TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Ensaios: Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 2

1- Por que Freud evoca as contestações contra a hipótese do inconsciente psíquico? Por que toma o cuidado em defender esta hipótese?

A hipótese do inconsciente contém em seu próprio consciente uma dificuldade maior. No momento em que ninguém contesta a existência de um inconsciente, dado que é muito evidente que tudo que se da à consciência não tem na consciência sua origem. A hipótese do inconsciente psíquico só tem valor explicativo pelo decisão de só dar conta do psiquismo por ele mesmo.

2- O texto explica o que se deve entender pelo caráter lacunados dados da consciência; diga o que isso significa em relação ao que não significa.

As lacunas as consciência são parte da explicação que deixa a consciência dar conta dos atos que não podem ser postos na conta da fisiologia. A ciência dos sonhos, ou dos atos falhos são incapazes de restabelecer o sentido.

3- Quais são os atos psíquicos que não podem ser explicados pelo testemunho da consciência? Você notará que Freud não põe em dúvida que esses aos psíquicos sejam explicáveis somente por outros atos psíquico; enuncie o princípio em que ele se inspira. Como aplicação desse princípio, diga o que são os atos falhos em relação àquilo que não são; mesma pergunta quanto ao sonho; mesma questão quanto aos sintomas psíquicos. Um fenômeno compulsivo é um to que um doente não pode impedir-se de praticar, ainda que tenha perfeitamente consciência e sua inutilidade; em que um fenômeno compulsivo requer, para sua explicação, a hipótese de um inconsciente psíquico?

Averígua-se que podemos fundar na hipótese do inconsciente uma prática coroada do sucesso. Encontramos nesse ganho de sentido e de coerência uma razão, plenamente justificada de ir além da experiência imediata. As doenças mentais não são a ressonância no psiquismo. A hipótese do inconsciente é necessária porque os dados da consciência são extremamente lacunares, tanto no homem sadio quanto no homem doente.

4- A hipótese do inconsciente psíquico supera experiência imediata; que é que funda sua legitimidade? Que é que fornece a sua prova? Que é que você pensa da prova pelo sucesso? Freud é puro cientista?

Podemos fundar na hipótese do inconsciente uma prática do sucesso, conforme objetivos dados. Não, é um médico, é o inventor da psicanálise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com