TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças Empresariais

Casos: Finanças Empresariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

FINANÇAS EMPRESARIAIS

Guaiba

2013

INTRODUÇÃO

A empresa Meta Soluções em Móveis Planejados Ltda. iniciou suas atividades em 01/08/2013. Buscando esclarecer as dúvidas de seus gestores, o presente trabalho apresenta recursos que se forem utilizados de maneira correta podem auxiliar os gestores com as finanças da empresa. Cuidar do setor financeiro da empresa exige cuidados e cautela. Serão apresentados também exemplos de formas de investimento, custo de oportunidade, orçamento empresarial e tributos que devem ser pagos.

Finanças empresariais

Buscando atender à necessidade dos gestores da empresa Meta Soluções em Móveis Planejados Ltda. Pode-se dizer que o relatório de fluxo de caixa é o registro de todas as operações financeiras existentes dentro da empresa. Este controle abrange todas as entradas e saídas. Sua administração é fundamental, buscando a rentabilidade e liquidez. Não havendo um controle eficaz dentro da empresa, a avaliação desse relatório torna-se difícil. Lembrando que muitas decisões dos gestores em relação a investimentos e financiamentos se baseiam no relatório obtido. Ou seja, o relatório de fluxo de caixa é uma ferramenta importante para a tomada de decisões.

Outra ferramenta importante para a tomada de algumas decisões é o custo de oportunidade. Sendo definido como o termo indicado para o custo de uma oportunidade renunciada, o custo de oportunidade não aparece na contabilidade da empresa, mas deve ser levado em consideração pelos gestores que desejam ampliar seus investimentos. Exemplo: um gestor da Meta Soluções decide fazer um determinado investimento de R$10.000,00. Sua renda anual é de 7,5%. Se o gestor tivesse escolhido fazer uma aplicação bancária, sua renda seria de 10% anual. Esse, portanto, é o custo de oportunidade.

Nem todas as empresas utilizam o orçamento empresarial. Mas deveriam, pois utilizando o orçamento empresarial, o gestor consegue prever e evitar gastos futuros desnecessários. Deve ser utilizado por empresas que tenham seus objetivos claros. O orçamento empresarial tem como objetivo organizar, com o auxilio do planejamento financeiro, e executar projetos futuros. Observa-se o exemplo a seguir: a empresa Meta Soluções deseja adquirir uma máquina no valor de R$ 25.000,00. Ela deve preparar um orçamento, prevendo quais serão seus gastos e recebimentos. Depois de realizado o orçamento o gestor pode chegar à conclusão da possibilidade de comprar ou não esse equipamento.

O payback descontado demonstra o tempo necessário para o investimento se pagar e começar a dar lucro levando em consideração o efeito de se trazer o fluxo de caixa a valor presente. Chamamos de Payback o tempo exato necessário para a empresa recuperar o investimento inicial de um projeto a partir das entradas de caixa. Temos então o Payback Descontado que seria um cálculo mais preciso por levar em consideração o valor do dinheiro no tempo.

Impostos, contribuições e taxas são tributos cobrados por município, estado ou união e possuem particularidades. Os impostos podem incidir sobre o patrimônio, sobre a renda ou sobre o consumo e serve para financiamento de serviços universais como educação e segurança (IR ou o IRRF), o consumo (IPI, ICMS, PIS, COFINS ou o ISSQN) ou o patrimônio (IPTU ou o IPVA). Contribuição de melhoria é um tipo de tributo vinculado e para ser cobrado deve haver alguma atividade em prol do contribuinte, por exemplo, o asfaltamento de uma rua (o valor do imóvel aumenta e isso se torna um benefício), ou especial que é cobrada quando se destina a um grupo ou atividade (INSS ou PIS). A taxa é um tributo vinculado a uma atividade estatal relacionada ao contribuinte existindo a necessidade de o Poder Público realizar algo em favor do contribuinte para que aí sim se possa exigir dele esta espécie tributária, seja o valor pago por uma prestação de serviço de um ente público municipal, estadual ou federal. Um exemplo seria a taxa de limpeza pública ou a taxa de emissão de um documento. Já a competência tributária é a atribuição dada pela Constituição Federal aos entes políticos do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com