TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Dissertações: Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  1.798 Palavras (8 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 8

Pergunta 1

0 em 0,2 pontos

Assinale a alternativa correta:

a) Deontologia é o debate sobre os valores éticos que um grupo social considera correto.

b) Ética são as leis que regem cada profissão e objetivam protegem o profissional e as pessoas sob sua responsabilidade.

c) Deontologia é a ciência que estabelece normas diretoras das atividades profissionais.

d) Ética é a ciência que tem como finalidade a determinação de deveres que devem ser cumpridos nas profissões.

e) Deontologia é uma palavra formada por deón e logia, deriva do grego

déon, que significa ‘dever, o que é obrigatório’.

Resposta Selecionada: e.

C, D

Resposta Correta: c.

C, E

Feedback da resposta: A resposta correta é "C,E" : Deontologia é o código de ética das profissões, que estabelece direitos e deveres e as normas diretoras das atividades profissionais. Deriva do grego déon, que significa ‘dever, o que é obrigatório’. O debate dos valores é ética mas o código de leis da profissão é deontologia, também chamado de código de ética profissional.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

São 3 as feridas narcísicas do homem: 1ª) a descoberta de Copérnico e Galileu Galilei que é a terra que gira em torno do sol, o que implica que não há diferenças entre a terra e qualquer outro planeta; 2ª) a evolução das espécies, de Darwin, que implica que o homem não é a mais importante criação de Deus, e 3ª) a descoberta do inconsciente, que implica que muitas ações que pensamos de ter sido movidas pela nossa consciência podem estar sendo ocasionadas pelo inconsciente.

De acordo com a unidade 8, assinale a alternativa correta. A teoria na qual se enquadra a 3ª ferida narcísica:

Resposta Selecionada: b.

Freud que afirma que o sujeito é cindido através de elementos conscientes e inconscientes.

Resposta Correta: b.

Freud que afirma que o sujeito é cindido através de elementos conscientes e inconscientes.

Feedback da resposta: A resposta correta é "Freud que afirma que o sujeito é cindido através de elementos conscientes e inconscientes." No sujeito acontece uma interação sobre a qual ele não tem domínio total, boa parte de suas percepções e de seu conhecimento são inconscientes.

• Pergunta 3

0 em 0,2 pontos

Não cuide só do intelectual; é preciso gerenciar as emoções. Empresas começam a usar testes para mapear Quociente Emocional; saiba o que é isso.

O Quociente de Inteligência (QI) é um conceito disseminado há muito tempo, usado para medir o raciocínio lógico e as capacidades cognitivas de um indivíduo.

Usando o QI, é possível aprender, graduar-se e especializar-se em alguma área. Para ser bem-sucedido na carreira, entretanto, é preciso saber fazer também um bom uso do chamado Quociente Emocional (QE) “Não adianta ter pós-graduação, doutorado, MBA e não estar preparado emocionalmente para usar tudo isso de maneira efetiva e funcional”, afirma o diretor executivo da Gauss Consulting, Orlando Pavani Jr.

O caso “padrão”, de acordo com ele é o de profissionais intelectualmente perfeitos e que possuem todos os requisitos técnicos para agir de um determinado modo, mas que apresentam um comportamento diferente e, obviamente, insatisfatório.

Quando isso acontece o ideal é mapear a inteligência emocional da pessoa para identificar quais os pontos mais fracos e, a partir daí, dar a ela o treinamento adequado. Isso se faz por meio de testes como o EQ MAP, no caso de Gauss Consulting.

“O questionário tem 258 perguntas que, depois de respondidas são processadas e se transformam em um gráfico contendo 20 escalas, que compõem o quociente emocional”, explica Pavani. (Fonte: Jornal O Estado de S.Paulo, Empregos, 14/09/2008)

Como vimos na unidade 8, Claude Hagège fala em três tipos de inteligência e Howard Gardner menciona 7 tipos de inteligência. Na década de 1990, Daniel Goleman destaca a importância da inteligência emocional. Assinale a alternativa correta de acordo com a notícia acima:

Resposta Selecionada: e.

Uma pessoa com alto índice de Inteligência Emocional sabe que não deve demonstrar emoções, como a raiva, que poderia levá-lo a tomar decisões irracionais.

Resposta Correta: b.

O QI. (Quociente de Inteligência) é utilizado para dimensionar os tipos de inteligência lógica, linguística e capacidades cognitivas em relação a faixa etária da pessoa.

Feedback da resposta: A alternativa correta é "O QI. (Quociente de Inteligência) é utilizado para dimensionar os tipos de inteligência lógica, linguística e capacidades cognitivas em relação a faixa etária da pessoa". O QI é tão importante quanto a Inteligência Emocional que leva a pessoa a admitir a existência e importância de suas emoções e aprender a lidar com elas.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

Sigmund Freud reflete sobre a questão da felicidade no texto O Mal Estar da Civilização:

"(...) a que se refere àquilo que os próprios homens, por seu comportamento, mostram ser o propósito e a intenção de suas vidas. O que pedem eles da vida e o que desejam nela realizar? A resposta mal pode provocar dúvidas. Esforçam-se para obter felicidade; querem ser felizes e assim permanecer. Essa empresa apresenta dois aspectos: uma meta positiva e uma meta negativa. Por um lado, visa a uma ausência de sofrimento e de desprazer; por outro, à experiência de intensos sentimentos de prazer. Em seu sentido mais restrito, a palavra “felicidade” só se relaciona a esses últimos. Em conformidade a essa dicotomia de objetivos, a atividade do homem se desenvolve em duas direções, segundo busque realizar – de modo geral ou mesmo exclusivamente – um ou outro desses objetivos.

Como vemos, o que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com