TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Força e dificuldade

Seminário: Força e dificuldade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Seminário  •  1.870 Palavras (8 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 8

O Poder e as dificuldades de dizer não

A dificuldade de dizer não atinge cerca de 80% das pessoas que se submetem ao teste de auto diagnóstico do uso do tempo. Essa observação partiu dos trabalhos de treinamento realizados em consultorias de diversas empresas. É uma dificuldade que parece estar entranhada em nossa cultura. Dizer não, causa constrangimento às pessoas porque imaginam que estão sendo mal educadas ou que não desejam cooperar. Daí a preferência pelo "talvez", "quem sabe" e o "vou ver" que geram expectativas que dificilmente serão satisfeitas. Contudo, a dificuldade de dizer não, pode ter origens ainda mais complexas de ordem emocional ou educacional. É preciso aprender a dizer não com assertividade, ou seja, no momento certo, a pessoa certa e da forma correta.

Quem não sabe dizer não, vive de acordo com as prioridades dos outros quer na vida profissional como na vida pessoal perdendo, desta forma, tempo, oportunidades e qualidade de vida. Exemplos reais ocorrem diariamente em empresas informais ou em cidades pequenas. Abaixo, segue uma amostra de como ás vezes, não dizer é prejudicial aos negócios.

Exemplo 1: O proprietário de uma loja de autopeças, que estava indo muito bem nas vendas e que já havia até comprado um terreno para abrir uma filial disse: "Eu estou com muito receio porque não tenho controle algum sobre o meu negócio. Preciso saber quanto posso investir". Qualquer pessoa o aconselharia a contratar uma consultoria financeira. Mas ele teve o discernimento de optar por um trabalho personalizado de administração do seu tempo. Em uma pesquisa realizada com o proprietário dessa empresa, entre as várias perguntas que feitas e as diversas observações e levantamentos de dados, um item chamou bastante atenção. Observando-se um fichário, percebeu-se que havia muitas fichas preenchidas somente com o valor, data e um "apelido". Questionado a respeito das fichas o proprietário respondeu que "eram fichas das pessoas que deviam". Ele, além de não colocar o nome completo e endereço, não sabia quanto tinha a receber.

Sem falar que tinha créditos a recuperar referentes há 3 anos. Neste momento da pesquisa o proprietário disse: "Eu tenho dificuldade de dizer não? Eu não peço nem um cheque pré-datado e cobrar, nem pensar." Essa empresa, conforme a pesquisa mostrou desorganização e amadorismo. Desta forma, a pesquisa apontou que a empresa não iria superar esta limitação de forma rápida, então se concluiu que o administrador teria que ser substituído ou teria que começar a negar “favores informais” aos clientes. Para desta forma sua empresa iniciasse o caminho da ascensão empresarial.

Exemplo 2: Um casal que não planejava seus finais de semana e faziam tudo o que os familiares e amigos queriam. Ficavam tão insatisfeitos que não recuperavam suas energias nos finais de semana e perdiam a oportunidade de se curtirem. Estavam se sentindo injustiçados, mas na verdade só concebiam como produtivos os dias chamados "úteis" e, por esta razão, deixavam que os outros determinassem o que eles tinham que fazer. Na segunda-feira estavam ainda mais estressados.

Nas organizações, os profissionais que têm dificuldade de dizer não, dificilmente são promovidos porque ficam assoberbados de trabalho e raramente concluem uma tarefa. As prioridades para um profissional são as atividades mais importantes e mais urgentes para a organização e não largar o seu trabalho para ajudar os outros.

Há aqueles que conseguem dizer não quando se trata de assunto corriqueiro, mas quando têm que tomar uma decisão que afete pessoas como: cônjuges, pais, filhos, colaboradores, entre outros, sentem muito medo de não serem aprovados. As pessoas afetadas pela decisão podem ficar magoadas ou ressentidas naquele momento, mas muitos deles tendem a compreender mais tarde. Por outro lado, uma decisão que afete pessoas provocará fatalmente insatisfações em alguns e satisfações em outros. Na verdade, conclui-se que jamais se pode agradar e satisfazer a todos.

Diante disso, percebeu-se que, quantas vezes na vida as pessoas relutam diante da necessidade de dizer um “não” para alguém? Com os filhos, pais, amigos e, principalmente, com o chefe ou um subordinado no local de trabalho? Geralmente, é sempre mais fácil e agradável dizer ou ouvir um “sim”, pois implica aceitação ou possibilidade da pessoa ser querido, prestigiado e, por que não, admirado. Por sua vez, o não representa a rejeição, o mal- estar e a negação diante de inúmeras situações.

Essa questão é tão presente na cultura brasileira que muitas pessoas dizem sim mesmo em momentos em que deveriam ou queriam dizer não. Imagine uma situação comum: você é convidado para um evento e, mesmo tendo a certeza absoluta de que não vai, acaba dizendo um sim, que mais tarde será substituído por uma desculpa qualquer, para evitar o mal-estar de dizer não. O não, muitas vezes, pressupõe uma rejeição com a qual é difícil conviver.

Nas últimas décadas, as famílias abandonaram antigos padrões de comportamento que eram marcados por características mais autoritárias. Assim, a nova geração de gestores trouxe novas práticas para as organizações. Além disso, o próprio dinamismo do mercado mudou, valorizando o capital intelectual e exigindo que os profissionais atuem conjuntamente em busca de soluções diferenciadas e inovadoras.

Mas são as pessoas que não estão prontas para falar não ou elas preferem não ouvi-lo? Por um lado, mesmo com as mudanças de comportamento das novas gerações, isso não quer dizer que todas as pessoas estejam preparadas para as negativas, apesar de muitos profissionais buscarem cursos que os ensinem a serem bons gestores, incluindo habilidades para negociar e dar retorno.

Por outro lado, é preciso coragem e saber dizer não, especialmente em ambientes profissionais, nos quais as relações são muito complexas. Dizer sim é mais seguro, confortável e valorizado do que contra-argumentar, questionar, divergir e avaliar outras possibilidades. É possível dizer não com habilidade, educação e firmeza aos colegas, aos subordinados e, inclusive, ao chefe.

Para dizer não é preciso, sobretudo, que se apresente uma argumentação consistente de tal forma que se mantenha o respeito e a confiança conquistados na organização. Até mesmo porque dizer sim a todas as solicitações também pode acarretar problemas.

Mas, ao negar um pedido, é preciso avaliar as prioridades da empresa, considerando aquelas de maior relevância em relação às demais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com