TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças Empresariais

Tese: Finanças Empresariais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Tese  •  1.726 Palavras (7 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 7

Finanças Empresariais

Corporate Finance

Andrea Maria F. montanha

Ead00832951

Fábio Proença1

Janaina Vargas2

Vânia silva3

Karen Manganotti4

1. Especialista em controladoria empresarial e Contabilidade.

2. Graduada em história e Direito UEL, Pós-graduada em Direito do Estado UEL, Mestre em história Política UEM, Mestranda em Direito Negociável UEL, Professora e Advogada.

3. Ciências contábeis, contabilidade, UEL.

4. Bacharel em Administração, Especialização em Controladoria e Finanças, Mestranda em finanças.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mostrar o desenvolvimento de um fluxo de caixa, mostrar como utiliza ló, informações e utilizarão de dados empresariais como mercado de capitais, tributos e suas competências, custo de oportunidade, payback descontado e controles financeiros.

Palavras chaves: Fluxo de caixa, mercado de capitais, tributos, custo de oportunidade, payback descontado e controles financeiros.

Abstract

This work aims to show the development of a cash flow, show how to use sponge, information and utilize enterprise data as capital markets, taxes and competencies, opportunity cost, discounted payback and financial controls.

Keywords: Cash flow, capital markets, taxes, opportunity cost, discounted payback and financial controls.

Fluxo de Caixa De Meta Soluções em Móveis Planejados Ltda.

Meta Soluções em Móveis Planejados Ltda.

Em uma recente pesquisa na cidade de Paragominas (norte do estado do Pará), foi constatado que a empresa independente do seu tamanho, utiliza como instrumento de controle no seu dia a dia apenas o caixa interno, no momento que a empresa precisa de uma informação mais detalhada ou de um controle mais específico tanto para investir ou visualizar resultados de lucros, a mesma terceiriza esse controle para os contadores.

A informação contábil financeira da própria empresa como de seus competidores, é essencial para a avaliação das oportunidades de investimentos em uma economia, tanto para os próprios gestores tomarem decisão sobre um projeto de investimento, como para os próprios gestores alocarem seus recursos de forma mais eficiente entre as diferentes opções disponíveis no mercado. Pode-se destacar ainda o papel de governança da informação contábil, já que a mesma serve como um dos instrumentos de movimento dos gestores da empresa pelos investimentos externos (BLUSHMAN&SMITH, 2003).

Mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o propósito de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização, é constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. Abrange nas negociações com direitos de subscrição de valores mobiliários, certificado de depósitos de ações e demais derivados autorizados á negociação. Os principais títulos negociados são:

• Os representativos do capital de empresas;

• Debêntures conversíveis em ações, bônus de subscrição e “commercial papers”, que permitem a circulação de capital para custear o desenvolvimento econômico;

• As ações ou de empréstimos tomados via mercado, por empresas;

Para entrar nesse mercado de investimentos considera uma das ferramentas mais eficaz e utilizadas por analistas de investimento é o Fluxo de caixa. O seminário promovido pelo IBRI em 2008 comprovou que os analistas buy and sell side (compra e venda de lado) dão ênfase a modelos de avaliação que priorizam o fluxo de caixa descontado e utiliza este método como ferramenta de análise. Mahoney (2007) define o analista sell side como o profissional que atuam em bancos e corretoras de valores, fazendo a prospecção de investimentos e recomendando a compra ou venda de ações, acompanhando de perto o desempenho e o comportamento das empresas e suas ações.

O Fluxo de caixa constitui o movimento de entradas e saídas de caixa, bem como as variações no saldo dessa conta. Podemos dizer que a ferramenta fluxo de caixa é um instrumento utilizado com o objetivo de apurar os somatórios de ingressos e desembolsos financeiros da empresa em determinado momento (zdanowicz, 2004). Se a empresa trouxer o fluxo de caixa a valor presente, descontado pela TMA, demonstrará o tempo que leva para se ter o retorno do investimento, ou seja, o tempo necessário para o investimento se pagar e começar a dar lucro, o Payback descontado, que tem exatamente a mesma definição do Payback nominal, porem o cálculo do é mais preciso por levar em consideração o valor do dinheiro no tempo.

Assim para a industrial Meta Soluções em Móveis Planejados Ltda será de muita importância que se tenha um fluxo de caixa na gestão financeira que possibilitará á empresa uma visão ampla de suas finanças a fim de analisar os fatos ocorridos para a tomada de decisões, bem como proporcionará á entidade a possibilidade de projetar suas finanças para o futuro, dando ao administrador a capacidade de realizar a execução de aplicações ou captações de recursos com a maior vantagem possível. Proporcionará posições de mais elevada liquidez imediata, promovendo segurança financeira para a empresa, que possibilitara apura maior custo de oportunidade.

O custo de oportunidade foi definido como uma expressão “da relação básica entre escassez e escolha”. São custos implícitos, relativos aos insumos que pertencem á empresa e que não envolvem desembolso monetário. Esses custos são estimados a partir do que poderia ser ganho no melhor uso alternativo (por isso são também chamados custos alternativos ou custos implícitos). Os custos econômicos incluem, para além do curso monetário implícito, os custos de oportunidades que ocorrem pelo fato dos recursos poderem ser usados de formas alternativas, ele representa o valor associado a melhor alternativa não escolhida. Ao se tomar determinada escolha, deixa-se de lado as demais possibilidades, pois são excludentes, À alternativa escolhida, associa-se como “custo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com