TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Monografias: Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  1.251 Visualizações

Metafísica a busca da realidade essencial

Investigar o mundo em que vivemos é uma experiência humana básica e necessária para nossa adaptação à realidade, à vida, à existência. No campo filosófico as investigações mais radicais sobre o mundo e a realidade pertencem a metafisica. A metafisica busca a realidade fundamental das coisas, sua essência.

*O ser: é um termo genérico usado para se referir a qualquer coisa que é, qualquer coisa que existe. Ser = Ente. Seres se diferenciam de acordo com características, cada qual com sua característica diferente. Então SER pode ser definido como algo que “é” ou “tem”, cujo é de si próprio e que não depende de outros seres ou qualquer substancia para ser. Os filósofos da antiguidade procuravam descobrir a origem de cada ser, seu proposito, sua finalidade, a constituição de cada coisa, se havia alguma relação ou ordem entre tudo que existe. Enfim eles procuravam encontrar a essência da realidade (ou do ser) suas causas e propriedades fundamentais. A partir desses novos conhecimentos foram criados alguns conceitos centrais, seriam centrais por que foram retomados, reformulados por pensadores posteriores.

*Substância: a palavra na filosofia foi usada para denominar o substrato ou suporte fundamental de um ser. Nesse sentido substância equivale a essência, seria a realidade necessária e constante de um ser.

*Devir ou vir a ser: são termos sinônimos que se referem ao processo de transformação dos seres das coisas ao conjunto de mudanças que se manifestam à medida que o tempo evolui.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com