TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fornecedores De Padarias De Rolim De Moura

Monografias: Fornecedores De Padarias De Rolim De Moura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 4

Guincho é o nome dado a um equipamento que é utilizado para elevar cargas, podendo inclusive rebocá-las. Ele é composto de dois elementos básicos, que funcionam através da tração: um sarilho (rolo) e um cabo (de aço ou corda). Apesar de todos trabalharem para basicamente uma mesma funcionalidade, que é levantar e transportar cargas pesadas, existem no mercado diferentes tipos de guinchos, cada um mais adequado para uma situação específica.

Quando utilizados na forma de caminhões-guincho, por exemplo, eles são ideais para rebocar carros e motos avariados, barcos, lanchas etc. Assim, para facilitar a subida desses veículos no caminhão guincho, há um sistema que inclina uma rampa na direção do veículo a ser rebocado. Então, uma ponta do cabo de aço é presa ao veículo a ser rebocado e o sarilho irá funcionar enrolando de volta o cabo de aço, forçando a subida do veículo. Desta forma, quase não é necessário força humana. Basta acionar os dispositivos certos, prender o cabo ao veículo a ser removido e assegurar que o sistema funcionou sem problemas, garantindo o reboque em segurança.

Guinchos Guinchos são equipamentos de tração destinados a movimentação de cargas. ( materiais e pessoas )

O terreno para a base da torre e guincho, deve ser plano, não alagadiço e ter resistência suficiente para absorver os esforços solicitados ou preparado para tal fim. 3.2 Base

A base para instalação da torre, do suporte da roldana livre (louca) e do guincho deve ser uma peça única, de concreto ou metálica, nivelada e rígida.

O meio do carretel deve estar alinhado com a roldana livre (louca) no centro do eixo. Esta deve estar alinhada com o guia dos painéis, que proporcionará maior vida útil às bronzinas e um funcionamento seguro e suave do elevador.

Figura 1 Alinhamento e nivelamento da base

RTP - 02

A base quando de concreto, deverá ter no mínimo 15 (quinze) centímetros acima do nível do terreno, dotada de drenos, a fim de permitir o escoamento da água acumulada no seu interior.

Sobre a base deve-se colocar material para amortecer impactos imprevistos da cabina.

Figura 2 Base de concreto do elevador

3.3 Guinchos Guinchos são equipamentos de tração destinados a movimentação de cargas. ( materiais e pessoas )

Principais tipos de guinchos: l por transmissão de engrenagens por corrente lautomático com comando elétro-mecânico

RTP - 02 Figura 3A Guincho por transmissão de engrenagens por corrente

Figura 3B Guincho automático elétro-mecânico

RTP - 02

Em qualquer posição de parada do elevador, o cabo de tração do guincho deve ter no mínimo 6 ( seis) voltas enroladas no tambor, e sua extremidade fixada por um clips tipo pesado

A capacidade de tração (carga máxima) de um guincho deve constar de uma plaqueta, mantida permanentemente fixada na prancha ou cabina do elevador.

Quando o guincho não for instalado sob laje, mas próximo à edificação, deve-se construir uma cobertura resistente, para a proteção do operador, contra a queda de materiais.

O posto de trabalho do operador do guincho deve ser isolado, sinalizado, dispondo de extintor de incêndio de pó químico, e o acesso de pessoas não autorizadas deve ser proibido.

Não é permitido usar o posto de trabalho do guincheiro como depósito de materiais.

Figura 4 Cobertura e isolamento do posto de trabalho

RTP - 02

Os guinchos devem ter chave de partida com dispositivo de bloqueio, localizada junto ao operador do guincho impossibilitando o acionamento por pessoas não autorizadas.

O tambor do guincho, o suporte da roldana livre (louca) e a torre, devem estar nivelados, alinhados e centralizados. A distância entre a roldana livre e o tambor do guincho do elevador deve estar compreendida entre 2,50m (dois metros e cinqüenta centímetros) a 3,00m (três metros), de eixo a eixo.

Figura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com