TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças Empresariais

Trabalho Universitário: Finanças Empresariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  2.720 Palavras (11 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 11

Economia, Gestão e Turismo

. Objectivos do curso

Este curso de Mestrado tem como principais objectivos a aquisição/aprofundamento de conhecimentos na área das finanças da empresa e dos mercados financeiros, tendo sido concebido a pensar naqueles que pretendem seguir uma carreira na indústria financeira, nas áreas da banca comercial e de investimentos, de gestão de carteiras e riscos, corporate finance e consultoria financeira.

. Organização do curso

A primeira parte consiste num curso de especialização em finanças empresariais, o qual está desenhado em torno de nove unidades curriculares. Destas, sete são obrigatórias e visam dotar o aluno de um sólido conhecimento nas áreas fundamentais das finanças empresariais. As duas unidades curriculares optativas permitem ao mestrando especializar-se numa área do seu interesse. A língua de ensino é o Português, sendo a bibliografia da generalidade das unidades curriculares de origem anglo-saxónica. Utiliza-se um conjunto variado de estratégias pedagógicas , destacando-se o recurso a aulas expositivas, a aplicações informáticas, a case studies, a trabalhos de grupo e seminários de investigação conduzidos por especialistas convidados. A conclusão com aproveitamento da componente lectiva permite ao aluno requerer um diploma de especialização em Finanças Empresariais.

Fica em seguida um resumo dos conteúdos programáticos indicativos da parte lectiva do curso:

- Métodos Quantitativos em Finanças: 1. Valor temporal do dinheiro; 2. Regressão Linear - alguns tópicos.

- Teoria das Finanças: 1. Mercados de capitais, consumo e investimento; 2. Decisões de investimento em contexto de certeza; 3. A teoria da escolha: a teoria da utilidade em contexto de incerteza; 4. Eficiência e não-arbitragem; 5. Teoria da carteira; 6. Modelos de equilíbrio de activos financeiros (CAPM e APT).

- Reporte Financeiro: 1. Demonstrações financeiras: uma visão geral; 2. O Sistema de Normalização Contabilística e a estrutura conceptual; 3. Tópicos sobre as Normas de Contabilidade e Relato Financeiro ; 4. Análise do equilíbrio e da situação financeira da empresa; 5. Análise da situação económica e rendibilidade; 6. Análise de demonstrações financeiras de empresas reais.

- Investimentos Financeiros: 1. Mercados e instrumentos financeiros; 2. Obrigações e acções; 3. Forwards, opções e swaps

- Complementos de Finanças Empresariais: 1. Avaliação de projectos de investimento em contexto de risco e incerteza; 2. Estrutura de capital; 3. Política de distribuição de resultados

- Avaliação de Empresas: 1. Noções de valor e premissas da avaliação; 2. Avaliação na óptica de comparação com o mercado; 3. Avaliação na óptica dos dividendos; 4. Avaliação na óptica dos fluxos de caixa actualizados; 5. Avaliação na óptica dos lucros supranormais; 6. Avaliação na óptica das opções reais.

- Gestão de Risco: 1. Tipologia de riscos; 2. Instrumentos de gestão de risco.

- Fusões, aquisições e reestruturação de empresas (optativa): 1. Tipos de fusões e aquisições; 2. Estimativa dos custos e benefícios das aquisições; 3. Aquisições hostis: tácticas ofensivas e defensivas; 4. Reestruturação do capital e outras formas de reestruturação financeira.

- Corporate Governance (optativa): 1. Corporate governance e a regulação; 2. Política de incentivos à gestão; 3. O papel do board e dos accionistas; 4. Contabilistas e auditores; 5. A banca de investimento e os analistas; 6. As agências de rating e os credores; 7. Ética nas finanças empresariais.

- Finanças Internacionais (optativa): 1.Taxas de câmbio; 2. Cobertura à exposição de risco cambial; 3. Avaliação de projectos de internacionais; 4. Fontes de financiamento em mercados internacionais,

- Finanças Comportamentais (optativa): 1. Winner’s curse, bolhas e ofertas públicas iniciais; 2. Atalhos na tomada de decisão: as heurísticas; 3. Limites à arbitragem; 4. Anomalias de mercado: alguns exemplos.

No segundo ano os mestrandos são chamados a elaborar um trabalho final (dissertação, trabalho de projecto ou relatório de estágio), o qual terá de estar concluído no prazo de 12 meses. Apresentam-se em seguida alguns exemplos de trabalhos finais recentemente defendidos no âmbito deste Mestrado:

- “Formas, estruturas e modelos de governance: o caso do Parque Enxerim”, Ana Inácio, 2013. [Governance models: the case of Parque Enxerim].

- “Decisão de investimento com opções reais: o caso do Parque Enxerim”, Filipe Colaço, 2013. [Real options: an application to Parque Enxerim].

- “Análise à eficiência do mercado francês: reflexo da informação na cotação dos activos”, Olivier Mendonça, 2013. [Market efficiency: the French case].

- “Análise de risco de crédito: A perspectiva de um profissional”, Nuno Rosa, 2013. [Credit risk: the practicioner’s view].

- “Decisão de investimento e de financiamento: o caso do Parque Enxerim”, Cátia Silva, 2013. [Investment and finacing decision: a case study].

- “As obrigações do tesouro e os swaps de risco de incumprimento: análise da sua inter-relação aplicado ao caso Português”, Nuno Gonçalves, 2012. [The correlation between credit risk swaps and government bonds: the Portuguese case].

- “A manipulação de resultados no contexto do novo código de falência dos Estados Unidos da América”, Tiago Mendes, 2012. [Earnings management and the new U.S. Bankruptcy Code].

- “Dividend Policy and Information Uncertainty: a Systematic Review”, Liliana Santinhos, 2012.

- “A Contabilização de Impostos Diferidos em Demonstrações Financeiras Individuais”, Pedro da Silva, 2012. [Accounting for differed taxes].

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com