TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças Empresariais

Trabalho Escolar: Finanças Empresariais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  1.817 Palavras (8 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

CLEIDIANE RABELO NUNES

TRABALHO INDIVIDUAL INTERDISCIPLINAR

FINANÇAS EMPRESARIAIS

MONTES CLAROS

2013

CLEIDIANE RABELO NUNES

TRABALHO INDIVIDUAL INTERDISCIPLINAR

FINANÇAS EMPRESARIAIS

Trabalho individual de Administração Financeira e Orçamentária, Mercado de Capitais, Direito Tributário, apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral.

Orientadores: Fabio Proença, Karen Manganotti, Vânia Silva e Janaina Vargas.

MONTES CLAROS

2013

INTRODUÇÃO

A problemática a ser discutida neste trabalho é o desconhecimento dos empresários hoje em um mundo tão competitivo, onde cada empresa de uma forma ou de outra trabalha firmemente em se diferenciar para obter êxito em seus negócios e atingir os resultados esperados temos a ferramenta que é mostrar a importância de informações financeiras e orçamentárias, o quanto é eficaz para quem quer ter respostas rápidas quanto ao mercado empresarial.Devido à necessidade de informações financeiras e orçamentárias citadas pela empresa Meta Soluções, para evitar esse tipo de situação será colocado em um contexto informações onde toda e qualquer empresa que se preze obtenha noções rápidas e eficazes para que se sobressaiam perante o mercado financeiro. Será desenvolvido um fluxo de caixa como demonstrativo, depois sanadas algumas duvidas sobre finanças empresariais como, por exemplo: Qual a importância do fluxo de caixa, o que é custo de oportunidade e dar exemplos, se toda empresa deve possuir orçamentos empresariais, o que é orçamento empresarial e dar exemplos, o que vem a ser Payback desconectado, qual a diferença entre impostos, contribuição e taxas, conceituar competência tributaria, e mercado de capitais e dentro do mesmo contexto será citado os principais controles financeiros utilizados pelos empresários da região.

DESENVOLVIMENTO

No mundo empresarial ainda existem algumas duvidas que deveram ser esclarecidas neste contexto. Devido á necessidades dos diretores da Empresa Meta e Soluções serão esclarecidas informações financeiras e orçamentárias úteis dentro do mercado empresarial. Toda e qualquer empresa deve começar sabendo como funciona um fluxo de caixa e sua importância para exemplificar o fluxo de caixa da empresa Industrial Meta Soluções em moveis Planejados Ltda.

A função desta ferramenta (Fluxo de Caixa) é a de informar o empresário sobre a situação da movimentação diária dos recursos financeiros, disponibilizando as informações pertinentes aos pagamentos, recebimentos e ao saldo, realizados e a se realizarem, de forma diária e acumulada. Através do Fluxo de Caixa, o empresário pode manter suas contas em equilíbrio, postergando ou adiantando receitas ou débitos ao longo de um período. Segundo Campos Filho (1.999) os administradores, contadores, os gestores precisam ter informações confiáveis, de fácil entendimento, que estejam disponíveis em tempo hábil. O Custo de Oportunidade é representado pelo valor de das oportunidadessacrificadas (não escolhidas). Diferente dos custos contábeis que sãoescriturados na contabilidade de uma empresa, o custo de oportunidadeé um custo implícito, que não aparece na contabilidade de uma empresa,porém é bastante utilizado pelos economistas para determinar aviabilidade de projetos empresariais. Custo Alternativo é outrosinônimo para o Custo de Oportunidade, por indicar o custo resultante

da não-utilização da melhor alternativa de emprego de um recursoprodutivo, ou numa linguagem mais coloquial o custo da alternativadeixada de lado.

Exemplos de Custo de Oportunidade: Custo de Oportunidade do Capital, Custo de Oportunidade do Imóvel, Custo de Oportunidade da Mão-de-obra. Uma vez considerados os Custos de Oportunidade, percebe-se quemuitos negócios aparentemente lucrativos de acordo com os registroscontábeis não são a melhor opção de emprego do recurso produtivo. Toda empresa deveria possuir orçamentos empresariais, pois o que se chama de orçamento empresarial é um sistema que engloba uma série de sub-orçamentos (Femenick, 2000, p. 116), que formam uma verdadeira rede de projeção e controle da empresa. Esses subsistemas podem ser podem ser por setores ou função, como no exemplo a seguir:

Orçamento de vendas, de produção e serviço (que, por sua vez, pode ser subdividido em orçamentos de matéria-prima, de mão-de-obra direta e de despesas indiretas de fabricação), dos custos dos produtos vendidos (comerciais e industriais),de custos indiretos, despesas com vendas,despesas administrativas investimentos, orçamento de caixa,orçamento do resultado,orçamento de origem e aplicação dos recursos orçamento/Balanço projetado. Todos esses sub-orçamentos são consubstanciados em dois outros, que se destacam como uma das principais ferramentas da administração geral da empresa: o Orçamento Econômico e o Orçamento Financeiro. Enquanto o primeiro obedece a um dos Princípios Fundamentais de Contabilidade, o princípio da competência – que reconhecem as receitas, custos e despesas nas datas em que ocorram os atos e fatos econômicos (compra, vendas etc.), independente da sua realização monetária – o segundo somente reconhece as receitas, custos e despesas nas datas em que estejam previstas as entradas ou saídas efetivas dos recursos.Investimento implica em saída imediata de dinheiro; em contrapartida, espera-se receber fluxos de caixa que compensem essa saída ao longo do tempo. O payback consiste no cálculo desse tempo (em número de períodos, sejam meses ou anos) necessário à recuperação do investimento realizado.Paybacktrata-se de uma das técnicas de análise de investimento alternativas ao método do Valor presente líquido (VPL). Sua principal vantagem em relação ao VPL é o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com