TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME WALL STREET PODER E COBIÇA

Por:   •  21/10/2015  •  Resenha  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  4.054 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO DE DIREITO EMPRESARIAL II

Docente: Bruno Apolinário

Discente: Cintia de Souza Raybolt (4º Período)

Assunto: Resenha do filme “Wall Street: Poder e Cobiça” (1987) ”

Neste trabalho irei relacionar as Teorias aplicadas na disciplina de Direito Empresarial II, com o filme Wall Street, Poder e Cobiça , que relata a forma com que se dá o mercado financeiro na década de 80, nesse período o mercado de ações estava favorecido, fazendo assim, com que despertasse o desejo de uma oportunidade de lucrar, em todos que estavam nesse meio.

        O filme inicia-se na cidade de Nova York no ano de 1985, com um jovem chamado Budy Fox, que é corretor no mercado de ações. Jovem este que tem grande ambição e uma admiração muito grande por Gordon Gekko, que era uma espécie de manipulador e um Bilionário que não media esforços para se dar bem. Budy era incansável na busca de uma oportunidade de negociar com esse Bilionário manipulador, porém teve várias negativas do mesmo. Após inúmeras tentativas, Budy Fox consegue ter uma oportunidade de mostrar o seu interesse a Gekko . Então após conseguir a oportunidade Budy faz de tudo para não desapontá-lo, fazendo assim com que Gekko confie a ele informações preciosas, para se conseguir comprar muitas ações em pouco tempo e com preço baixo de certa empresa.

        Budy começa a se encantar com a forma fácil de ganhar dinheiro, após conseguir ser um dos corretores de Gekko, e nesse mesmo tempo começa a se envolver com uma decoradora, que por sua vez mantinha uma relação extraconjugal com Gekko que a mantinha com luxo e ostentações e o mesmo ela exigiu de Bud.

        Podemos constatar em algumas cenas do filme, um conflito entre os acionistas, investidores e administradores destacam a atenção para uma delas, quando Gekko na casa de Budy Fox, consegue um acordo com os três sindicatos dos funcionários da aviação, com redução de salário, e aumento de horas extras para evitar com que a S.A.( Blue Star ), decrete sua falência. Não posso deixar de citar que, nesta cena observo um conflito de interesses, onde percebo que o administrador (Pai de Budy), se recusa a vender as ações, remetendo a Budy uma ira muito grande, na qual ele desafia seu pai, demonstrando assim que administradores, investidores e acionistas divergem suas opiniões e podem sim, entrar em conflito.

        Desta forma, destaco também que as cenas que tem grande influência no mercado e na própria atividade empresarial, quando Budy, faz um acordo com os sindicatos para retirar as ações de Gekko, e evitar a liquidação da S.A (Blue Star); quando a empresa e absolvida de um processo judicial que elevaram os preços de ações dessa referida empresa. Podemos observar nesse ponto, que Budy percebe que Gekko, estava tramando sem que o mesmo saiba, entretanto ele abre os olhos e vira o jogo contra Gekko, iniciando assim mais um conflito.

Não podemos deixar de, relacionar o filme e lei da S.A, com os artigos 155, inciso I, III, e § 4 que nos fala sobre o dever de Lealdade do administrador, pois acionista majoritário, que exercer a função de administrador, deve servir com lealdade a companhia. Sendo assim, observamos totalmente uma divergência na cena, em que Budy, com informação privilegiada, aproveita oportunidade, para proporcionar vantagens ao Gekko e conquistar a sua confiança.

Podemos Concluir através da análise do filme e das aulas, que a cobiça funciona sim e que ela poderá salvar não só a “Teldar paper”. Gekko, o chamado pirata corporativo, termina o filme se dando mal, mas sua filosofia de vida veio a dominar as práticas empresariais nos dias de hoje, nos negócios norte americanos. Hoje estamos tão impactados com a ideologia que a cobiça funciona que dificulta imaginar que um sistema como este poderia ter funcionado um dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (89.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com