TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia E ética

Trabalho Universitário: Filosofia E ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 6

1. Com base no livro texto, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a Filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum? (VALOR: 2,0)

Tendo em vista que o sentido da filosofia é a intensa buscar pelo conhecimento, o saber que parte da crítica e do questionamento de tudo aquilo que está inserido em nosso convívio social, familiar e político os gregos inventaram a Filosofia como forma de “resolverem um problema prático, ético e político” Jean-Pierre Vernant (2002), pois assim eles conseguiram organizar uma nação estruturada na lei que rege um povo não apenas sobe a vontade de um único ser, ou sob a orientação de um deus como na mitologia, ou na religião, mas a partir da vontade expressa de uma sociedade que pensa e questiona o mundo, através do conhecimento que só é construído por meio do amor a verdade, ao saber, traduzindo assim o significado da palavra filosofia que vem do grego philos (amigo) e sophia (sabedoria), (Assmann, 2009, p. 28).

2) Análise da charge. (VALOR: 2,0)

Para dar alguma utilidade à Filosofia, muitos consideram que, de fato, a Filosofia não serviria para nada, se “servir” fosse entendido como a possibilidade de fazer usos técnicos dos produtos filosóficos ou dar-lhes utilidade econômica, obtendo lucros com eles; consideram também que a Filosofia nada teria a ver com a ciência e a técnica. Assim argumente qual seria a verdadeira utilidade da filosofia?

A Filosofia nos leva a uma postura crítica bem como um pensamento crítico, que é o fato de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, sem antes havê-las investigado e compreendido Marilena Chauí (1995, p. 9). Ou seja, é um dos mais importantes saberes, pois ele tira o homem de sua ingenuidade, através da compreensão clara do que é o mundo, além de, está presente em todos outros tipos de conhecimento, religião, ciência, bem como a política, pois antes de qualquer estudioso ou cientista desenvolver um novo projeto, ele necessita de parar um pouco e pensar, para que, como e porque ele esta desenvolvendo aquele trabalho, então ainda que não admita ele estará tendo uma atitude filosófica. Então, podemos concluir que a filosofia é o mais útil de todos os saberes ou conhecimentos existentes no mundo.

3) Leia atentamente ao texto a seguir:

A Filosofia no Mundo

Mas como se põe o mundo em relação com a filosofia? Há cátedras de filosofia nas universidades. Atualmente, representam uma posição embaraçosa. Por força da tradição, a filosofia é polidamente respeitada, mas, no fundo, objeto de desprezo. A opinião corrente é a de que a filosofia nada tem a dizer e carece de qualquer utilidade prática. É nomeada em público, mas - existirá realmente? Sua existência se prova, quando menos, pelas medidas de defesa a que dá lugar.

A oposição se traduz em fórmulas como: a filosofia é demasiado complexa; não a compreendo; está além de meu alcance: não tenho vocação para ela; e, portanto, não me diz respeito. Ora, isso equivale a dizer: é inútil o interesse pelas questões fundamentais da vida; cabe abster-se de pensar no plano geral para mergulhar, através de trabalho consciencioso, num capitulo qualquer de atividade prática ou intelectual; quanto ao resto, bastará ter "opiniões" e contentar-se com elas.

A polêmica torna-se encarniçada. Um instinto vital, ignorado de si mesmo, odeia a filosofia. Ela é perigosa. Se eu a compreendesse, teria de alterar minha vida, Adquiriria outro estado de espírito, veria as coisas a uma claridade insólita, teria de rever meus juízos. Melhor é não pensar filosoficamente. E surgem os detratores, que desejam substituir a obsoleta filosofia por algo de novo e totalmente diverso. Ela é desprezada como produto final e emendas de uma teologia falida. A insensatez das proposições dos filósofos é ironizada. E a filosofia vê-se denunciada como instrumento servil de poderes políticos e outros.

Muitos políticos veem facilitado seu nefasto trabalho pela ausência da filosofia. Massas e funcionários são mais fáceis de manipular quando não pensam, mas tão-somente usam de uma inteligência de rebanho. É preciso impedir que os homens se tornem sensatos. Mais vale, portanto, que a filosofia seja vista como algo entediante. Oxalá desaparecessem as cátedras de filosofia. Quanto mais vaidades se ensinem, menos estarão os homens arriscados a se deixar tocar pela luz da filosofia.

Assim, a filosofia se vê rodeada de inimigos, a maioria dos quais não tem consciência dessa condição. A auto complacência burguesa, os convencionalismos, o hábito de considerar o bem-estar material como razão suficiente de vida, o hábito de só apreciar a ciência em função de sua utilidade técnica, o ilimitado desejo de poder, a bonomia dos políticos, o fanatismo das ideologias,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com