TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Exames: Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2014  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  1.448 Visualizações

Página 1 de 3

1. Identifique as grandes características de cada período histórico da filosofia, tendo por base a ideia de que os antigos são fisiocêntricos, os medievais são teocêntricos e os modernos são antropocêntricos.

RESPOSTA:

Fisiocêntricos conceito da lei natural, aperfeiçoamento da veracidade religiosa.

Moderna criatividade, reforma protestante o que abriu espaço para igrejas em busca de lucros, e para alguns capitalistas separarem a igreja do estado, pois esta era vista como empecilho para o lucro, visão naturalista, antropocentrismo, ser humano em declínio de valores, respeito, moral. Se autodestruindo de dentro para fora e uns para com os outros.

Medievais, criação das primeiras universidades pela igreja de cristo, filosofia tomou o lugar que nunca devia ter saído, apenas um ato de pensar e pensar vem de Deus e um ato não é maior que o criador. neste período temos homem com valores retos onde a honra a moral e o respeito e a ética estarão em declínio no próximo período considerado “modernismo.

2. Em que medida poderíamos dizer que hoje em dia há pessoas que vivem de modo antigo, de modo medieval, ou de modo moderno? Faça-o com exemplos.

RESPOSTA:

No antigo qualquer um defende a natureza como causa, defender o valor da vida humana individual, o bem estar, o prazer espiritual e físico qualquer um que vive com esta filosofia pode ser considerado antigo.

Medieval o ser que coloca Deus e os valores, respeito moral, ética acima de outras coisas não, retirando dessa contexto o ato de filosofar, de buscar a ciência.

Moderno qual quer ser humano onde, vê em Deus apenas uma maneira de explica nossa existência ou que não tem valores ou o mesmos estão corrompidos, num lugar onde a imoralidade tem vergonha e a moralidade e vergonhosa, o respeito e um ato de esforço onde o amor e algo efêmero e onde atos naturais que devem elevar o homem como o sexo se tornam algo banal e mais uma forma de se corromper.

3. Há diferença entre o conceito kantiano de modernidade, apresentado ao falar de Iluminismo, e o conceito que normalmente temos de modernidade? Qual é a diferença?

RESPOSTA :

Sim. Para nós, a modernidade é estar atualizado, estar na moda. Porém de acordo com o conceito Kantiano, a modernidade é o esclarecimento (ou seja, a modernidade) é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele mesmo é o responsável. De acordo com este conceito, a menoridade é ser dependente dos outros, não ter liberdade para decidir sua vida. Diferente de ser moderno, que é ser responsável, ter autonomia e estabelecer as normas que irá seguir assumindo seus riscos.

4. Falamos cada vez mais em “crise da modernidade”, ou em “pós-modernidade”?

O que se pode entender com essas expressões? De que forma elas mostram algo que se percebe como presente na vida prática das pessoas?

RESPOSTA:

A partir da filosofia, ou seja, o ato de buscar a verdade, o homem pode ou não encontrar essa verdade, ele pode tentar criar algo que ele chama de “verdade” onde cada um tem uma verdade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com