TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fornecer gerenciamento de competências e gerenciamento de desempenho

Tese: Fornecer gerenciamento de competências e gerenciamento de desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Tese  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

1 – Conceitue Gestão por Competência e Gestão de Desempenho.

* A Gestão de Competência tem objetivo de auxiliar os gestores das empresas com ferrramentas para realizar gestão e desenvolvimento de pessoas, com clareza, foco e critério. Essa Gestão valoriza os conhecimentos, habilidades e atitudes do indivíduo para o desenvolvimento de um cargo ou função, onde são analisados/avaliados tanto a postura individual, como em grupo, para que os objetivos da empresa sejam atingidos.

* A Gestão de Desempenho consiste no alinhar dos objetivos individuais, com os objetivos da organização. São processos que expressam uma idéia comum para atingir a evolução de competências necessárias para que os objetivos sejam realizados no prazo estabelecido. O seu papel é apoiar a realização da estratégia, através da especificação detalhada da visão, missão, metas e objetivos aos diversos níveis hierárquicos. A Gestão de Desempenho pode ter foco maior no desenvolvimento individual dos colaboradores ou foco claro na definição da remuneração fixa ou variável. É mais do que um meio de comparar os resultados alcançados com os esperados, é um processo que visa identificar o alinhamento do colaborador com a organização, e funciona como um mecanismo de controle permitindo corrigir os desvios para assegurar que a execução do trabalho corresponda à esperada pela organização. Suas principais características são foco na melhoria continua a avaliação do individuo e a gestão do desenvolvimento pessoal. A Gestão de Desempenho não objetiva detectar e punir falhas, mas contribuir para aprendizagem e na identificação do que funciona e o que necessita ser melhorado, subistituindo-se e reparando-se o que não funciona.

2 – Faça um paralelo entre os temas, suas diferenças e pontos comuns.

Ambas as tecnologias/avanços sugerem à necessidade de associar a performance ou as competências da organização com a de seus colaboradores. Parecem estar baseadas no pressuposto de que a Competência ou Desempenho do individuo exercem influência, e é influenciada pela organização como um todo. A necessidade de unir as “Competências ou Desempenhos” humano com as da organização, faz com que ambos os conceitos estão inseridos no sistema de gestão estratégicas de recursos humanos, que tem a função de atrair, desenvolver e manter o pessoal necessário à realização dos objetivos organizacionais, ou seja, ambas propõe a orientar a integração dos diversos sistemas de recursos humanos, recrutamento-seleção, treinamento e desenvolvimento, gestão de carreira e remuneração, etc. Em torno dos objetivos organizacionais, o melhor termo seria usar Gestão de Desempenho baseado na Gestão de Competência, pois uma completa a outra, elas se integram.

3 – Levante do texto informações que nos auxiliam num planejamento de Gestão de Pessoas.

• Recrutamento e seleção;

• Diagnósticos da competência;

• Mapeamento de competências e habilidades;

• Entrevistas individuais ou em grupo;

• Seminários de verificação de desempenho;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com