TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Da Educação

Exames: Filosofia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  2.800 Palavras (12 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 12

A Natureza da filosofia e seu Ensino

Neste artigo duas ideias principais, primeiro compreender que a natureza é uma ação especulativa da filosofia onde a condição necessária para uma compreensão fecunda do seu ensino, é necessária distinguir cuidadosamente as competências estritamente filosóficas da informação histórica, e a leitura filosófica ativa dos textos dos filósofos da sua mera compreensão.

A filosofia distingue-se de disciplinas como a história ou a física por apresentar poucos resultados consensuais: a maioria dos problemas centrais da filosofia continua em aberto. Não há respostas amplamente de acordo com todos sobre se temos ou não livre-arbítrio, se Deus existe, quais são os fundamentos da ética, ou sobre a natureza da arte. Isto contrasta com a história, a biologia ou a física; nestas disciplinas há muitíssimos resultados amplamente anunciais. Contudo, seria um erro pensar que nestas disciplinas não há, problemas em aberto. Há em todas as disciplinas, mas no caso da filosofia temos muitíssimos mais problemas em aberto do que resultados consensuais. E é até defensável que é nas fronteiras da física, por exemplo, que se encontra a verdadeira natureza da disciplina, e não na imensidão de resultados acumulados ao longo dos séculos.

É importante compreender o que significa dizer que a maioria dos problemas centrais da filosofia continua em aberto em três coisas.

• Em primeiro lugar, não significa que não há resultados; claro que há as diferentes ideias defendidas pelos diferentes filósofos são resultados da filosofia. Só que não são resultados substanciais, ou seja, resultados que a generalizem, alguns filósofos defendem que temos livre-arbítrio, outros que não, o mau a natural é compatível com a existência de um Deus.

•Em segundo lugar, não significa que não há alguns resultados consensuais em filosofia também os há, mas estes não são o sentido em que consistem sobre tudo em resultados negativos ou transversais. Os resultados negativos são a descoberta de que um determinado argumento ou teoria não funciona como é o caso do argumento da causa primeira, ou a teoria do significado.

•Em terceiro lugar, defender que a filosofia é fundamentalmente uma disciplina em aberto não é necessariamente o seu questionamento sem rumo na verdade pretendemos estudar os problemas do livre-arbítrio é saber se atemos ou não; queremos saber se existe de Deus ou não. Assim a filosofia não é uma disciplina empírica, como a história ou a física. É uma disciplina que se faz pelo pensamento apenas. Neste aspecto, a filosofia está mais próxima da matemática apesar de ser uma disciplina em informação pode ser relevante em suas áreas. Essa informação, contudo, é geralmente fornecida pelas outras disciplinas, e não pela filosofia em si. Agora que caracterizamos brevemente a filosofia e os seus elementos, podemos abordar com maior rigor o problema do seu ensino. A primeira coisa óbvia é que se a filosofia é um conjunto de problemas, teorias e argumentos, ensinar filosofia é ensinar esses problemas, teoria e argumentos. Em ética, por exemplo, ensinamos o estudante a compreender o problema fundamentação da moral, a teoria ética consequências, é das virtudes, e os respectivos argumentos que as sustentam.

A filosofia é uma disciplina especulativa que lida com problemas que ninguém sabe resolver. Está realidade não é só difícil de aceitar, sobretudo para transmitir o conhecimento já feito ao estudante. Fala-se que algumas das formas de ensinar filosofia resultam de uma incapacidade de assumir a natureza aberta e especulativa dela, portanto mostra como ensinar filosofia de uma maneira que faça jus a sua natureza. Diferencia-se de disciplinas como a física ou a história por ter poucos resultados consensuais. Isso constata como história, a biologia ou a física, são nesses resultados consensuais há vários outros, mas na filosofia a muito mais problemas do que resultados. As instituições de ensino estão, sobretudo preparadas para ensinar diferentes disciplinas, ao estudante cabe somente, entender. A falta de resultados concretos em filosofia levanta problemas importantes...

• Se não há resultados substanciais, o que há para ensinar?

• Como lidar com a diversidade de teorias definidas pelos filósofos?

• A filosofia é uma disciplina que se faz apenas pelo pensamento.

Como uma sociedade pode comportar duas realidades tão diferenciadas

A sala de aula do futuro

Entre as novidades que buscam modernizar o ensino está sala de aula um projeto desenvolvido há 26 anos onde escutava que a informática ia chegar à sala de aula, e ela nunca chegava, composta por cadeiras e mesas giratórias com computadores para cada aluno, em um sistema que possibilita ao professor organizar rapidamente os estudantes para o tipo de aula que vai apresentar: expositiva, com debates, apresentações, pesquisas, trabalhos em grupo.

Além disso, os computadores são programados com softwares colaborativos, que se comunica por rede e estimulam a construção do conhecimento. Para que os professores possam explorar tudo o que a sala permite, a Hábito Design oferece capacitação e acompanhamento às instituições e seus professores.

As condições precárias pelo que passa a educação pública estadual hoje, em particular é sem sombra de dúvidas um problema que assusta. O modelo atual de educação formal parece não ter mais significado, se recorrermos à história formou parte dos quadros intelectuais que hoje governa. No nosso país a educação tem seus problemas, a escola é negada à boa parte da população, questão do acesso fundamental, houve um avanço, foi quase que totalmente resolvido, gerando outros tipos de problemas, como a superlotação das salas de aula, precarização da atividade do professor entre outros. Assim, a educação escolar de boa qualidade deixou de ser ofertada. Garantiu quase que totalmente vagas para crianças de sete a dezoito anos incompletas, a falta de espaço escolar até as condições que o professor tem para trabalhar. Quase nenhum reconhecimento social embora ele exista no discurso oficial e no imaginário popular, através de documentos oficiais como PCNs e Matriz, índices das avaliações oficiais, como SARESP, IDESP, PROVA BRASIL e ENEM e Publicações Secretaria do Estado de Educação. A educação em nosso país tem sua, institucionalização como escola formal e laica, data do século XIX, com todas as críticas que possam ser feitas ao modelo adotado, que começa com o ensino superior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com