TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças Empresariais

Projeto de pesquisa: Finanças Empresariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ...................................................................................................5

DESENVOLVIMENTO........................................................................................6

CONCLUSÃO.....................................................................................................9

REFERÊNCIAS.................................................................................................10

INTRODUÇÃO

As empresas hoje estão desenvolvendo cada vez mais rápidas com tantos recursos e tecnologias disponíveis a favor. A empresa Meta Soluções para o seu melhor desempenho precisou de informações financeiras e orçamentárias e alguns esclarecimentos sobre algumas coisas importantíssimas dentro de uma empresa como fluxo de caixa, custo de oportunidade, orçamento empresarial, payback descontado, tributos, competência tributária e mercado de capitais serão esclarecidos a seguir.

Desenvolvimento

Relatório com os resultados finais da consultoria empresarial da empresa Meta soluções.

1. Fluxo de caixa

2. Relatório de consultorias

O fluxo de caixa é considerado uma grande ferramenta empresarial, pois permite que as empresas demonstrem todas as suas operações financeiras realizadas, possibilitando melhores análises e decisões quanto a aplicação de todos os recursos financeiros disponíveis informando empresário sobre a situação da movimentação diária dos recursos financeiros, disponibilizando as informações pertinentes aos pagamentos, recebimentos a ao saldo realizado e a se realizarem de forma diária e acumulada

No decorrer do tempo aparece nas empresas oportunidades de negócios onde isso gera um custo sendo assim o custo de oportunidades que é um termo usado na economia para indicar o custo de algo de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo até mesmo social causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.

Exemplo:

Uma fábrica de cadeiras que produzia 10 cadeiras por mês e que o mercado absorvia totalmente esta produção, diante de uma oportunidade de negócio esta fábrica resolveu iniciar uma produção de um novo produto (mesa). Porém ao alocar recursos para tal descobriu que terá que deixar de produzir duas cadeiras para alimentar a demanda de duas mesas, o custo de oportunidade está no valor perdido da venda de duas cadeiras que deixaram de ser fabricadas.

Lembrando que todas as empresas possuem ou devem possuir o orçamento empresarial que pode ser definido como um plano estratégico, cuja finalidade é colocar em prática as decisões a serem tomadas, focando e identificando os pontos de maior importância, sendo esse o principal beneficio da implementação do orçamento empresarial, existem vários como, por exemplo, orçamento global e parcial, orçamento a curto e em longo prazo, orçamento periódicos e contínuos, orçamento flexível ou variável, todos possuem características diferentes, mas visam o mesmo objetivo que é atingir os resultados esperados.

Já o payback descontado é o período de tempo exato necessário para a empresa recuperar o investimento inicial de um projeto, a partir das entradas de caixas.

Se ouvir falar muito em impostos, contribuições e taxas às vezes chegam até ser confuso, mais vamos aqui explicar melhor cada um.

Imposto: o artigo 16 do CTN (código tributário nacional) define imposto da seguinte maneira “é o tributo cujo fator gerador é uma situação que independe de uma contraprestação estatal específica relativa ao contribuinte”. Simplificando essa definição quer dizer que basta preencher a situação legal prevista em lei para surgir à obrigação de pagar imposto, independentemente de qualquer ato ou atitude estatal, onde na teoria os impostos arrecadados pelo estado, município deveriam ser revertidos para o bem comum, para investimento e custeio de bens públicos como saúde, educação ou segurança publica.

Exemplo de imposto: se você possui um veículo obrigatoriamente terá que pagar o IPVA, se for proprietário de um ou mais imóveis urbano terá que pagar o IPTU.

Existe uma série de impostos vale aprofundar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com