TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Da Educação

Pesquisas Acadêmicas: Filosofia Da Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  3.552 Palavras (15 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 15

AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO NA ÓTICA DOS GRANDES PENSADORES DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO NA ÓTICA DOS GRANDES PENSADORES DA EDUCAÇÃO

Pesquisa entregue como requisito parcial de avaliação da disciplina Fundamentos Filosóficos da Educação sob orientação da PRF. ª Ma. Maria Clotilde Pires Bastos

CAMPO GRNDE - MS

OUTUBRO 2010

SUMÁRIO

Resumo........................................................................................................... 4

1. Introdução ................................................................................................... 4

2. Aquisição do Conhecimento na Ótica dos Grandes Pensadores da Educação........... 6

2.1. Formador de Crianças Pequenas.................................................................... 6

2.2. O Biólogo que Colocou a Aprendizagem no Microscópio.................................. 9

2.3. Crianças Pequenas e Regras Morais Segundo Piaget....................................... 10

2.4. A Psicolinguista que Desvendou a Arte de Ler e Escrever................................ 12

3. Conclusão................................................................................................... 14

RESUMO

O presente artigo aborda as descobertas e teorias de Friedrich Froebel e à importância que o mesmo

destacava para a educação na formação de crianças. Sintetiza também a abordagem de Jean Piaget quanto ao processamento de informações e aprendizado infantil, nas suas perspectivas cognitivas e textuais. Analisam-se também aspectos do pensamento da pesquisadora Emília Ferreiro e a contribuição do seu trabalho para a educação brasileira. Tentamos também resumir a vida e a obra de Friedrich Froebel, Jean Piaget e Emília Ferreiro traçando assim um parâmetro na educação de crianças nos séculos XIX, XX e XXI. Assinalamos as diversidades mais marcantes, e as convergências dos pressupostos teóricos, nas abordagens destes pesquisadores trazendo a aplicação dessas teorias para a educação infantil contemporânea.

1. INTRODUÇÃO

Na antiguidade, a criança era considerada um ser inferior, incompleto, representação da ausência da ação e do conhecimento.

Esta teoria de se submeter aos caprichos dos adultos, sendo moldada conforme os interesses dos mesmos.

Após o renascimento, a criança passou a ser vista como um adulto em miniatura, mas com menos direitos e privilégios (exemplo: trabalho/ exploração infantil nas minas de carvão e campos).

No século XIX, começou aos poucos a ir ganhando mais respeito e importância, altura em que foram criadas as primeiras escolas básicas acessíveis pelo povo, onde se transmitiam o valor de professor para alunos/ crianças.

O alemão Friedrich Froebel (1782-1852) foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas.

Froebel viveu em uma época de mudança de concepções sobre as crianças e esteve à frente deste processo na área

pedagógica, como fundador dos jardins-de-infância, destinado aos menores de 8 anos. As técnicas utilizadas até hoje em educação infantil devem muito a Froebel.

No século XX surgiu um cientista chamado Jean Peaget que tornou- se o nome mais influente no campo da educação, a ponto de quase se tornar sinônimo de pedagogia. Não existe, entretanto, um método Piaget, como ele próprio gostava de frisar.. Antes de mais nada, ele nunca atuou como pedagogo, Piaget foi biólogo e dedicou a vida a submeter à observação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança.

Do estudo das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade, Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética – isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.

As descobertas de Piaget tiveram grande impacto na pedagogia, mas, de certa forma, demonstraram que a transmissão de conhecimentos é uma possibilidade limitada. Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições de absorver. Por outro, mesmo tendo essas condições, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos.

Isso porque, para o cientista suíço, o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz - um mecanismo que outros pensadores antes dele já haviam intuído, mas que ele submeteu à comprovação na prática. Vem de Piaget

a idéia de que o aprendizado é construído pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtivista.

[...] “Educar, para Piaget, é ‘provocar a atividade’ - isto é, estimular a procura do conhecimento. O professor não deve pensar no que a criança é, mas no que ela pode se tornar [...]. MACEDO, Lino (Professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - USP)

No século XXI são revelados os resultados das pesquisas da psicolinguista Emília Ferreiro que influenciou de uma forma considerável a educação brasileira.

Seus trabalhos de pesquisa demonstram uma preocupação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com