TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças Empresariais

Artigo: Finanças Empresariais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  1.785 Palavras (8 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO:

Neste trabalho interdisciplinar iremos abordar vários aspectos relacionados às Finanças Empresariais da empresa GM INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ELETRÔNICOS S/A. Iremos elaborar orçamentos empresariais: Orçamentos de vendas e Orçamento de produções. Preparando uma DRE, mostrando a importância do fluxo de caixa em uma empresa, mostrando também os conceitos de Mercado de Capitais. E dentre outros assuntos sendo eles todos relacionados às Finanças da Empresa GM INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ELETRÔNICOS S/A.

DESENVOLVIMENTO:

1.0 DRE e Fluxo de Caixa

Para possuirmos bons resultados na empresa precisamos usar algumas habilidades para que vejamos como está e será o crescimento da empresa. Para isso temos que abusar dos Orçamentos de vendas os Orçamentos de produção pra que tudo fique sobre controle e não ocorra um inchaço no estoque da empresa, pois ocorrendo isso teremos uma grande quantidade de dinheiro parado que poderíamos usar de maneira que venha serem investimentos melhores.

O conhecimento de custo está envolvido em todas as áreas da empresa nas estratégias usadas, na teoria da organização, nos sistemas de informações, gestão de tecnologia, marketing, economia, psicologia e sociologia.

Uma boa prática de gestão do conhecimento influenciará direta e indiretamente para um bom desempenho organizacional e financeiro da instituição.

O sistema orçamentário e financeiro possui um papel de suma importância para as empresas, pois é através dele que as organizações apresentam-se no mercado dos negócios com excelência ou ineficiência. Desta forma para atingir o sucesso, superar a concorrência e estarem sempre prontas às inovações tecnológicas se faz necessário o planejamento e o controle das atividades operacionais, ou seja, todos os processos que envolvem operações, interligados num sistema financeiro e orçamentário eficaz e ao mesmo tempo eficiente, capaz de organizar os resultados auferidos, permitindo aplicar correções nos momentos certos, evitando perdas e gerando lucros.

O Fluxo de caixa segundo Gitman (1997) possui três componentes básicos:

• Investimento Inicial: é à saída de caixa relevante no instante zero.

• Entradas de Caixa Operacionais: são as entradas de caixa incrementais após impostos, propiciadas pelo projeto da empresa durante sua vida.

• Fluxo de Caixa Residual: é o fluxo de caixa não operacional após imposto de renda e ocorre no final do projeto da empresa em geral em decorrência da liquidação do projeto.

A Demonstração de Fluxos de Caixa, de acordo com Gilman (1997), fornece um resumo dos fluxos de caixa durante um dado período, geralmente do ano recém-encerrado. Essa demonstração, que às vezes é chamada de “demonstração de fontes e usos”, proporciona uma visão dos fluxos de caixa da empresa relativos às atividades operacionais, de investimento e de financiamento, e concilia-os com as variações em seu caixa e títulos negociáveis, durante o período em questão.

Então vamos começar preparando a DRE (Demonstração do resultado do exercício) e o Fluxo de Caixa.

1.1 Orçamento de Vendas

O Orçamento de vendas é uma etapa de muito importante, pois liga-se com a possibilidade do mercado em utilizar serviços ou produtos, quantidades na produção e demanda que será exigida, visando estimar exatamente as vendas necessárias para o crescimento dos negócios. Então para a criação do orçamento de vendas é preciso saber as tendências do mercado, além das projeções do preço, composto mercadológico, motivação e competência do grupo envolvido no orçamento de vendas. Os principais aspectos para essa criação do que vender, ou produzir necessita de cuidado na sua execução, pesquisas de mercado e consumidor, valor do preço, forma de propagandas e definição da experiência da equipe de vendas.

O orçamento de vendas, os produtos e serviços vendidos pelas organizações em seu segmento, valores unitários e faturamento total, aumentam o ritmo de atendimento qualificado para os consumidores, mantendo produto, preço, qualidade.

1.2 Orçamento de Produção

O orçamento de produção apresenta-se como um subseqüente do orçamento de vendas, pois é através dele que os dados serão extraídos para projetar a produção da empresa, com a capacidade exata exigida pelo mercado. Assim o orçamento de produção constitui-se do planejamento e da capacidade de elaboração, diretamente ligado ao detalhamento exigido, considerando os dados disponíveis em relação à quantidade e qualidades na produção, tanto de empresas de pequeno e médio porte, quanto às empresas de grande porte.

2.0 Finanças Empresariais

O Fluxo de caixa é uma ferramenta que ajudará a controlar as movimentações financeiras dentro da empresa, observando entradas e saídas de recursos financeiros em um determinado período.

O fluxo de caixa facilita a gestão de uma empresa no sentido de saber exatamente qual o valor a pagar com as obrigações assumidas, quais os valores a receber e qual será o saldo disponível naquele momento.

Ao analisar o fluxo de caixa, se o saldo for negativo significa que a empresa tem gastos a mais, neste caso, o gestor terá que rever os gastos para conseguir aumentar a entrada de dinheiro. Por outro lado, um saldo for positivo indica que a empresa está conseguindo pagar as suas obrigações e ter disponibilidade financeira.

O fluxo de caixa é importante para os gestores saberem com precisão qual a situação financeira da empresa e, com base no resultado, decidir os caminhos a seguir.

Outro aspecto importante é Custo de oportunidade que representa o valor do sacrifício pela empresa em termos de remuneração, ao tomar decisão de aplicar seus recursos em determinada alternativa ao invés de aplicar em outra, capaz de proporcionar maior benefício. Podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com