TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia E Ética

Exames: Filosofia E Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  2.329 Palavras (10 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 10

ATIVIDADE PROPOSTA

1) Pesquisar e apresentar modelos e práticas de Responsabilidade Social das Empresas, sob o enfoque do trabalho, ambiente, mercado e comunidade e discutir a respeito da conduta das empresas e dos trabalhadores. Observação: Não basta dizer que a empresa faz ações, há a necessidade de detalhar a ação promovida pela empresa. (Mínimo de 6 empresas)

De acordo com a demanda de serviços/produtos, as organizações vêm desenvolvendo estratégias para originar soluções em prol do exercício da responsabilidade social promovendo obras praticando responsabilidade social. Desta forma, em toda área brasileira as empresas estão desenvolvendo projetos sociais, buscando cada vez mais, avanço na qualidade de vida de todos dentro da comunidade. As empresas são conscientes que através das ações sociais a visibilidade positiva é de grande valia para sua imagem

“Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresarias que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.”

A Responsabilidade Social nas empresas destaca o gerenciamento de projetos sociais, por meio de funcionários representantes na comunidade levando o conhecimento do projeto para o cliente levar em público a visão social do projeto.

1- Cummins

Ramo: Fabricação de motores a diesel

Programa Jovem Cidadão

Com a implantação do programa em 2004 a empresa oferece oportunidade aos adolescentes carentes moradores do bairro Jardim Cumbica, a idade para ingressar no programa é de 16 a 18 anos, e tem a possibilidade de aprender e adquirir conhecimentos profissionais, sem que essa capacitação atrapalhe no ensino regular. A carga horária é de 30 horas semanais, dividindo entre 6 horas diárias na empresa praticando as tarefas do departamento e teóricas em sala de aula.

Os jovens que são contratados, aprendem atendimento ao público em duas linguagens (ingles e espanhol), a empresa influencia o jovem a ler, dando liberdade de emprestimos de livros, mensalmente é realizado reuniões para controlar o andamento do curso e do desempenho dos jovens.

A empresa oferece refeição, transporte, cesta básica, curso profissionalizante (SENAI).

Esse programa leva para os jovens da comunidade a probabilidade do jovem alcançar as necessidades básicas de um cidadão, como todos deveriam ter, desta forma o aprendiz tem a oportunidade de trabalhar, aprender, se qualificar e profissionalizar, durante esse período de aprendizagem.

2- Gru Airport

Ramo: Comercial e Publicidade

Programas:

Afinando o Futuro com Arte

Esse projeto promove a educação de jovens com idade de 6 a 18 anos, que moram nas redondezas e possuem aulas de arte, lazer, cultura e atividades esportivas, o programa tem mais ou menos 120 crianças, durante a aula aprendem formas de se relacionar, reforçando vínculos familiares, levando – os mais distantes das ruas.

Primeiro Voo

Esse projeto leva o jovem a aprender curso de Ingles, em parceria com Escola Wizard oferece curso para jovens residentes das redondezas, concomitante com curso de inglês ele tem acesso a um curso de atendimento ao cliente.

Decolando com Guarulhos

Para esse tipo de projeto é realizado um recrutamento de moradores dos bairros próximos para aprova-los e inserir no trabalho do Aeroporto.

Nesse caso o projeto contribui para o desenvolvimento econômico e social de Guarulhos, pela contratação e acompanhamento dos negócios, de um futuro profissional.

A empresa distribui oportunidade em todas as áreas, promovendo profissionalização e conhecimento para engajar no mercado de recursos humanos.

3- Votorantim Cimentos

Projeto: O futuro em nossas mãos

Ramo: Cimentos

A empresa implantou o projeto com intuito de capacitar muitos profissionais, no mercado de construção civil. Contando com a parceria da PMG, Senais e Sinduscon, formou 160 jovens, nos cursos de revestidor de alvenaria e assentador.

4- Levorin

Ramo: Borracha

Projeto: Alfabetização

Para não desligar funcionários desqualificado, porem como uma vasta experiência foi oferecer alimentação na empresa, transporte e alfabetização para os mais antigos, que ainda não possuíam a primeiro grau.

Entendemos que desta forma a empresa busca o funcionário para si, pois ele enxerga que a empresa está dando valor a sua mão de obra, se valorize e oferece produtividade para empresa.

5. Aché Laboratórios

Ramo: Farmacêutico

Projeto Formare – Uma Escola para Vida

A empresa iniciou esse ano levando para dentro da empresa uma iniciativa marcante, cada funcionário tem um jovem para ensinar o trabalho, chamamos de “educadores voluntários”, ajudam a capacitar os estudantes, oferecendo cursos profissionalizantes para quem mora nas proximidades.

Esse tipo de oportunidade é dificil de conseguir, pois há alguns tempos esses projetos não existia e dificilmente teria possibilidade de participar desse programa. A formação é assistente de produção farmoquimica e cosmética, podendo ser efetivados no próprio laboratório, usufruindo de todos beneficios como funcionários efetivos.

6- QuantiQ

Ramo: Químico

Projetos:

Centro de Convivência

Desenvolve curso de catequese, aulas de violão e demais atividades junto a comunidade.

Coral da Comunidade

Leva o conhecimento da cultura e alegria aos moradores da região.

Manutenção de Praça Pública

Mantém a praça pública das proximidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com