TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças Empresariais

Trabalho Escolar: Finanças Empresariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  1.692 Palavras (7 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO........................................................................................................7

4 REFERENCIA......................................................................................................8

1 INTRODUÇÃO

O referido trabalho tem como objetivo enumeras formas de como o administrador pode atuar em uma determinada empresa, o gestor traça metas que deverão ser tomadas, para que não falte recursos para realização das operações. Veremos como o fluxo de caixa funciona, qual a importância do orçamento empresarial, a maioria das empresas de grande porte e multinacionais têm entre suas responsabilidades de desenvolver orçamentos para seus períodos de operações, por isso o fluxo de caixa para saber se pode ou não, e se pode vem o payback descontado, nada mais o tempo necessário para recuperar o investimento, não esquecendo dos tributos que toda empresa deve pagar em cima de tudo com forme a lei e claro.

Os temas abordados no trabalho estão os métodos da Administração Financeira e Orçamentaria, Mercados e Capitais e Direito Tributário. O fluxo de caixa e o orçamento empresarial torna-se instrumento indispensável para o sucesso esperado, desta forma esse trabalho tem por finalidade, por em prática o conhecimento das matérias do semestre.

2 DESENVOLVIMENTO

Todas as operações, sejam elas de uma empresa ou de uma pessoa física, devem possuir um controle. Este controle refere-se a tudo o que for saída ou entrada de caixa, em função de que em toda a administração do ativo é importante, pois deve ter em mente os objetivos simultâneo da administração financeira: liquidez e rentabilidade. Assim, sem um controle eficaz dentro de uma organização, a avaliação da atividade se torna difícil, não possuindo informação sobre a rentabilidade e sobre grau de liquidez da empresa. Estes controles são elaborados a partir de relatórios internos que subsidiam os administradores na tomada de decisões. É através deles que são identificados os pontos fortes e fracos existentes na empresa, bem como as decisões que envolvem investimentos e financiamentos. O fluxo de caixa é o instrumento que permite o administrador financeiro: planeja, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa para um determinado período. Esse controle e útil tanto quanto a empresa está crescendo e aumentando suas atividades quanto no momento em que apresenta prejuízo, tornando mais fácil a visualização de problemas que estão levando a esse prejuízo, é fundamental que o administrador financeiro saiba gerir corretamente os recursos alocados na massa patrimonial ativa da empresa.

Onde deverá ser exposto o novo projeto de investimento, bem como seus pontos positivos e negativos e de quando o conjunto de ações para a captação de recursos disponíveis no mercado é demonstrado. Podemos analisar o Custos de Oportunidade que nada mais é um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do bem econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa. Em outras palavras, quando decidimos comprar um determinado bem, alocado assim parte do nosso capital para adquiri-lo, estamos abrindo mão de investir esse dinheiro numa aplicação financeira, deixando assim de obter o maior retorno financeiro possível. A Meta Solução de Moveis, no momento planeja investir em uma máquina para o seu setor de produção, pois bem poderia também aplicar esse dinheiro, mas todo negocio e um risco então ela já está com seu planeja mento feito que é a compra da máquina.

Para que tudo de certo para a compra da máquina e demais necessidades da empresa ela precisa desenvolver o Orçamento Empresarial. O que seria esse orçamento, a maioria das empresas de grande porte multinacionais têm entre suas responsabilidades de desenvolver orçamentos para seus períodos de operações. um orçamento empresarial deve detalhar quais serão as receitas e despesas da companhia dentro de períodos futuros, como podemos ver que o fluxo de caixa e importante para uma empresa. A elaboração de um orçamento deve sempre ser feita com base nas previsões, nunca limitando a sua elaboração ao histórico, aos histórico, aos resultados e pressupostos passados.

A opção de uma estratégia deste tipo, de elaboração de orçamentos exclusivamente com base nos pressupostos passados constitui um erro estratégico, cujo resultado é invariavelmente o desperdício. Recorrendo a uma imagem simples, elaborar um orçamento desta forma é como conduzir um carro com os olhos exclusivamente postos no retrovisor. No ponto de vista a indústria Meta Solução em Móveis Planejados o seu orçamento foi feito antes de qualquer decisão sobre investimento e o empréstimo acredito que teremos um bom resultados com base no nosso fluxo de caixa, percebemos que não estamos com saldo negativo, isso já é um grade passo para os lucros. Em suma, quem não conhece seu rumo, não tem ventos favoráveis. Uma vez delineados os objetivos estratégicos, que têm necessariamente que ser quantificados e pressupõem uma consciência plena da situação em que a organização se encontra, ficarão a cargo da áreas operacionais as iniciativas, regidas pelos planos de atividades. O orçamento, resultará precisamente do somatório destes planos de atividade, sendo que este período e vulgarmente designado por período de consolidação orçamental. Entende-se assim a necessidade de haver envolvimento pleno e coordenado de toda a organização na elaboração do orçamento. Em síntese, um orçamento é um processo multi cíclico que culmina no equilíbrio entre os objetivos estratégicos, as iniciativas e os meios financeiros adequados á execução do mesmo. Um orçamento equilibrado pressupõe realismo, no sentido de não ser demasiadamente modesto, promovendo a desmobilização, nem demasiadamente irreal e inatingível, o que implica enorme sensibilidade de quem o elabora. De notar que a sensibilidade enquanto virtude, não consta nos manuais, antes da curva da experiência e da intuição, será também decisiva na resolução de problemas resultantes do orçamento, nomeadamente no combate aos vícios orçamentais e na interpretação de desvios ao mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com