - Mercado De Ações

Casos: Filme Wall Street - O Dinheiro Nunca Dorme (2010) - Mercado De Ações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  2.877 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho Orientado 3

1) Filme Wall Street - O Dinheiro Nunca Dorme (2010) - Mercado de Ações (2h)

1.1) Apontar as principais idéias expostas no filme

• O giro da economia.

• Movimento de dinheiro em círculos,chamado de alavanca

• Especulação,como um sistema global que leva a falência.

• Rumores,boatos no mercado financeiro,pode levar uma empresa a falência.

• Risco moral: È quando alguém pega o seu dinheiro,mas não responsável por ele.

• Evasão de divisas

1.2) Fazer um resumo do filme com o que foi visto em sala de aula

Diferente do que vimos no Brasil,e do que vimos no documentário da crise de 2008,onde nenhum culpado por crimes financeiros são presos,no filme Wall Street ,O dinheiro Nunca Dorme, alguém foi preso por isso,Gekko.Que foi preso por vazar informações e fraudar apólices.

O filme acontece em plena crise de 2008,a bolha financeira.

Uma empresa que tem um dos maiores nomes nos bancos de investimentos, é quase levada a falência, viu suas ações despencarem de preços por causa de boatos lançados no mercado financeiro. O dono dessa empresa recorre ao Banco Central para tentar escapar da falência,mas ele já tinha mais empréstimos,e esse empréstimo só poderia acontecer se houvesse garantia do tesouro Americano,com capital de longo prazo. A mesma pessoa que plantou as informações no mercado, comprou as ações por 3 dólares,que valiam 79 dólares um mês antes.

Em uma palestra Goku fala em ganância, que segundo ele é que move o mercado financeiro. Foi ganância que fez o governo dos EUA cortar os juros para 1% após o dia 11 de setembro de 2001, para que as pessoas voltassem a consumir, e assim fazer a moeda girar. Ele explica o que os bancos fazem,os banqueiros brigam,competem entre si, eles usam o dinheiro que não é deles, para fazerem negociações, e ninguém fica sendo responsável por isso. Isso é um movimento de dinheiro em círculos, chamado de alavancar. O mal do sistema é a especulação, divida alavancada, no final pegar mais dinheiro emprestado, que leva a falência, não funciona e é global.

A aproximação de Goku a Jacob e sua filha, parece inocente e cercada de arrependimentos,mas é só mais jogada,como sempre acontece nesse mercado,cercado de ganância,aonde só que o que conta é o dinheiro,o poder,a vida de luxo que esses banqueiros levam.O real interesse de Goku é um dinheiro que existe em uma conta na Suíça no nome de sua filha.Como so ela pode retirar esse dinheiro,ele ganha a confiança do genro,e rouba a própria filha.

Jacob por sua vez movido por um senso de vingança,planta informações falsas no mercado sobre o causador da morte do seu mentor,e consegue causar uma queda de 19% no valor das suas ações.

A crise imobiliária de 2008,também é citada no filme. Que levou os americanos a contraírem empréstimos, hipotecar suas casas,devido a grande facilidade que os bancos colocaram a disposição.

Jacob,foi contratado por Bretton. Então estoura crise de 2008,quando acontece a Bolha imobiliária.Quando os bancos pedem o maior socorro financeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com