TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças Empresariais

Pesquisas Acadêmicas: Finanças Empresariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  3.746 Palavras (15 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 15

Este trabalho foi realizado em cumprimento da atividade proposta pelo curso para avaliação do semestre no período referente ao quarto semestre letivo em 2013.

A administração financeira compreende o registro e análise da vida econômica da empresa, metas a serem atingidas em determinado prazo, gerência das fontes de renda e dos investimentos destinados a gerar recursos que a sustentem.

O administrador deve estar preparado a enfrentar adversidades internas e externas na sua política empresarial. Tendo o cuidado de observar todas as causas e conseqüências dos seus atos e saber sempre usar a ferramenta certa, no momento apropriado.

Nesse estudo, além da elaboração de um planejamento financeiro, também será mencionado alguns tributos empresariais, além de um breve comentário sobre a evolução da inflação, juros e câmbio no Plano Real.

Sendo assim, acredito que o objetivo maior deste trabalho será o de trazer mais conhecimento e aprofundamento sobre o que tenho aprendido no curso, pois tudo que aprendemos na teoria usamos na prática em nosso dia-a-dia.

DESENVOLVIMENTO

Analisar financeiramente uma empresa significa qualificar o seu resultado financeiro, seja ele positivo ou negativo, pois mesmo com lucro, este pode estar abaixo do mercado, significando alguma deficiência na gestão da empresa. Por esse motivo, um dos principais aspectos para um negócio dar certo é a administração correta dos recursos disponíveis. Os controles financeiros são determinantes para o bom gerenciamento financeiro de uma empresa determinando sua permanência ou não no mercado.

A administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “meios” para a condução financeira da empresa.

A análise normalmente é realizada através do Fluxo de Caixa ou do Balanço Patrimonial e Demonstrativo de Resultado do Exercício. Neste trabalho será abordado algumas ferramentas para análise de investimentos, tributos e princípos básicos para uma boa administração financeira.

 Planejamento Financeiro/ Demostrativos Orçamentários

Planejamento financeiro é um processo de desenvolvimento e implementação de um plano personalizado para evitar ou resolver problemas financeiros com objetivo de alcançar metas previamente determinadas. Esta forma sistemática de se planejar pode ser empregada tanto na nossa vida pessoal como em ambientes empresariais.

É uma maneira de antecipar (por suposições e/ou análises estatísticas) os resultados esperados e a possibilidade de concretização dos mesmos. A intenção do planejamento dentro de uma organização é buscar racionalmente o melhor caminho para se chegar no lugar esperado.

Planejar as finanças da empresa é criar uma estratégia econômica para que os objetivos sejam atingidos, a curto ou longo prazo, da maneira mais estruturada e precisa possível. Fazer o planejamento financeiro do negócio e a chave para ser bem-sucedido.

Segundo SANVICENTE (1987, p.21), “o objetivo básico da administração financeira é a maior rentabilidade possível sobre o investimento dos proprietários, visando à rentabilidade máxima, sem comprometer a liquidez da empresa”.

As empresas de maneira geral, são constituídas paras atingir objetivos comuns, são organismos sociais vivos e sujeitos as mudanças. Suas características são: visar o lucro, assumir riscos que envolvem tempo, recursos, capital e esforços, avaliação contábil, de propriedade privada, gerenciamento racional com visão comercial dos negócios.

A necessidade de se comparar o planejamento com a execução é evitar que as atividades não batam com o que foi planejado. A isto é chamado CONTROLE. É fundamental para que consiga atingir seu objetivo. Sem o controle, você nunca saberá se está no caminho certo ou errado, e pode antecipar alguns fatos e evitar desvios desnecessários do seu objetivo.

Há várias ferramentas a serem utilizadas pelo administrador para visualizar a situação da empresa. As palavras de GITMAN (1997, P.66): “É fundamental entender as demonstrações financeiras para administrar um negócio e saber como ele opera. As demonstrações financeiras fornecem uma rápida visão intuitiva da situação da empresa, um ponto de partida para análises posteriores”. Dentre eles, citarei:

• Demonstração do Resultado do Exercício Projetado;

• Fluxo de Caixa Projetado;

O Fluxo de caixa projeta as ações de entradas e saídas (crédito e débito) de recursos financeiros para determinado período, visando identificar a necessidade de obtenção de empréstimos ou aplicações dos lucros nas operações rentáveis para a organização. A análise do fluxo de caixa permite traçar estratégias para o crescimento da empresa ou reverter as situações negativas.

Fluxo de Caixa Projetado - Informa o comportamento do fluxo de entradas e saídas de recursos financeiros em dado período, podendo ser projetado a curto ou em longo prazo. Faz uma análise futura, que pode ou não acontecer, levando em conta os fatos de maior probabilidade. Pode ser expresso pela equação: SFC = SIC + I – D Ou Seja: (SFC = Saldo Final de Caixa; SIC = Saldo Inicial de Caixa; I = Ingressos; D = Desembolsos).

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é uma demonstração contabilística dinâmica que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e resultados, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência.

A demonstração do resultado do exercício oferece uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período. Embora sejam elaboradas anualmente para fins legais de divulgação, em geral são feitas mensalmente para fins administrativos e, trimestralmente para fins fiscais.

Essa demostração projetada representa o resultado financeiro do período considerado (lucro ou prejuizo) e de como foi obtido esse resultado, através da discriminação correta das receitas e despesas. Revela também a evolução dos resultados durante determinado período de tempo.

 Planejamento X Execução Real e Suas Medidas Corretivas

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com