TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme "a Invenção De Hugo Cabret"

Ensaios: Filme "a Invenção De Hugo Cabret". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 3

1) O que o grupo entendeu sobre o filme?

Entendemos que o filme, retrata o cotidiano após a guerra mundial, mostrando os devido valores, conceitos e princípios da pessoa humana. Em fatos do filme, demonstra a sobrevivência de um criança – órfã – que por conta de uma antiga invenção a muito tempo esquecida, encontra motivação para continuar os ensinamentos do seu falecido pai, valendo que também, traz uma mensagem de conforto para desenvolver os princípios de determinação e dignidade através dos ensinamentos que foram absorvidos em contato com a sociedade. Diante do filme, podemos dizer que reporta a sobrevivência de uma época, que resgata o passado para um futuro melhor, podemos extrair a ideia do surgimento do cinema e da sua evolução e ressalta trechos da Guerra que foram vividos e suas consequências nas dentro da sociedade e na modernização. O Filme, para nosso Curso – Direito – retrata o estudo complexo do direito natural e positivo perante a sociedade.

2) Qual o momento histórico relatado no filme? Ele tem relação com século XIX?

O momento histórico relatado do filme, que é vivenciado em Paris, refere-se a pós Guerra Mundial e menciona o desenvolvimento do cinema. A relação com século XIX foi o período do regime democrático, da economia capitalista e do socialismo que desencadeou a Guerra.

3) É possível identificar no filme alguma relação com o direito positivo e o direito natural? Porquê? E em que momento?

Direito positivo é o conjunto de normas jurídicas, distinguindo-se do direito natural, traduz-se na existência de um direito fundado na natureza das coisas e, em ultimo tempo, na vontade divina, no direito justo, princípio éticos e morais. Dentre tanto, no filme, retrata um menino órfão – Hugo Cabret - que mediante moradia na estação de trem, foge as regras do direito positivo, que o Estado propõem à criança. O momento em que retrata o direito positivo refere-se quando o inspetor da estação de trem, aborda um menor, cumprindo as normas estabelecidas pelo Estado, levando-o e tomando as medidas cabíveis para os procedimentos perante ao órgão do orfanato. Já no Direito natural, a principal cena, ocorre quando o menino órfã – Hugo Cabret – é acolhido pela Familia – George Mélies.

4) Qual a relação do filme com a teoria de Miguel Reale e a teoria de Hans Kelsen?

Miguel Reale, postula a teoria tridimensional, se aprofundando em direito a ser estudado como norma, valor e fato social, que são os aspectos que envolve o valor em torno do qual ocorre o fator humano e natural (axiológico), no aspecto fáticos que trata a efetividade social e que compreende o ordenamento do dever de ser (normativo), comparando com Hans Kelsen, trata-se da questão de um direito humano, criado por homens e para os homens, portanto, a relação com o filme abrangendo todos os parâmetros de direito da pessoa humana, perante a sociedade.

5) É possível identificar valores sociais, quais e porquê?

É possível identificar, pois o filme retrata os valores humanos, éticos e morais, que são importantes para uma boa convivência com a sociedade. Alguns deles são especificados no filme, quando, podemos observar a atitude de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com