TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças Empresariais

Trabalho Universitário: Finanças Empresariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  5.484 Palavras (22 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 22

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Eulina gomes neta

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Arapiraca

2013

Eulina gomes neta

GESTÃO INDRUSTRIAL

Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do 5º semestre.

ARAPIRACA

2013

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO 4

2 - DEFINIÇÕES CONCEITUAIS ....................5

2.1 CRITÉRIOS 5

2.2 CUSTEIO POR ABSORÇÃO.................................................................................5

3 - UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO 7

4 - FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA . 7

4.1 COM BASE NOS CUSTOS...................................................................................8

4.2 COM BASE NO MERCADO..................................................................................9

5 -ANÁLISE CUSTO/VOLUME/LUCRO 10

5.1 MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO......................................................................... 12

5.2 PONTO DE EQUILÍBRIO 13

6. A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA INTEGRADO PARA A GESTÃO INDUSTRIAL............................................................................................................14

7. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS......................................................................15

8 - CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................16

9 - REFERÊNCIAS.....................................................................................................18

1- INTRODUÇÃO

As organizações industriais,dentro de suas atribuições administrativas, precisam obter e coordenar informações sobre estimativas de vendas, capacidade financeira, estoques, prazos de entrega e custos de fabricação. Estas informações são subsídios fundamentais para a elaboração de um planejamento da produção que possa explorar as potencialidades disponíveis no mercado.

A Contabilidade de Custos desenvolveu-se a partir da Revolução Industrial, com o surgimento das máquinas e da produção em grande escala. Nos dias atuais com a competição tornando-se globalizada, as empresas estão correndo em busca de inovações tecnológicas que garantam a elevação do nível da qualidade dos produtos.

A Contabilidade de Custos centra sua atenção no estudo da composição e no cálculo dos custos, também observa o resultado dos centros ou dos agentes do processo produtivos.

O sistema de custos é apontado como uma ferramenta capaz de oferecer informações relativas à estrutura de custos, principalmente, em organizações industriais. Estes segmentos são marcados pela complexidade na gestão destes.

Quando se refere às informações sobre custos, Atkinson (2008, p. 125) comenta que: “Os cálculos de custo do produto influenciam a maioria das decisões dos preços e do mix dos produtos”. Esta afirmação denota que este tipo de informação, tem grande utilidade para a gestão dos custos da maioria das organizações.

A quantidade e qualidade destas informações de custos poderão influenciar as decisões tomadas, permitindo melhor entendimento do consumo de recursos de cada departamento. (SCARPARO, 2006).

Quando se refereà informação, Beuren (1998) comenta que estes gestores, de posse da informação com qualidade e na quantidade necessária, estarão habilitados para conduzir as organizações na consecução de suas metas.

Beuren (1998) comenta ainda que as características da informação consistem no direcionamento desta ao perfil do tomador de decisões, portanto, facilmente ela será entendida por ele. Sua importância dar-se-á à medida que possua qualidade e influencie o processo decisório. A quantidade de informação oferecida deve ser a ideal para cada tipo de tomador de decisões. Cardinaels (2008) comenta que a forma de apresentação destas informações também pode afetar as decisões tomadas. Através de sua pesquisa, o autor identificou diferenças de tomada de decisão quando as informações de custos eram apresentadas em forma de gráficos ou tabelas, de acordo com entendimento dos usuários.

De acordo com Beuren (1998), um sistema de informações sobre custos deve considerar a quantidade, a qualidade e rapidez com a qual se obtém as informações, levando-se também em consideração o perfil dos gestores das organizações empresariais.

2 - DEFINIÇÕES CONCEITUAIS

2.1 CRITÉRIOS

Antes de tratar, especificamente, sobre o custeio por absorção, é necessário comentar, inicialmente, sobre o método de custeio. Entende-se que o método de custeio é a forma pela qual os custos são apropriados aos seus portadores finais.

Para Koliver (2000), esse é o terceiro grande caracterizador dos sistemas de custeio, referindo-se à separação dos custos fixos e variáveis, ou do reconhecimentonecessário dos seus comportamentos diante de variação no grau de ocupação da entidade.

2.2 CUSTEIO POR ABSORÇÃO

O sistema de custeio por absorção é o sistema que apura o valor dos custos dos bens ou serviços, tomando como base todos os custos da produção, quer sejam fixos ou variáveis, diretos ou indiretos.

Megliorini (2001, p. 3), ensina que custeio por absorção “é o método de custeio que consiste em atribuir aos produtos fabricados todos os custos de produção, quer de forma direta ou indireta (rateios).Assim, todos os custos, sejam eles fixos ou variáveis, são absorvidos pelos produtos.

Para Koliver (2000), o custeio por absorção se caracteriza pela apropriação de todos os custos o ciclo operacional interno aos portadores finais dos custos. Noutras palavras, resulta na apropriação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com