TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Financças Empresariais

Trabalho Escolar: Financças Empresariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  3.978 Palavras (16 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 16

1 INTRODUÇÃO

No mundo empresarial rege um ditado que diz: "abrir um negócio é fácil, difícil é mantê-lo". Na prática, esse ditado mostra ser uma realidade cruel. Segundo um levantamento realizado pelo Sebrae, 30% das empresas brasileiras fecham suas portas no primeiro ano de vida. De acordo com os dados da Instituição, cerca de 96% das empresas que fecham as portas nos cinco anos iniciais pertenciam ao segmento das micros e pequenas empresas. A inexperiência do aspirante a empresário em lidar com as operações burocráticas do dia a dia de uma empresa, tais como impostos, fluxo de caixa, financiamentos, falta de educação financeira, carga tributária, além de falta de planejamento na constituição do empreendimento são fatores que podem levar ao fechamento de uma empresa em seus primeiros anos de vida.

Neste trabalho iremos abordar assuntos desde, o que é finanças até os impactos de uma falta de educação financeira e também irá mostrar, que para você ser um empresário bem sucedido você deve ter um olhar holístico de todo o processo.

2 O que é finanças

Praticamente todos os indivíduos e organizações ganha, ou levantam dinheiro e gastam ou investem dinheiro. Finanças são processos pelos quais o dinheiro é transferido (por meio de financiamento e de investimento) entre empresas, indivíduos e governos.

As atividades envolvidas no campo das finanças são constantemente abordadas nos noticiários financeiro apresentados na televisão, como Money Line, e em jornais, como Wall Street Journal. Todos os dias decisões financeiras, que são tomadas dentro das empresas, resultam em ações financeiras como as que apresentamos aqui tiradas de notícias financeiras:

• A Dell Computer expande sua linha de produtos.

• A The Gap amplia sua rede de lojas.

• A Nike fecha uma fábrica na Ásia.

• A Du Pont Co. reestrutura seus negócios químicos.

• A Ford Motor Co. pede um empréstimo de três bilhões de dólares.

• A Motorola adquire uma empresa no Japão

• A Perot Systems emite ações avaliadas em três bilhões de dólares

Note que cada ação reflete uma decisão sobre como investir fundos ou como obter fundos.

Essas ações financeiras são importantes não só para as empresas envolvidas, m as também para os investidores potenciais e para os já existentes. As decisões financeiras influenciam o valor da empresa, conforme refletido no preço de suas ações, o que afeta o quanto os investidores ganham com seus investimentos nela. Assim, muitas manchetes de notícias financeiras focalizam o impacto de um acontecimento financeiro no preço das ações da empresa.

O campo das finanças também envolve as condições dos mercados financeiros nos quais as empresas competem pelos investidores e pelos financiamentos. Alguns dos tipos mais comuns de manchetes de notícias financeiras estão relacionadas com os mercados financeiros:

• Os rendimentos oferecidos pelos títulos de dívida declinam em resposta a uma decisão anunciada pelo Federal Reserve.

• Os preços de mercado das ações norte-americanas caem em consequência das preocupações sobre a economia.

• Os juros norte-americanos sobem em reação a temores inflacionários.

• O valor do dólar cai, comparador as principais moedas, à medida que os norte-americanos investem mais dinheiro no exterior.

A extensa variedade de eventos citados reflete a amplitude da área das finanças.

3 Impactos Financeiros

3.1 Impactos relacionado com planejamento financeiro de longo prazo

A principal dificuldade do indivíduo é planejar adequadamente suas ações de longo prazo; é preciso poupar por conta própria para a aposentadoria, não mais provida integralmente pelo Estado. Também é necessário reavaliar as decisões sobre a compra de sua casa própria, e dos bens duráveis, bem como entender as novas modalidades de crédito e dominar a tecnologia disponível para a realização das transações financeiras básicas.

O governo, incapaz de poupar e realizar os investimentos propulsores do crescimento procurou, nos últimos anos, ampliar a oferta de crédito, para incentivar o consumo de bens e serviços e, assim, aumentar a produção. No entanto, o consumo das famílias não consegue sozinho, estimular os investimentos, que geram empregos e elevação da renda. Para agravar esse quadro, a população, despreparada para dimensionar o volume de comprometimento do seu orçamento, avança com ímpeto ao crédito fácil e, endividada, busca caminhos para restaurar o seu equilíbrio. O crescimento desorientado do crédito produz a inadimplência. A partir daí, os empréstimos são interrompidos e a economia reduz a sua atividade. Como consequência dessas ações, surge um círculo vicioso de expansão e retração do crescimento.

É evidente que, no Brasil, as autoridades não exercem a função de capacitara população adequadamente para a tomada de decisões no âmbito financeiro. Organizações privadas, como a Bovespa, e algumas empresas e bancos desenvolvem práticas para minorar essa lacuna e orientar os clientes e usuários dos seus produtos. No entanto, tais ações meritórias são insuficientes para alterar a situação vigente da população, com os produtos destinados às pessoas físicas em franca expansão.

3.2 Impactos relacionados aos Riscos

Fox, Bartholomae e Lee (2005) ressaltam que a ignorância financeira cria vieses potenciais de comportamento, exibidos pelos investidores incultos. Bernheim (1998) conclui que a maior parte dos norte-americanos apresenta lacunas de formação para o gerenciamento de suas finanças pessoais, e suas escolhas em termos de aposentadoria são reflexos dessa deficiência.

Clark e colaboradores (2006) reforçam tal argumento, lembrando que os indivíduos serão cada vez mais responsáveis pela sua renda na aposentadoria e, para que isso ocorra adequadamente, é necessário um certo nível de conhecimento financeiro, de forma a dimensionar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com