TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finalidade da contabilidade

Seminário: Finalidade da contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  Seminário  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 2 – Dani Objetivo da Contabilidade

O principal objetivo da Contabilidade, por meio de suas técnicas, é o controle permanente do Patrimônio das empresas, fornecendo informações de ordem econômica e financeira, que auxiliam as tomadas de decisões, tanto por parte dos administradores ou proprietários, como também por parte daqueles que pretendem investir na empresa ou instituição.

Os Principais Usuários e suas Necessidades

Os usuários da Contabilidade são todas as entidades econômica-administrativas que a utilizam para registrar e controlar a movimentação de seus patrimônios, incluindo proprietários, acionistas, gerentes, administradores, clientes, fornecedores, banco, governo etc.

As entidades econômico-administrativas com finalidades sociais (cuja administração tem por objetivo o bem-estar social da coletividade) e com finalidades sócio-econômicas (tem finalidade no interesse no aspecto econômico da entidade, porém este reverte em benefício da coletividade a que pertencem).

As Características Qualitativas das Demonstrações Contábeis

As características qualitativas obrigatórias nas Demonstrações Contábeis são quatro: Compreensibilidade, Relevância, Confiabilidade e Comparabilidade.

Compreensibilidade – uma qualidade principal das informações obtidas que sejam prontamente entendidas pelos usuários nas demonstrações contábeis, para que eles tenham um conhecimento razoável dos negócios, das atividades econômicas e de contabilidade e, a disposição de estudar as informações com razoável atividade.

Relevância – a influência de uma informação contábil na tomada de decisões, quando podem influenciar as decisões econômicas dos usuários, auxiliando-os a avaliar o impacto de eventos passados, presentes ou futuros ou confirmando ou corrigindo as suas avaliações anteriores.

Confiabilidade – determina que a informação seja mostrada da forma mais apropriada possível, retratando adequadamente o que se pretende evidenciar.

Comparabilidade – trata-se de característica que permite a melhor visão da evolução da entidade medida sob os mesmos critérios e princípios ao longo do tempo, mas sem que isso leve à não evolução das práticas contábeis; também se aplica à adoção das mesmas práticas por empresas semelhantes.

Complementação às Demonstrações Contábeis

O conjunto de informações que deve ser divulgado por uma empresa, representa sua “prestação de contas” e abrange ainda:

Relatório da Diretoria

É um complemento às Demonstrações Contábeis fornecidas pela empresa, onde a Diretoria dará ênfase às informações contendo dados e informações (normalmente de caráter não financeiro), que sejam úteis aos usuários em seu julgamento e tomada de decisões, tais como: dados estatísticos diversos; indicadores de produtividade; desenvolvimento tecnológico; a empresa no contexto socioeconômico, políticas diversas, projetos de expansão.

Notas Explicativas

A Lei das S.A. estabelece que as Demonstrações Financeiras sejam complementadas por Notas Explicativas, devendo constar informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com